Como rastrear um dispositivo roubado?

É bem provável que você já tenha tido pelo menos um aparelho roubado – todo ano, os ladrões fazem muito dinheiro com laptops e dispositivos móveis furtados.

A maioria desses dispositivos não são recuperados, mas se ligue nessa dica: alguns softwares de rastreamento podem ajudar.

Serviços como Prey fornecem software livre para até três laptops ou dispositivos Android. Proprietários de iPhone, BlackBerry ou iPad podem usar o GadgetTrak (que custa 4 dólares, cerca de 7,20 reais).

A maioria desses serviços pode enviar um comando de seus servidores para o dispositivo para desativá-lo se ele for roubado, ou ainda fazer algo mais dramático.

Quando o ladrão se conecta a internet, o programa pode apagar ou encriptar os dados pessoais, soar um alarme, ou mesmo tirar uma foto do ladrão usando a câmera do dispositivo.

O software também registra os endereços IP em que o dispositivo foi conectado desde o roubo e tenta determinar sua localização com base em conexões Wi-Fi, 3G ou GPS.

Esses dados de localização são úteis, mas a maioria dos serviços de rastreamento não vai te ajudar ou trabalhar com as autoridades para tentar recuperar o dispositivo.

Para obter ajuda com o processo de recuperação, use um serviço como o LoJack para laptops (com custo de 40 dólares, cerca de 72 reais) ou Undercover para iPhones e iPads (5 dólares, cerca de 9 reais).

Uma vez que o proprietário alertou as autoridades sobre o roubo, os agentes desses serviços fornecem a provável localização do computador e a identidade provável do ladrão.

Alguns fabricantes de laptops, incluindo Dell, oferecem serviços de recuperação com assistência pessoal também.[POPSCI]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)
Curta no Facebook:

13 respostas para “Como rastrear um dispositivo roubado?”

  1. Um caso recente de um filho que manda, de Portugal, um notebook para o pai no Brasil. O pai recebeu só a caixa, porém o aparelho estava com o rastreador e o filho informou à polícia que localizou o objeto na casa de um funcionário dos correios. O funcionário esta afastado, respondendo Processo administrativo e posteriormente na esfera Penal.Caso verídico em SC, saiu nos jornais da minha região, recentemente.

  2. Pra um notebook comum não compensa.

    Só se o ladrão for muito burro pois se for esperto sua primeira atitude após o furto seria formatar a maquina, tem que ser muito idiota pra roubar um notebook e ainda conectar a maquinha na internet.

    • No caso da DELL, mesmo o ladrão trocando o HD do note, o sistema continua a funcionar! O programa esta na placa mãe, e assim que o sujeito usar o note mesmo com o note formatado ou com outro hd, o sistema vai rastrea-lo… é incrível!

Deixe uma resposta