Computador químico pode resolver mistérios da geometria

Por , em 4.06.2012

O professor de ciência da computação Adrew Adamatzky, da Universidade de West England, Bristol, Inglaterra, está tentando criar um computador químico, ou seja, um computador baseado em reações químicas. Sua invenção será diferente dos aparelhos comuns, baseados no circuito de elétrons em meio a silício.

O computador químico

Segundo ele, a mistura de alguns elementos químicos na forma da reação de Belousov-Zhabotinsky, ou reação BZ, que propaga ondas perpétuas, pode ser usada para criar saídas lógicas e ter a performance de computação rudimentar. “Quando as ondas colidem, elas podem morrer ou mudar de direção, e nós podemos interpretar isso como computação”, diz Adamatsky.

O cientista e seus colegas descobriram que “computadores químicos” podem resolver certos problemas da geometria computacional. Estes computadores são como “coleções” de pequenas bolsas de elementos químicos, chamadas vesículas, que podem produzir e combinar ondas da reação BZ. Uma tentativa anterior usou grades hexagonais de vesículas, contudo, foi muito difícil construir um arranjo tão regular. Por isso, Adamatzky decidiu tentar a sorte com vesículas irregulares.

Eles perceberam que seu computador poderia calcular o diagrama Voronoi, uma tarefa que envolve descobrir quais pontos em uma tela plana se aproximam mais de determinada forma. Isto pode parecer um pouco arbitrário, mas estes diagramas têm uma variedade incrível de aplicações, como mapear a cobertura de uma rede de postes de telefonia móvel.

Os resultados dos testes foram simulados em um computador tradicional, mas Adamatzky diz que sua equipe de pesquisadores está preparando outro artigo para detalhar os mesmos resultados no novo tipo de computador. “Nós poderiamos construir computadores para serem ligados ao corpo humano”, disse ele. [NewScientist]

Último vídeo do nosso canal: A Terra não orbita exatamente o sol mas um ponto virtual no espao

1 comentário

  • Medicina Integrativa:

    As bases de entendimento das ondas BZ, estão em pleno acordo com a física quântica…
    O bom é que muitos detalhes da natureza molecular das substâncias serão esclarecidas!

Deixe seu comentário!