Como os óvulos atraem o esperma?

Por , em 22.03.2011

Quando um óvulo humano está pronto para ser fertilizado, ele libera químicos que atraem o esperma que pode estar pelos “arredores”. Agora que cientistas descobriram como essa mecânica acontece, é possível criar anticoncepcionais que não sejam hormonais.

Biólogos sempre souberam que o óvulo liberava químicos para encorajar o esperma, mas a natureza molecular dessa interação não era conhecida.

Pesquisas da Universidade da Califórnia, em São Francisco, EUA, estudaram o movimento dos espermatozóides e descobriram que, quando entram em contato com a progesterona, eles parecem desenvolver mais energia e se movem mais rápido.

A progesterona também se liga a um canal de íons dentro dos espermatozóides e isso faz com que um fluxo de íons os impulsione.

Essa descoberta pode ser o início dos anticoncepcionais não-hormonais – os anticoncepcionais hormonais atuais causam risco de câncer e doenças cardiovasculares. [NewScientist]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

8 comentários

  • Mayra:

    To na 5 serie ja sei sobrre isso
    Só uma correção: não é o esperma que é atraído pelo óvulo e sim os espermatozóides.

  • Mario:

    mais uma que explica o Heterossexualismo, e o que explica o h…?

  • alx:

    Sempre achei que o fluxo sanguineo e outros componentes tipo o q ocorre na ejaculação masculina que levaria os espermatozoides ate os ovarios.. Cuidado com o yakult,voce pode estar tomando esperma e não sabe,rss. Brincadeira hein galera kkkkkkkkkkkkk

  • Paulo:

    É incrível o que ocorre no processo da fecundação de um óvulo!!! É o instinto da sobrevivência e perpetuação das espécies!

  • luciana:

    Progesterona é um hormônio.

  • JOABE DE JESUS:

    Meu caro a colocação da palavra esperma não altera o conteúdo. São palavras chaves entre si.

  • Edemilson Lima:

    Só uma correção: não é o esperma que é atraído pelo óvulo e sim os espermatozóides. Esperma é conjunto de fluídos de várias glândulas, somado aos espermatozóides dos testículos.

  • Marcos Soares:

    Eu já desconfiava sob isso.

Deixe seu comentário!