Como seria uma religião mundial ideal

Por , em 31.03.2011

Apesar da contradição ciência x religião, muitos estudos científicos já apontaram benefícios da religião: as pessoas religiosas são mais felizes e saudáveis, e a religião oferece uma comunidade social.

Além disso, em um mundo globalizado, as migrações e o medo da instabilidade econômica aumentam, e quando os valores das pessoas são ameaçados, a religião prospera.

Sendo assim, com certeza não vamos nos livrar dela, como algumas pessoas desejariam. Então, qual seria a forma de religião ideal?

Segundo especialistas, as religiões atuais vêm em quatro “gostos”: “festa sagrada”, como a queima de incenso, os sinos e a música coral celestial no catolicismo; “terapia”, por exemplo, as práticas de cura e expulsão de demônios entre alguns cristãos evangélicos; “busca mística”, como a busca do nirvana budista, e “escola”, como estudos detalhados do Corão na cultura islâmica ou a leitura do Torá no judaísmo.

Todos eles tocam em necessidades e desejos humanos básicos. Uma nova religião mundial seria uma mistura harmoniosa de todos eles: a euforia e a pompa de uma festa sagrada, a simpatia e o conforto da terapia, os mistérios e as revelações de uma jornada eterna e o carinho e ambiente didático de uma escola.

Vários festivais, feriados e rituais iriam manter seus seguidores viciados. Ritos muito bizarros, como a mutilação do corpo, por exemplo, não fariam parte da religião ideal (apesar de atitudes aterrorizantes como essa vincularem as pessoas intensamente, tais ritos não são compatíveis com as religiões do mundo).

Mesmo assim, rituais traumáticos podem ainda figurar como cerimônias de iniciação, porque as pessoas tendem a se comprometerem mais com uma religião, bem como serem mais tolerantes com suas falhas, depois de pagar um alto preço para entrar nela.

Já os encontros regulares dessa religião focariam na dança e no canto para estimular a liberação de endorfinas, fundamentais para a coesão social. Para fazer com que as pessoas voltem, deverá também haver alguns mitos que quebrem as leis da física – mas não muitos. Nenhum extremo misticismo, pois tende a levar a divergências.

Com muitos deuses e grande tolerância a práticas locais, a nova religião seria altamente adaptável às necessidades de diferentes congregações sem perder sua identidade unificadora. A religião também enfatizaria assuntos mundanos com os quais a população é muito preocupada, como promover a utilização de contraceptivos e estimular famílias pequenas, além de defender grandes questões ambientais, a filantropia, o pacifismo e a cooperação.

Pronto, montamos uma religião ideal. E, como tudo que é ideal, é apenas uma idealização, muito longe da realidade. [NewScientist]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 2,00 de 5)

62 comentários

  • agfn:

    A ideia de uma religião unica e ideal já foi tentada e o resultado todos já sabemos qual foi… Inquisição, assassinatos, persequições, proibições, etc. O melhor é a variedade e o direito de escolha, inclusive de não ter religião!!!

  • Fábio Brito:

    De certo modo este texto me lembrou a Umbanda (de quem realmente acredita e segue, não a dos picaretas que usam seu nome, como acontece em vários lugares), sua proposta e sincretismo, a valorização do humano e das relações sociais, enfim me lembrou o conceito básico da Umbanda…

    Porém posso ter falado uma grande besteira, mas está valendo.

  • Tibulace:

    Faltou falar em um ” PEQUENO” detalhe, dessa tal RELIGIÃO IDEAL:COMO seria FINANCIADA?Sim, porque NO FUNDO NO FUNDO, TUDO se resume a isso!” Bem aventurados os que são ALÉRGICOS A TRABALHO e se autoproclamam PASTORES,VIDENTES, PROFETAS, pois encontrarão TOLOS, impedidos de pensar, que os SUSTENTARÃO COMO PARASITAS QUE SÃO, eles terão ÓTIMA VIDA!”

    • Valdivino Pinheiro Safiralife:

      Prezado, pelo que entendi, uma religião ideal não teria estas características. Seria como é no Butão, onde o PIB é medido pela felicidade do povo, onde todos se respeitam, onde você dorme com sua casa aberta, onde todos pagam suas contas e todos querem o bem dos outros. Seria o começo do reino de Cristo, descrito em Isaías 65:17 a 38.

  • iperxp:

    ja vai começar?
    ja vai começar a era do antecristo?
    bom, digamos quealgum doido aceite essa ideia de unificar tudo, ai aparece um cara querendo unificar tudo, eai, a marca da besta vem, e o demonio ja começo a festa curta dele!

  • Rafael3:

    A religião ideal é o Racionalismo Cristão.
    Aqui é pocivel associar a Ciência com o lado espirutual. Apenas que os instrumentos (ferramentas)de pesquiza são diferentes da Ciência que pesquiza a matéria.

  • Francisco Ribeiro:

    A paz seja com todos.
    No livro de Mateus cap. 10, vesc. 32-33, JESUS diz:
    Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu PAI, que estás nos céus.
    Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu negarei também diante de meu PAI, que está nos céus.
    Amados, DEUS não pede sacrifcios, mais sim que amemos ao SENHOR JESUS CRISTO acima de todas as coisas, e que amemos uns aos outros como a nós mesmo. JESUS não é religião, ELE é vida em abundância, e aceitar a JESUS como o nosso Senhor e Salvador é nos tornarmos dignos e merecedores da vida que só o SENHOR pode nos conceder, cheia de bençãos, prosperidade e paz.
    não há outro caminho, JESUS diz: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida, ninguem vem ao PAI senão por mim.
    Amados aceitemos enquanto há tempo, enquanto o SENHOR está de braços abertos para nos receber, porque a Palavra de DEUS diz que devemos nos arrepender dos nossos pecados, confessarmos os mesmos diante de CRISTO e aceitarmos ao SENHOR JESUS como nosso Salvador, porque chegará o dia em que haverá choro e ranger de dentes e ai será tarde para o arrependimento. porque todos os dias das nossas vidas quando acordamos pela manhã é mais uma chance que DEUS nos concede para vivermos nele, em verdade e em espirito, para honrarmos, glorificarmos, bendizer e exaltar o SANTO nome do SENHOR DEUS todo poderoso. Amém.

  • joao paulo:

    A ciencia acredita no fim da raça humana a biblia no fim do sistema atual governado de forma promíscua pelo homem, conforme esta escrito “Homem tem dominado homem para o seu próprio prejuíso” fim de um antigo reinado início de um novo sem morte corrupção e guerras fome e doenças “E despojarão de suas armas, e não aprenderão mais a guerra”

  • ANDRE GASPAR:

    A Paz Amados!
    Deus ama tanto a crentes como também os não crentes, pois o Deus dos Judeus, também é o Deus dos gentios.
    Pois Aquele que veio para nos salvar, nos deu de graça uma grande herança.
    Qual o pai, dentre vós que, o filho lhe pedir pão lhe entregará uma pedra? Ou ainda, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente?
    Se até os que são maus sabem dar boas dádivas aos seus filhos, quanto mais nosso Pai que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?
    Cuidem para que não sejam religiosos, mas antes sejam espirituosos.
    Deus veio para os bons e para os maus. Acautelai-vos, pois Ele é misericordioso. E como devo ser imitador de Cristo, digo à vocês ateus, o Nosso Pai também veio por vocês.
    Convido a todos a pensar diferente, ao invés de procurarmos uma religião ideal, que antes, façamos parte da igreja ideal que é o Corpo de Cristo, da qual somos integrantes.
    Que a Paz e a bondade de Nosso Senhor Deus esteja com todos nós

  • Eddy:

    Ambas formas de experimentar a “realidade” foram divididas quando por razões que agora não vêm ao caso nosso cérebro foi dividido e certas glândulas centrais foram “desativadas”. Dessa maneira dificilmente o homo sapiens poderá pensar e sentir ao mesmo tempo, criei uma palavra para isso, SENSAR. A arte de pensar e sentir ao mesmo tempo unificando o pensamento lógico que usa o que está disponível (externo-masculino-ciência) ao que está inerente (interno-femenino-religião). O que está entre parêntesis é muito plano para dizer dessa maneira mais vale para esse comentário.
    Como o interno é uma experiência pessoal a “creatividade” religiosa impera pela falta de sinceridade. Realmente fala-se de Deus, mais existe pouca experiência que resulta em manifestação coerente dessa “revelação”.
    E como o externo está “manipulado” a ilusão é o outro nome do que chamam “realidade”. Levando normalmente a observação científica enfocar de maneira errada a experiência da vida e construindo tecnologías que deterioram a experiência interna tão reveladora quando encontra um caminho REAL e coerente de manifestação.
    Felicidades uma vez mais Natasha, tinha que ser mulher ou ter tal sensibilidade. Maravilhosa.

  • ZEUS:

    Até o final de todos os comentários inteligentíssimos de todos os palestrantes,não vimos nem sinal de que algum deles indicassem a religião ideal.Quem crê, crê em alguma coisa,quer seja ateu,católico,cristão,espírita…Pode se crer em Deus ou no Diabo,podemos escolher à vontade…

  • ray:

    EM PELO MENOS UMA COISA A CIENCIA E A RELIGIAO CONCORDAM..
    O FIM ESTA PROXIMO!
    (y)

  • matheus brion:

    CONCORDO PLENAMENTE COM O QUE O Ateu IV – O regresso FALOU, EU DISSE COISA PARECIDA SOBRE O TEXTO Campanha ateísta sofre “perseguição”.

  • Ateu IV – O regresso:

    Religião ideal é aquela que nunca existiu. É aquela religião que meu cachorro é adépto. Religião boa para o mundo é um mundo desprovido de religiões. “Religião” boa é mais conhecimento, mais ciência, mais bom senso, mais paz entre os homens e nações para darmos continuidade ao que a grande e verdadeira “DEUSA”, a NATUREZA, nos legou: a Evolução! Vamos evoluir cambada, larga a mão de religião e vamos abrir os olhos!!!!

    Que satisfação imensa ler aqui os comentários “diamânticos” do sempre sobrissíssimo OICED MOCAM. Dá gosto ler seus textos meu camarada. Me conhece de outras batalhas entre crentes e ateus (Campanha ateísta sofre perseguição). Lembra do sujeito que queria que a gente ressuscitasse uma célula? KKKKKKKKKK… É isso que dá ser crente. Grande abraço Oiced Mocam.

  • joao Paulo:

    Òtimo, restam 7% que não são a favor do eteismo.

  • CRDUARTE:

    Devemos como o Apostolo Paulo diz a Timoteo …”guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e ás oposições da falsamente chamada ciência”.
    Tentam provar que Deus nao existe, Ele existe sim. Nao consigo aceitar que sou parente de macacos ou evoluçao de uma ameba…
    se vcs o sao me desculpem mas é muita mediocridade da parte de vcs…
    God Bless.

    • ViniciusD.:

      Menos medíocre do que acreditar que veio da lama.

  • EduCM:

    rsrsr
    é impressionante como o tema dá assunto!
    todos querem expor sua religiosidade!

  • Rafael:

    “Pequenas igrejas, grandes negócios.”

  • Julio:

    Essa religião já existe, chama-se Fé Baha’i.

  • joao Paulo:

    Um verdadeiro perigo mortal existir na mente humana a idéia de um unificação forçada, isso é muito temido nos meios reigiosos, porque não segue a vontade de Deus que alguem seja forçado a servi-lo, mas existe um possibilidade do surgimento destes visionários no seio da humanidade, causará muita dor e até morte, a salvação é o criador por meio único de seu filho o Cristo, não pode haver outros meios.

  • Nicke:

    Nenhuma religião. Religião é crença, mas não significa que é verdade. Se tal deus utópico realmente existisse, não existiria a religião.

  • André Gaspar:

    Saudações.
    O que vemos aqui é mais uma tentativa de adaptar qualquer expressão da verdade às próprias vontades. Temos relatos milenares de tentativas frustradas de construção de falsos deuses para ensoberbecer as vontades egoísticas do homem.
    Caros, religião significa religar aquilo que foi desligado. Num contexto mais profundo, sabemos que estamos intimamente ligados ao Deus Todo Poderoso através do Espírito Santo, o qual nos foi concedido pelo próprio Deus.
    Desta forma, não existe a necessidade de qualquer prática mística como forma de salvação. Aqueles que estão presos às práticas, estão distantes da Salvação.
    Sugiro, como forma da verdade, que deixem de procurar uma religião que lhes agradem e comecem à agradar a Deus.
    Concordo que somos livres em nossas escolhas, por este motivo Deus nos concedeu o livre arbítrio, portanto, desta forma, sejam prudentes, pois mesmo que doem tudo que têm, que façam o bem, ainda falta aceitar Jesus como Nosso Único, Eterno e Suficiente Salvador. Ou seja, a Salvação não está associada à rituais supersticiosos, ela está em nossas mãos, em nossas próprias escolhas.
    Nasçam novamente pelo Batismo nas águas e também pelo batismo do Espírito e conheçam a Salvação, independente de placas de igrejas, mas sim, pela vontade do coração.

  • Mario:

    religião ideal é aquela que por livre arbítrio você escolheu para seguir e que lhe faça orgulhar-se de acreditar em Deus.Amém!

  • Heilen:

    Já existe. Pesquisem ”religião heilena.”

  • X:

    A religião ideal seria se todas as pessoas aprendessem a viver em harmonia umas com as outras pela propria vontade, e não porque leu em algum livro (bíblia), ou porque alguem falou (padre, pastor, etc.), ou por medo de ir por inferno.
    Se isso acontecesse,na verdade, não precisaria nem haver religião.

  • Matreiro:

    A religião ideal seria aquela que tolerasse a existência de qualquer crença e a respeitasse de modo que não tentasse “converter” os não seguidores. A palavra-chave para uma religião ideal seria LIBERDADE, que bate de frente com DOGMA.

  • PredadorXD:

    @Oiced Mocam, esse tomou negativo só pelo tamanho do comentário, nem li essa p***

  • Dorival José Borges:

    Oiced Mocam
    Li seu comentário, por sinal muito bem redigido, respeito, e gostaria apenas de fazer uma partilha: A BÍBLIA SAGRADA NÃO É RELIGIÃO!
    Creio que muita gente ainda não tenha se dado conta disto. Várias denominações, fazem uso da Bíblia Sagrada, mas a Bíblia Sagrada transcende as religiões, porque O LIVRO, não é religião. Há quem não seja uma pessoa religiosa, mas que porém, possuí uma conduta de vida que agrada a vontade do ALTÍSSIMO, o que diga-se de passagem, foi o ensinamento mais pregado por Jesus, ou seja, QUE FAÇAMOS A VONTADE DE NOSSO PAI DO CÉU. Ou ainda, amai a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a ti mesmo. Isto não tem nenhum vínculo com qualquer denominação religiosa. Senão, seria obrigatório para tanto, um vínculo com qualquer denominação, quando na verdade, não é. A QUESTÃO É SIMPLES, mas as pessoas insistem em complicar.
    LEIAM A BÍBLIA SAGRADA CERTOS DE QUE SE TRATA DO VERDADEIRO ALIMENTO, QUE NUTRE NOSSA ESSÊNCIA, EM DETRIMENTO DE NOSSO CORPO QUE PERECE, ENQUANTO NOSSA ESSÊNCIA É ETERNA.
    Sugiro também a busca de uma outra compreensão da morte, que também encontrará, claro, dentro das Sagradas Escrituras.

  • SENAM:

    Religião (TODAS) é uma INDÚSTRIA MUITO próspera e certamente jesus não era evangélico, pois isso(que tem hoje)não existia e nem a história ou os historiadores (os poucos que sabiam escrever) registraram uma linha sobre jesus. Vejam o trabalho em ateus net. Tudo faz parte da dominação do mundo para que a massa não se descubra como deuses, que somos todos nós.Estudem. Pesquisem. O tempo esta acabando, estamos completando + um ciclo de 26 mil anos e é hora de despertar-mos de novo. Civilizações muito mais avançadas que nós fora extintas e tivemos que começar de novo, mas parece que desta vezmuitos terão a chance de evoluir junto com todo o UNIVERSO. Só temos que lembrar quem somos, mas isso vai ser chocante.

  • wesley:

    Q textinho chinfrin, Quem escreveu parece não saber nada sobre o amago da religião.A religião só é “boa” para o individuo e seu pares; mas é austera e implacavel com a dos outros; ou seja extremamente individualista e formenta a mesquinharia.E imaginar uma “religião ideal mundial”, parece uma presunção tola de algums crentes, imaginado q sua religião (a de verdade) triunfara sobre a dos outros (as de mentira).
    Q preço caro as pessoas estão dispostas a pagar para prencher seu vazio existencial…

  • jess:

    Uma religião ideal seria todos aqueles que dizem ser cristão estudarem a bíblia ao invés de ficar dando ouvidos a postares padres que dizem ter conhecimento das escrituras sagradas. Por que mesmo sabendo que estão pregando errado continua a pregar usando o nome de deus para ganhar dinheiro dos mais humildes. Por que tudo que um verdadeiro cristão precisas esta dentro da bíblia!!!

  • Hivitality:

    Ter fé, é crêr para ver.
    Havendo fé, qualquer religiosidade se torna dispensável.
    Enquanto a fé une, as religiões dividem o povo em clãs.

  • José Carlos:

    A religião ideal é aquela que segue dois principios básicos:
    1) Amar a Deus sobre todas as coisas.
    2) Amar ao próximo como a si mesmo.

  • Ametista:

    A Religião ideal
    1] Aceitaria a ciência como a descoberta dos mistérios Divinos.
    2] Teria uma oração para a aproximação da Verdade Divina
    3] Reconheceria o homem e a mulher como seres iguais
    4] Teria dois rituais naturais simples, um com música e dança, outro com meditações, com mantras sonoros e visuais.

  • Francisco:

    Só há um DEUS, ninguém se chegará a esse DEUS através de religião, mais sim através de JESUS CRISTO nosso Senhor e Salvador. e DEUS é quem nos apascentará e nos fará viver em paz, sem as coisa malignas, que destroem o homem.
    todos procuram uma vida justa, sem tribulações e pertubações, sem dor, sem aborrecimento… vida essa que só é encontrada no SENHOR.

    Isaias: 21; 3-4.

    E ouvi uma grande voz do céu, que dizia:
    Eis aqui o tabernáculo de DEUS com os homens,
    pois com eles habitará, e eles serão o seu povo,
    e o mesmo DEUS estará com eles e será o seu DEUS.
    E DEUS limpará de seus olhos toda lágrima, e não
    haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor,
    porque já as primeiras coisas são passadas.

    Isso não é religião, é a palavra de DEUS, não obriga ninguém a nada, mais dá liberdade para servir e adorar o
    DEUS verdadeiro e viver feliz.
    Buscai-O.

  • alx:

    Faça VOCÊ mesmo sua propria religião,e não estou falando em voce criar igrejas como fazem muitos evangelicos e de outras religiões.. Digo que o mais importante é ter FÉ e acreditar na existencia de Jesus no mundo não so a mais de 2 mil anos atrás mais presente ainda hoje,senão a ressureição deixaria de existir né? Não adianta voce seguir uma religião qualquer e ir a igreja se não tiver dentro de si os principais igredientes para sua presença diante de Deus, A FÉ,CRER EM JESUS E NAS PALAVRAS BÍBLICAS E ENTENDER O PORQUE ESTA LA E AQUI NO MUNDO QUE É TÃO COMPLICADO!

  • Conselheiro FNORD:

    A única religião verdadeira é o DISCORDIANISMO… Pode-se verificar que é MUNDIAL já… Puro CAOS… Heil ÉRIS… Pesquisem no GOOGLE e iluminem-se!

  • Edison:

    Lemos, lemos e lemos já perceberam que para tudo o que precisamos religiosamente, bastasse o humano remover suas fronteiras? Sermos um povo só, com apenas uma língua, onde todos se entendam, que cada um compreendesse o que o outro falasse e que não o criticassemos e sim, mostrasse o seu ponto de vista apartir do ponto de vista do proximo… o mundo… a humanidade, engraçado né?! xD

  • Bruno:

    Orlando… “Nações com IDH alto, são menos religiosas e tem niveis alto de suicidio e depressão.”

    Tem certeza? A Dinamarca discorda disso..

  • eduardo:

    Não gosto de religião… exatamente porque muitos religiosos não toleram nem kerem compreender a importância da ciência…
    Mas sou adepto do budismo… acho q a prática da meditação realmente ajuda, de forma concreta, no auto-controle de nossos pensamentos… para nos desestressar, concentrarmos melhor nas nossas tarefas, etc…

    Mas quando falamos de religião, seguidores, líderes religiosos… estamos cansados de ver q o mais comum é surgirem guerras, intolerância, medo, mentiras…

    Então, acho que devemos sim pensar a respeito de alguns benefícios os quais alguns religiosos conseguem. Como felicidade, integração social, auto-controle, etc…
    Mas transformar tais práticas em religião para que “líderes” religiosos ditem o que se deve, ou o que não deve fazer? Definitivamente, não!…

  • Willian:

    Os romanos tentaram isso(panteon), mas parece que não deu muito certo.

  • Orlando:

    “Religião e Ciência não convivem, ponto!”

    Podem conviver sim, pois sou formado em ciencias e sigo uma religião sem nenhum problema. Milhões de cientistas acreditam em Deus, alias existem mais cientistas religiosos do que ateus.

    Acredito em Deus, assim como acredito na Teoria da Evolução ou na Teoria dp Big-Bang. Meu cerebro tem capacidade para isto.

    • ViniciusD.:

      Uma teoria acaba anulando a outra…
      E… Já foi feita uma pesquisa e informado que 93% dos cientistas americanos são ateus.

  • José Alves:

    Qual é a religião dos índios? Dos japoneses? Dos aborígenes? Dos russos?

    As religiões foram criadas pelo homem, os livros sagrados foram escritos pelo homem, os cultos foram elaborados pelo homem. Todas as religiões que atendem aos 5 sentidos (tato, olfato, paladar, audição e visão) são megaviciantes.

    Religião = lixo mental, tem exceções mas, a maioria são…

  • Orlando:

    Religião não alienia ninguem, o contrario sim.

    Religiosos são mais felizes, tem menos doenças e vivem mais, devido a fé, a alegria e ao otimismo, isto rezam diversas pesquisas. E isto pode ser visto e conferido em qualquer igreja ou templo religioso. As pessoas saem destes templos respirando felicidade e otimismo.

    Nações com IDH alto, são menos religiosas e tem niveis alto de suicidio e depressão.

    Prefiro a religião pois me conforta e me faz confiante, do que ser um ateu depressivo.

    • Nayara Ingrid Andrietta:

      Religião não alienia ninguem, o contrario sim.
      ……………………………..
      tem certeza ? e os vários assassinatos e fanatismos causados pela religião, as vezes eu penso que o religioso pensa que as religiões de hoje existe desde sempre e não há memos de 2000 anos e penso tanbém que se esquecem de coisas como cruzadas, inquisisões, indulgências e as diversas tentativas de lavagens cerebrais pra serem completamente intolerântes com outros grupos que não correspondiam o que eles acreditam e acham correto.

      Religiosos são mais felizes, tem menos doenças e vivem mais, devido a fé, a alegria e ao otimismo, isto rezam diversas pesquisas. E isto pode ser visto e conferido em qualquer igreja ou templo religioso. As pessoas saem destes templos respirando felicidade e otimismo.
      ………………………………
      Sim muitos são de fato, mas também conheço muitos que são tristes, desesperados, vivem doentes, são péssimitas,limitados, além disso intolerântes e preconceituosos.

      Nações com IDH alto, são menos religiosas e tem niveis alto de suicidio e depressão.
      ……………………………………
      Essa foi uma sacada de gênio (sarcasmo), Dinamarca, Suécia, Japão, Noruega, Finlândia são países com muito IDH, educação e as pessoas são muito felizes por lá se tivesse falado dos EUA até entenderia, mas a grande maioria lá é religiosa.

      Prefiro a religião pois me conforta e me faz confiante, do que ser um ateu depressivo.
      ……………………………………..
      Que bom saber que a religião te conforta, mas infelizmente parece que ela esta te limitando e te conduzindo a um certo preconceito, pois ateus depressivos ? Deve ter alguns de fato, mas sou ateia e não sou depressiva e acho que Aldous Huxley, Bill Gates, Caetano Veloso, George Clooney, e outros famosos e não famosos ateus também devam ser.

  • Evandro:

    Certamente, por ingenuidade, este post. Mas já está ocorrendo um movimento ecumenico no mundo, sobre a liderança do Vaticano. E até agora, o que melhor estão conseguindo trabalhar que está cativando o maior numero de pessoas (até mesmo não religiosas) e religiões diferentes, são concepções de ‘imortalidade da alma’ (espiritismo) + ‘domingo como um dia de repouso, da familia’.

  • Gude:

    Religião e Ciência não convivem, ponto!

  • Cesar:

    O primeiro passo em direção a um mundo melhor é queimar todos os livros “sagrados”, pelo menos simbolicamente, para que as pessoas percam o motivo para perseguir umas as outras, negar a ciência, e se matarem em holocausto. Se é para ter algum “livro sagrado”, então que se busque um que estimule a curiosidade, não um que mate a curiosidade; um que estimule a tolerância e compreensão entre as pessoas, não a intolerância e perseguição; um que ajude as pessoas a se conhecerem melhor, e buscarem o crescimento pessoal, em vez de um que estimulem elas a condenar as outras pessoas e alimentarem um falso sentimento de superioridade.

    Falando nisso, alguém leu “Admirável Mundo Novo”? Lá tem uma “religião do futuro”…

  • BossGrave:

    Não há necessidade de religião ideal para alienar pessoas, o que falta é mais conhecimento e mais condições a população.

    Qualquer nação com IDH alto, é menos religiosa e mais feliz.

  • Broke:

    Existem infinitas formas de se viver bem sem religião…
    Religião é apenas uma forma de controle.

  • Gray:

    Continuo achando que a religião ideal é nenhuma…

  • Indigo:

    Religião é o resultado do medo instintivo da morte, da consciência de que tudo vai acabar um dia.

  • Graziele Signorini:

    Viver a verdade é a única crença que cria bons valores, assim como bem fazem as testemunhas de Jeová, que nem participam de guerras como as demais comunidades que perdem o senso do amor ao próximo quando participam no esforço nacional de guerra das nações beligerantes. Se duvida… veja por si!

  • willian:

    Chega de religiões, devemos pensar em progredir agora. Em questões de amor ao próximo, valor, respeito e etc, o ser humano já provou o suficiente que é limitado e religião alguma irá curá-lo.

  • Laboceta:

    Religião deveria ser para preencher os espaços vazios de nosso pobre conhecimento e conceito sobre o mundo, talvez de uma forma mais didática científica do que considerando como algo divino celestial…

  • Kelly:

    Concordo com EP, e digo mais: nossa sociedade precisa, mais que nunca, de uma religião que ensine valores como honra, respeito, amor ao próximo… mas não apenas com falácias. Os dirigentes dessa religião devem ter o compromisso de viver com base nesses valores e ensinar isso aos seguidores por meio do exemplo. Acho que é isso que tem faltado nas religiões mais populares atualmente.

  • Murilo:

    se uma religiao aceitasse a opiniao de todos, nao teria uma doutrina, regras e submissao, logo nao seria uma religiao.

    nos dias atuais pessoas pensam que igrejas sao sinonimos de religioes, isso eh um fato totalmente errado, pois, religioes ou melhor religiao eh apenas uma, as outras se enquadran no conceito de seitas, misticos, e eréticos.

    uma coisa mto importante sobre religiao ate mesmo para os evangelicos, eh que Jesus Cristo nao era evangelico ou “gospel” se voces procurarem encontraram artigos a respeito, dentre eles um que diz “…Fico a conjecturar, se houvesse um retrocesso na história e Jesus voltasse novamente, não entre nuvens do céu na parousia em poder e glória, mas, novamente como o singelo profeta da Galiléia, e visitasse as zilhões de igrejas espalhadas pelo planeta que se intitulam cristãs, se Ele seria simpatizante de algumas das denominações instituídas do nosso tempo. Com certeza os “conheço as tuas obras” e os “tenho, porém, contra ti” sobre esses agrupamentos ditos evangélicos, atingiriam dimensões colossais.

    Ora, Jesus, uma vez entre nós outra vez, certamente usaria da mesma sabedoria que usou quando andava pela Terra, nas ruas da Palestina, não aderindo a nenhum dos postulados dessas denominações, das propostas das grandes corporações da fé e dos super conglomerados da religião, das igrejas-empresa que superestimam números, estatísticas e resultados de crescimento numérico, não se encaixando em nenhuma bitola teológica sistemática ou dogmática, não se deixando caber em nenhuma fôrma doutrinária.

    Essa recusa de ser domesticado pelos chicotes dos domadores do circo da religião atual é a mesma reação com que Ele se negou intermitentemente em tomar partido por qualquer das facções religiosas, políticas e humanitárias de Sua época: Os fariseus, com sua sobrecarga de regras e manias de assepsia exagerada, se vendo como santos de pau oco; os saduceus, sacerdotes profissionais do templo, incrédulos mundanizados que não criam na vida sobrenatural e futura; os essênios, escapistas, fugindo do mundo e se refugiando em mosteiros no deserto, achando que eram os exclusivos filhos da luz, que todas as pessoas do mundo estavam nas trevas, e iam torrar no fogo do inferno; os pragmáticos zelotes, xiitas radicais que esperavam derrubar o Império Romano se utilizando da violência das armas; os herodianos, entreguistas, colaboracionistas, puxa-sacos da família de Herodes, rei fantoche marionetado pelo governo romano…”

    fonte: http://www.genizahvirtual.com/2010/11/jesus-nao-era-evangelico.html#ixzz1IH306Kkn

  • Magus:

    Na minha opinião não existe a melhor ou pior religião. Todas são igualmente maléficas ao Estado que deveria ser LAICO, mas não é. Nem um pouco.
    Cada uma delas é perigosa à sociedade usando armas diferentes, mas todas pregam que a que você segue seja a única certa, numa linha de tempo onde está mais que explicado que todas são meras muletas. Os tais grandes benefícios que esta matéria do NewScientist fala, são só autoafirmação, autoajuda e autoenganação.
    Não adianta abraçarmos uma maneira fantasiosa de encararmos nossos problemas e jogar a responsabilidade de nossos atos para algo ou alguém invisível, se a melhor maneira é usarmos toda nossa escalada evolutiva para enfrentar os problemas com um olhar empírico ou científico, testando teorias e buscando experiências para a melhoria da qualidade de vida da população.

    Falta informação. Falta educação. Falta lógica neste mundo.

  • Luis Augusto:

    Faço do comentário do EP, o meu !

  • EP:

    Uma religião ideal seria uma que aceitasse a opinião dos outros, não negasse a Ciência, não alienasse os seus seguidores, e ainda tentasse fazer o bem mesmo para os que não pertencem a ela.

Deixe seu comentário!