Robô japonês vai participar do Ironman

Por , em 16.09.2011

Depois de escalar o penhasco do Grand Canyon e dirigir na pista Le Mans por 24 horas, um pequeno robô verde e branco japonês vai aceitar um novo desafio: o circuito “Ironman” do Havaí.

Equipado com três corpos diferentes e três baterias recarregáveis, o “Evolta” da empresa de eletrônicos Panasonic vai nadar, andar de bicicleta e correr através de uma das rotas mais difíceis do mundo do triatlo.

“Isso é muito difícil mesmo para um esportista, mas acho que vale a pena o desafio”, disse Tomotaka Takahashi, que criou o robô.

O robô terá que nadar, correr e andar de bicicleta por um total de aproximadamente 230 quilômetros. O tempo dado para completar a tarefa é de uma semana, ou 168 horas, que é dez vezes mais o tempo que seria necessário para um esportista.

“A altura do Evolta é apenas um décimo de um homem adulto, por isso, achamos que ele vai levar dez vezes mais tempo”, acrescentou Takahashi.

Dos três corpos, que incluem um montado em uma bicicleta pequena e outro em um aro redondo com uma roda traseira de apoio, o robô nadará montado em uma lâmina curva com seus braços estendidos, o que apresentou desafios especiais.

“Eu tive que pensar em maneiras de torná-lo à prova de água e protegê-lo o tanto quanto fosse possível”, disse Takahashi.

As baterias do robô ficam em suas costas, que entrarão à venda no Japão em 21 de outubro, e podem ser recarregadas até 1.800 vezes se colocadas sobre um recarregador.

Entre suas outras realizações, Evolta já andou 500 quilômetros de Tóquio até a antiga capital japonesa, Kyoto.

Seu próximo desafio começa dia 24 de outubro e vai continuar sem parar por sete dias e noites. O real Campeonato Mundial Ironman começa no início de outubro.[Reuters]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

5 comentários

  • jjmm:

    Pena q o robozinho é só uma jogada de marketing… Ele precisa de ajuda para tudo! Um brinquedo de alta duração!

  • Successor:

    Não deixaram o pequenino aí participar com as pessoas de verdade com medo de alguém pisar no inseto eletrônico, hshshs. Brincadeira, ele é legal, robô gente fina…

  • DEMOLIDOR ALVIVERDE:

    que coisa mais sem graça aff to pensando que é um robo do tamanho de um humano

  • Mica:

    Tão boas quanto seu português.

  • Leo:

    As baterias da Panasonic, é tão boas assim… para durar tanto(uma semana uso continul)?

Deixe seu comentário!