Invisibilidade: novo dispositivo faz objetos desaparecerem

Por , em 29.09.2014

Quem nunca quis desaparecer por alguns minutos não sabe o que é viver sob pressão. Brincadeiras a parte, esse parece ser um truque que todo ser humano gostaria de praticar, seja para descansar um pouco, para brincar com alguém ou até para esconder a bagunça em um lugar que não seja embaixo do tapete. A invisibilidade é, talvez, o mais onipresente dos sonhos da ficção científica: filmes de espionagem, videogames e desenhos animados sempre nos atormentaram com este truque. Pesquisadores da Universidade de Rochester, nos EUA, ainda não desvendaram o segredo da capa de invisibilidade, mas fizeram uma ilusão de ótica muito legal.

maquina invisibilidade

Invisibilidade

Com apenas um punhado de lentes e alguns cálculos complexos, a equipe criou uma configuração ótica que dobra as ondas de luz em torno de um objeto pequeno. Quando você olha através do sistema, o objeto desaparece, mesmo se você mover a cabeça ao redor. É o primeiro sistema 3D em que o fundo se move da maneira que deveria, mas o objeto escondido permanece invisível.

É claro que há um pequeno problema: a ilusão somente funciona em um anel ao redor da borda externa da lente pela qual você olha através. De 02:00 até 02:07 no vídeo acima, você vê como o objeto “escondido” se torna visível à medida que passa através do centro da lente. Mas, mesmo assim, muito legal, não? Isso significa que ainda não conseguimos aquela capa de invisibilidade (como uma das relíquias da morte do filme Harry Potter) que tanto sonhamos, mas isso não faz esta ilusão de ótica menos legal (não se esqueça de ligar as legendas em português no canto direito baixo do vídeo). [Gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 3,50 de 5)

Deixe seu comentário!