Isso é o que acontece quando uma inteligência artificial aprende a tocar Beethoven como João Gilberto toca o violão

Por , em 2.05.2016

O Laboratório de Ciência da Computação da Sony em Paris foi desafiado a reorquestrar a música tema da União Europeia, a clássica Ode to Joy, de Beethoven.

Usando a abordagem da Máxima Entropia – um conceito que atribui probabilidades independentemente das especificidades da informação – para a aprendizagem da máquina, eles ensinaram um computador como reconhecer os principais recursos de diferentes tipos de música.

A equipe, então, encarregou a inteligência artificial com a reprodução do padrão clássico de Beethoven, mas com as características de outros gêneros modernos.

Aqui está o resultado: a inteligência artificial aprende a tocar “Ode to Joy” em diversos estilos, inclusive Bossa Nova e com um estilo igual ao de “Penny Lane”, dos Beatles:

Você pode assistir o cientista-chefe do laboratório, François Pachet, explicando como eles fizeram isso no vídeo abaixo (em inglês):

Pachet acredita que seu programa poderia ser um trampolim para a criação de inteligências artificiais que podem compor melodias originais que nós achamos cativantes e memoráveis. Se você acha que o rádio hoje em dia soa como música feita por computadores, é só esperar alguns anos para que isso seja realmente verdade. [Tech Crunch]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!