Como posso malhar sem me entediar?

Por , em 20.11.2013

Não é incomum que pessoas fiquem extremamente entediadas durante a prática de atividades físicas. Quem nunca foi para a academia já contando os minutos para chegar em casa?

Algumas pessoas têm mais dificuldade em focar em tarefas físicas sem algum tipo de estimulação mental para torná-las mais atraentes. Felizmente, existem muitas maneiras de tornar o exercício interessante, bem como saudável. Confira:

Saia da rotina

Quando você faz a mesma coisa dia após dia, não importa o quão gratificante ela seja, você vai ficar entediado. Aplicativos como Runtastic podem ajudá-lo a incrementar sua rotina de corrida emergindo-o em uma história, por exemplo, bem como encorajando-o a seguir por rotas diferentes. E, claro, você não precisa de um aplicativo para mudar a sua rota.

Se você prefere ir para a academia, há outra maneira muito simples de tornar as coisas mais interessantes: treine em outro lugar. Apenas ir para uma parte diferente de seu local de treinamento, sair com um grupo diferente de pessoas, ou mudar completamente de academia pode ser tudo que você precisa para quebrar a monotonia.

Você também pode fazer com que seus amigos sejam mais envolvidos e transformem o exercício em diversão. Por exemplo, planeje viagens para esquiar, andar de caiaque, escalar ou qualquer outra grande excursão ao ar livre. Nas semanas que antecedem a sua viagem, você não só tem uma motivação extra para se exercitar, como um objetivo divertido e tangível para alcançar (por exemplo, malhar perna para uma caminhada, ou braço para um passeio de caiaque).

Transforme seu treino em um jogo

Se você tiver boa imaginação, aplicativos como o Teemo podem levá-lo em uma aventura virtual enquanto você se exercita. O aplicativo para iOS te desafia a escalar o Monte Everest ou caminhar pelo deserto. Ele oferece exercícios específicos que podem ser feitos em qualquer lugar.

Outra opção se você gosta de mundos virtuais é o Ingress. Cerca de um ano atrás, o Google lançou um jogo de realidade aumentada que exige que os jogadores corram por toda a sua cidade encontrando marcos históricos e interagindo com “portais virtuais”, o que pode adicionar um elemento de diversão para o seu exercício.

Se você é um corredor, Zombies , Run! é o aplicativo que você está procurando. Toda vez que se exercitar, você viverá um novo episódio de uma trama sobre a Terra após o apocalipse zumbi. Durante a corrida, você pode ouvir sua própria música, mas áudios vão lhe interromper para informá-lo de que você está sendo perseguido por zumbis. Nesse ponto, você tem que correr para sobreviver. Não é um jogo difícil, mas o encoraja a desafiar-se periodicamente.

Se você não pode ou não quer usar aplicativos para se exercitar, pode criar seus próprios jogos e fazer atividades em diferentes pontos da cidade. Você pode inclusive procurar grupos que fazem atividades juntos, realizando caças ao tesouro ou sua própria versão real de “fuja do apocalipse zumbi”.

Compita com os amigos para se divertir ou lucrar

Se você prefere algo um pouco mais “real” do que usar sua imaginação, pode transformar o seu treino em uma competição com aplicativos como Fitocracy. Este serviço lhe conecta com outras pessoas que também estão tentando se exercitar. Você pode fazer amigos, competir em desafios, e comparar suas estatísticas com os outros.

Se você precisar de mais estímulo, pode colocar dinheiro na jogada. Alguns apps permitem que você aposte com outros ou consigo mesmo. Se você deixar de fazer seus exercícios, tem que pagar – e premiar os amigos que fizeram. Pode ser uma boa maneira de se manter incentivado.

Claro, quem fará do seu treino divertido será você. Algumas pessoas só precisam de música ou do ambiente certo, enquanto outras preferem ler durante atividades físicas. Basta encontrar aquilo que lhe anima e investir em mudanças de vez em quando. [LifeHacker]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • Márcio Martins:

    Eu creio que um dos fatores principais para o tédio muitas vezes é a falta de tempo. Com o dia-a-dia muito corrido, pessoas tem que malhar na madrugada (se preocupando com o tempo, pois precisa trabalhar) ou de noite já cansado (dividindo aparelho com o pessoal). Enfim, vc ter que ir malhar preocupado com os compromissos posteriores ou cansado realmente é desestimulante. Bom seria se não precisássemos nos preocupar com o tempo nem compromisso, podendo escolher o horário de melhor disposição para se exercitar. 🙂

Deixe seu comentário!