Comunicação via ondas magnéticas pode substituir as ondas de rádio em lugares inóspitos

Por , em 10.08.2010

Depois que 13 trabalhadores ficaram presos em uma mina de carvão chamada Sago, na Virgínia (EUA), quatro anos atrás, não se sabia nem como começar a procurar por sobreviventes. Eles podiam estar até 3,35 quilômetros para dentro da mina.

Ondas de rádio não passam pela rocha, então não havia jeito de se comunicar com os mineiros.

Mas um novo sistema que usa ondas magnéticas em vez de ondas de rádio pode mudar situações como essa, enviando mensagens de voz e de texto. Ele funciona como um rádio, mas funciona a freqüências extremamente baixas, de acordo com Dave LeVan, engenheiro que desenvolveu o sistema batizado de MagneLink.

O MagneLink tem duas unidades – uma na ficaria superfície e outra dentro da mina. A unidade de dentro da mina fica em uma caixa ultra resistente e usa pouquíssima energia – se houvesse risco de explosão, a máquina não emitiria faíscas capazes de entrar em combustão com metano, por exemplo.

Ele seria colocado próximo as câmaras de refúgio da mina (lugares mais resistentes nos quais os trabalhadores se abrigam), que são estruturas obrigatórias.

Como sistemas que usam energia elétrica não iriam funcionar para minas, por causa do risco de explosão, LeVan investiu na criação de um aparelho que funcionasse através de ondas magnéticas.

O sistema foi testado com sucesso em uma mina e mostrou que ele pode penetrar até 850 metros abaixo da superfície.

Segundo LeVan o desastre de Sago foi o que impulsionou o trabalho e um de seus colegas tinha um tio que trabalhava na mina. [Gizmodo]



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,00 de 5)

4 comentários

  • hermes:

    invenção de Tesla …………..+ uma do grande genio!!!

  • Farofa:

    que tal aqueles telfones de copinhos de danone?
    =]

  • Calasans:

    Pode ser usado também,comunicação usando campo magnético via solo, funciona!

  • Pedro:

    Essa notícia está muito mal explicada. Não existe onda puramente magnética. Ondas magnéticas são na verdade ondas eletromagnéticas, assim como as ondas de rádio.

    Imagino que a informação correta é que eles desenvolveram um sistema de rádio que usa ondas eletromagnéticas com grande comprimento de onda.

Deixe seu comentário!