Como ruído ambiente pode aumentar a criatividade

Por , em 10.07.2013

Encontrar o espaço certo para fazer um trabalho criativo pode ser difícil. Dentro do escritório há constantes interrupções, reuniões de última hora e uma quantidade muitas vezes incontrolável de ruído. Por outro lado, se isolar em um ambiente silencioso pode não ser a melhor opção também.

Existe uma quantidade certa de barulho que pode contribuir para a produtividade. Talvez seja por isso que muitos criativos se retiram para espaços públicos, como cafés, que possuem um nível de ruído que provoca a mente.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Illinois, Urbana-Champaign (EUA) testou os efeitos de diferentes níveis de ruído nas habilidades de pensamento criativo dos participantes. Segundo o principal autor da pesquisa, Ravi Mehta, o ambiente de trabalho perfeito para projetos criativos deve conter um pouco de ruído de fundo.

Eles separaram os participantes em quatro grupos e pediram para que todos respondessem alguns testes de pensamento criativo. Na sequência, cada um dos grupos foi submetido a um diferente nível de ruído de fundo (50, 70 e 85 decibéis, e silêncio completo). Quando eles analisaram os testes de cada pessoa, descobriram que aqueles no grupo de 70 decibéis, expostos a um nível moderado de ruído ambiente, tiveram um resultado significativo em relação aos outros três grupos. O ruído de fundo impulsionou o pensamento criativo.

O ruído de fundo cria uma distração, mas o equilíbrio é a chave. Um nível moderado de ruído de fundo é suficiente para tirar as pessoas de seus padrões de pensamento e incentivá-las a deixar sua imaginação vagar, ajudando a melhorar a criatividade. Os autores do estudo explicam que “entrar em um ambiente relativamente barulhento pode desencadear o cérebro a pensar abstratamente, e assim gerar ideias criativas”.

Mas e se você não é livre para vagar por cafés em busca de foco distraído? Você pode recriar o ambiente de um café dentro do seu cubículo ou escritório virtualmente.

Teste o que dá certo para você

  • Coffitivity: Inspirado pela pesquisa, Justin Kaulzer criou um aplicativo online gratuito que tem um ciclo contínuo de ruído de cafés. O programa inclui ruídos de conversas, assim como os sons de cerveja e servir café. Ele ainda inclui uma função para imitar fones de ouvido em um café, permitindo que você ajuste os níveis de volume do seu computador para o barulho de música e do café parecerem separados.
  • Ambient Mixer: Uma máquina de ruído em esteroides, o Ambient Mixer apresenta uma série de sons tradicionais. No entanto, este app vai um pouco mais longe e permite combinar sons, ajustar os níveis de ruído, mixar ruído de fundo e compartilhar suas criações com os outros.
  • Música 99U Mixes: Se você está acostumado demais com suas faixas do iTunes como ruído de fundo, tente estas playlists: cada uma tem um tema diferente para facilitar a seleção com base em onde você está e o que você precisa para começar a trabalhar melhor e aguçar a criatividade.
  • Foco @ Will: O Foco @ Will toca música ambiente em fases sequenciadas, chamando naturalmente a sua atenção. O aplicativo inclui um cronômetro para que você controle o tempo de trabalho.
  • Brian Eno’s Music for Airports: Lançado em 1978, este álbum ainda é considerado uma das melhores gravações de música ambiente. Originalmente concebido durante uma longa escala em um aeroporto europeu como forma de tolerar esse nível de tédio, a gravação do Eno realmente foi tocada dentro do aeroporto LaGuardia, em Nova York (EUA), por um breve tempo. Felizmente, ele fez o salto para mp3 e agora pode ser usado em todos os lugares, até mesmo no interior de um café.
  • Raining.fm: O ruído ambiente mais simples e original: chuva. Raining.fm faz exatamente o que diz e ainda permite que você aumente a quantidade de trovão.

Independentemente do método que você escolher, o truque é explorar apenas um nível moderado de ruído de fundo. Deixe sua mente vagar, mas não muito longe, e aproveite o impulso criativo de foco distraído.

Quais são os seus sites favoritos e aplicativos para lhe fornecer a quantidade certa de ruído de fundo? Comente![99u]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

6 comentários

  • breno:

    Dúvida: se no espaço não existe peso, um corpo não deveria tender a ficar onde ele está? No caso, por que o cabelo dela fica indo pra cima? Antes de ver o video, eu imaginava q o cabelo ficaria flutuado para todas as direções, como em uma piscina.

    • breno:

      Oops, esse comentário era pra ser no artigo da astronauta lavando o cabelo no espaço hehe.

  • Flavio Haruo Endo:

    Interessante isso aqui. Principalmente o Coffitivity e o Ambient Mixer

  • Lucas Noetzold:

    ja tinha percebido isso

  • Falcone Big:

    E tem mais esse que acho sensacional, é brasileiro e que você seleciona o que quer ouvir de acordo com seu sentimento, atividade ou gênero:
    http://www.superplayer.fm/

  • Falcone Big:

    Abaixe o volume do seu som se for ouvir a Raining.fm!!! Principalmente se tiver subwoffer, o trovão quase desmoronou o escritório!!!! rss

Deixe seu comentário!