Matemático resolve problema que intrigou os cientistas da computação por 30 anos

Por , em 29.12.2019

Depois de 30 anos sem haver uma solução, o matemático Hao Huang da Universidade Emory (EUA) finalmente desvendou um problema conhecido como “conjetura de sensibilidade”.

A resolução, que contém seis páginas, “mostra que as pessoas ainda podem encontrar provas simples para perguntas profundas e abertas”, explicou Cris Moore, cientista da computação e matemático do Instituto Santa Fe (EUA).

A conjetura de sensibilidade

Grosso modo, a conjetura de sensibilidade afirma que podemos alterar o input para uma determinada função sem alterar seu output.

Ela refere-se a estruturas matemáticas chamadas de funções booleanas, que convertem várias entradas binárias – 0s e 1s, ou “verdadeiros” e “falsos”, por exemplo – em uma única saída binária. Por exemplo, você pode jogar uma moeda 10 vezes e definir uma função booleana para emitir um “1” se você receber pelo menos uma cara e um “0” caso contrário.

Pode parecer abstrato, mas essas funções são essenciais em diversas tecnologias. Como os transistores, que são basicamente botões de liga/desliga com apenas um de dois valores.

Acontece que os cientistas da computação queriam saber mais sobre a complexidade dessas funções. Por exemplo, em uma determinada etapa da função, quantas entradas (input) você precisaria ativar para alterar a saída (output)?

A resposta numérica para essa pergunta – que pode ser estendida a toda a função – é chamada de sensibilidade.

A solução

Depois de alguns anos trabalhando ocasionalmente no problema, Huang finalmente o resolveu no último mês de junho, enquanto estava em Madrid.

Como outros matemáticos antes dele, a abordagem de Huang foi procurar a forma mais natural de trabalhar com as entradas binárias de funções booleanas – tratando-as como pontos de coordenadas, no caso, os cantos de um tipo imaginário de cubo de alta dimensão.

27 anos atrás, uma dupla de matemático e cientista da computação mostrou que, se alguém pegasse pelo menos metade desses pontos e pudesse encontrar conexões entre eles, poderia então provar a conjetura de sensibilidade.

Foi o que Huang fez, escrevendo em seguida sua prova (uma demonstração de duas páginas e quatro de contexto) em um elegante artigo postado online.

Matemática x ciência da computação

De acordo com Huang, não é nenhuma surpresa que um matemático tenha solucionado esse problema da ciência da computação.

“A ciência da computação teórica é matemática abstrata. Os cientistas da computação geralmente precisam que os problemas tenham aplicações, mas nós matemáticos nos preocupamos com a elegância e se o problema pode ser bem definido”, disse. [DiscoverMagazine]

• Leonardo Dias Bellas:

Ola, eu não fiz faculdade de matemática, mas sou matemático tbm e fiz uma descoberta científica que foi publicada duas vezes a descoberta é de um novo sistema binário, que é muito mais importante que isso, e tbm fala sobre leis booleanas, e muito mais outras coisas, esse cara ai não descobriu quase nada perto do que eu descobri, voces poderiam fazer uma pauta sobre meu trabalho ele foi publicado em uma revista científica e no INPI tbm.

segue o link