Conheça o “Cristal Baschet”, instrumento musical raro feito de hastes de vidro, metal e madeira

Por , em 16.03.2020

É provável que você nunca tenha ouvido falar do Cristal Baschet, também chamado de “órgão de cristal”, um instrumento musical raro inventado em 1952 por Bernard e François Baschet, na França.

Quer saber como ele soa? Confira o vídeo abaixo, gravado pelo multi-instrumentista e compositor de filmes Marc Chouarain.

Complexo

De acordo com o músico e intérprete de instrumentos raros Thomas Bloch, os modelos de Cristal Baschet variam de 3,5 a 6 oitavas e são feitos de 56 hastes de vidro afinadas cromaticamente. Estas hastes de vidro são conectadas a outras feitas de metal.

“A vibração do vidro é passada para o bloco pesado de metal por uma haste de metal cujo comprimento variável determina a frequência. A amplificação é obtida por cones de fibra de vidro fixados na madeira e por uma peça de metal alta, na forma de uma chama”, explica ao portal This is Colossal.

Como você talvez tenha percebido a partir do vídeo, para tocá-lo, os músicos esfregam as hastes com as pontas dos dedos molhadas. E, é claro, utilizam muita técnica. O resultado final é exótico e encantador, não? [ThisisColossal]

Deixe seu comentário!