Como o laser pode tornar seu HD mil vezes mais rápido

Por , em 12.02.2012

A razão pela qual as pessoas estão tão felizes com discos rígidos sólidos é porque eles são super rápidos. Mas se você pensa que o seu é rápido, espere até ver os novos HDs com laser que chegarão no mercado.

Uma equipe de cientistas demonstrou uma nova forma fantástica de armazenar arquivos em sistemas magnéticos, que usa lasers e pode armazenar informações até mil vezes mais rápido do que um HD comum. Nós estamos falando de gigabytes – talvez até terabytes – por segundo. Mas como?

O que os pesquisadores descobriram é que o aquecimento pode ser usado para escrever informações, e os lasers podem fazer a temperatura subir de maneira extremamente eficiente.

Alexey Kimel, um dos pesquisadores, comenta que “por séculos pensamos que o calor apenas destruía o magnetismo. Agora nós conseguimos demonstrar com sucesso que, de fato, isso é um estímulo para guardar informações em um meio magnético”.

Usando pulsos de laser de 60 femtossegundos – 60 quadrilhões de um segundo – é possível rapidamente aquecer uma pequena porção de material magnético dos discos rígidos. Esse aquecimento consegue mudar o estado da magnetização, armazenando todos os dados. Somando todas as etapas, qualquer armazenamento leva menos de cinco picossegundos – cinco trilhões de um segundo. Essa técnica permite que você armazene dados com tamanhos de gigabytes em um segundo.

Tem que haver algo ruim, certo? Sempre há. Enquanto o conceito para armazenar dados já é sólido, a equipe ainda não conseguiu descobrir um modo de lê-los novamente, de maneira rápida. Não seria muito prático armazenar muito rápido e levar milhares de vezes mais tempo para ler os arquivos depois. Nada que a ciência não consiga resolver… [GizModo]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

15 comentários

  • Giovanni Cândido da Silva:

    Uau, uau, uau. Tomara que achem uma forma de ler isso muito rápido. E ainda é magnético, provavelmente é um armazenamento mais barato que o SSD. Se é tão rápido assim pode ser que inverta a história, vai ser o hd esperando o processador. kkkk

  • junior:

    Podemos usar um laser para fazer um cachorro quente em um segundo?

  • eduardo:

    Será que essa tecnologia serveria para transmitir dados mais rápidos na banda larga da internet?… ou só funciona para armazenamento de informações?

    • Eduardo:

      Por que você não lê a matéria direito?

    • eduardo:

      Pronto, já li…

      Mas será que essa tecnologia serveria para transmitir dados mais rápidos na banda larga da internet?… ou só funciona para armazenamento de informações?

      Chará, não me leve a mal, mas acho que quem não leu a matéria foi vc…
      Posso ser totalmente leigo nesse assunto, mas o artigo não esclarece se essa tecnologia é restrito apenas para armazenamento de dados… ao meu entender (eu posso estar enganado é claro) talvez tal achado possa sim servir para transferência ultra rápida de dados… por favor, corrijam-me se eu estiver errado…

    • Neto:

      Sim você está! A velocidade de transferencia de dados de uma rede esta relacionada a quantidade de bytes que circulam nos cabos ou nos outros meios de transmissão. A leitura direta do HD não influencia em nada nisso já que os sevidores mantem praticamente todo conteudo na memória ram… Pesquize mais como fucniona a internet e entederá o que estou falando. Abraço!

    • Giovanni Cândido da Silva:

      Na verdade a velocidade de armazenamento influencia bastante no desempenho de qualquer computador, então indiretamente fará com que as conexões com internet sejam mais rápidas, mas o comentário do amigo Neto tem fundamento pois os dados acessados mais frequentemente são mantidos em memória RAM que milhoes de vezes mais rápida porem muito mais cara e volátil (não mantem os dados sem energia). Por mais que servidores de páginas de internet e os computadores clientes mantenham os dados em Memória, não ha memória RAM suficiente para manter tudo então o computador faz algo chamado de Swap, ele troca os dados que não estão em uso na memória RAM, com um HD tão rápido assim pode ser que seja possível dispensar a memória RAM e assim tornar os computadores ordens de grandeza mais rápidos. No entanto ainda há a velocidade do meio fisico de transporte limitando a velocidade de conexão. Mas isso são benefícios indiretos pois a tecnica utilizada só influencia no armazenamento e não na transmissão de dados, a transmissão de dados mais rápida atualmente é a fibra ótica com velocidade teórica ilimitada e velocidade real imitada pela capacidade de transmissão codificação e decodificação dos sinais entre emissor e receptor.
      Puta merda falei demais. kkkkk

  • Igor:

    Agora as portas thuntherbolt da apple terão utilidade, pois a velocidade dos hds era muito inferior a taxa de transferência do thunderbolt, e agora poderemos usar toda sua capacidade.

  • Campos:

    A tecnologia avança cada vez mais rápido. Isto nos faz sentir a vontade de morrer, para não nos tornarmos absoletos ou ultrapassados. A curva deste progresso esta se tornando vertical. Causando um mal na população. Atualmente não podemos parar de ler artigos científicos.

  • Theo:

    “60 quadrilhões de um segundo” 60 quadrilesimos de segundo
    “cinco trilhões de um segundo” cinco trilesimos de segundo
    Por favor pare de usar a tradução automática…ela nao presta, nao importa o software…

  • Marco:

    é amigos, a tecnologia avança de forma acelerada
    no passado os cientistas acreditaram que seria impossivel desenvolver um telefone sem fio, de ter comandos por toque na tela, e etc.. hj eles fazem presença em quase todos os lares, e o que pode ser impossivel hj, amanhã pode ser a nova realidade.
    Eu por exemplo espero que seja logo inventado o teletransporte ! ! !

    • Elton:

      Aí tu viajou legal!
      Isso nunca passará de ficção cientifica, pois somente partículas subatômicas conseguem fazer tal feito, e ainda nem é realmente um teletransporte, pois é gerada uma cópia de outra partícula. Mas que no futuro próximo servirá muito para computadores quânticos, como se quisessem passar informações muito rápidas como por exemplo de uma sonda em netuno ou quem sabe de uma outra em outro sistema solar.

    • Giovanni Cândido da Silva:

      Elton – Questão de fé. Impossível? Não, isso é fisicamente possível e comprovado: E se todos os atomos de seu corpo fossem copiados identicamente de um lugar ao outro exatamente, até mesmo a posição relativa no espaço? Seria a mesma pessoa? Com os mesmos pensamentos? São questões profundas. Tecnicamente estamos tão proximo disso quando a ameba esta de nos mas existe a ameba e existe nós. Entendeu o que quiz dizer?

  • Hígor:

    Já já eles arranjam um jeito de ler esses arquivos de forma realmente eficiente ^^

    • marcio:

      Logo logo aparece um disco híbrido.De início ja seria legal. Grava a laser e lê de forma convencional

Deixe seu comentário!