12 super-máquinas da complicada agricultura moderna

Por , em 17.01.2016

Se você também é da turma da cidade grande que imagina que uma fazenda é um lugar onde as pessoas celebram a simplicidade e o contato direto com a terra, está muito desatualizado. Hoje em dia, a agricultura moderna e as fazendas são um grande negócio e são high-tech. Isso inclui máquinas mais especializadas que a maioria de nós imagina, como mostra o Gizmodo:

Colheita de azeitona

Aqui nós temos uma colhedora de rede, que faz parte do lado de mais baixa tecnologia do espectro de máquinas para colheita de azeitona. Seu design é bastante simples: ela agarra a árvore, abre uma rede em torno da base e sacode toda a planta, fazendo com que as azeitonas caiam na rede.

Como agricultura quase destruiu a civilização humana

No caso das azeitonas pretas, quando não há pressa para colhê-las ainda no pé, é possível deixá-las cair no chão e juntá-las com esta recolhedora.

Por fim, há o BB-8 da colheita da azeitona. É uma máquina gigante que engole toda a árvore. Quando a árvore está dentro dela, utiliza-se o mesmo princípio que a colhedora de rede, balançando-a para fazer com que as azeitonas caiam. Os frutos, então, caem em um outro carrinho paralelo.

Colheitadeira de cenouras

Se você achou essas máquinas de azeitonas muito impressionantes, espere até conhecer esta colheitadeira de cenouras. Como as plantas não precisam sobreviver à colheita, a máquina gigante basicamente arranca tudo da terra para chegar aos legumes. É possível ver as cenouras penduradas na máquina antes de serem jogadas em uma enorme caixa.

Máquinas de cultivo de maçãs

As máquinas não estão limitadas à colheita. Cada parte do ciclo de crescimento exige muito trabalho. Quando a fazenda fica grande o suficiente, às vezes é incrivelmente difícil manter técnicas tradicionais de “colocar a mão na massa”. É por isso que esta máquina foi inventada, para capinar com mais eficiência o terreno em torno de macieiras em crescimento. Como a cabine tem de ficar acima das árvores, a máquina tem uma altura que beira o ridículo.

Quando é hora de recolher as maçãs do chão, é a vez de uma máquina que faz com que elas pulem como grãos de pipoca. É mais provável que estas frutas virem cidra, molho ou suco de maçãs, que não têm de estar em ótimo estado.

As maçãs que vemos no supermercado não foram jogadas por aí como estas. Isso não significa que elas estejam livres de intervenção mecânica. Mesmo quando a colheita é feita manualmente, máquinas podem estar envolvidas.

Os mais espetaculares vídeos microscópicos de 2015

Estes trabalhadores estão colhendo maçãs e, em seguida, colocando-as no que só pode ser descrito como um “aspirador de maçãs”. Ao final, elas descem lentamente por um mini tobogã e terminam num cesto, evitando que sejam danificadas no processo.

Máquinas de colher morangos

Morangos são mais delicados e ficam mais perto da terra do que a maioria das outras frutas. Então, a única maneira de colhê-los corretamente é cultivá-los em recipientes especiais para que os frutos fiquem pendurados sobre as laterais do recipiente. Então, é possível pode colhê-los usando uma máquina que parece um cruzamento entre um tear e um polvo robô.

Colhendo cogumelos

Como no caso dos morangos, os cogumelos também são cultivados em locais específicos. Quando totalmente crescidos, a estufa vira basicamente uma sequência de florestinhas de cogumelos – o que pode dar até certa agonia naqueles que sofrem de tripofobia. A máquina que os recolhe faz isso num ritmo insano.

Máquina de colher árvores

Esqueça o desenho do Pernalonga. Cortar árvores de maneira industrial não tem nada a ver com usar uma motosserra e gritar “Madeeeeira”. Em um processo totalmente automatizado, uma máquina corta e limpa os troncos das árvores de forma muito rápida e impressionante.

Colhendo tulipas

As flores não têm muito mais folga do que as árvores. As tulipas são especialmente fáceis de colher porque crescem uma a uma em hastes, e atingem uma altura uniforme. Também são relativamente resistentes.

Física explica como é possível criar “formas misteriosas” em campos de agricultura

Porém, pode ser um pouco menos especial receber um buquê de tulipas depois de ver como elas são colhidas. Ou, quem sabe? Tudo pode ficar ainda mais especial sabendo que há claramente uma grande quantidade de engenharia em cada buquê.

A máquina do futuro

Provavelmente não é uma surpresa que a produção do milho é fortemente mecanizada. De todas as culturas na Terra, o milho tornou-se a que mais simboliza “agronegócio”.

Colheitadeiras de milho são classificadas pelo número de fileiras que podem colher de uma vez. Atualmente, uma colhedora de 16 fileiras é muito boa. No futuro, os agricultores irão colher com colheitadeiras de 20 fileiras, que precisam ser seguidas por vários caminhões, a fim de recolher todo o milho que a máquina irá cuspir. [Gizmodo]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!