Esse instrumento espetacular é movido a bolinhas de gude

Por , em 6.03.2016

O músico sueco Martin Molin ficou fascinado quando descobriu as máquinas de bolinhas de gude, e resolveu juntar 2.000 em um instrumento musical programável, com 3.000 partes, que combina um tambor, um baixo, um vibrafone e outros instrumentos, acionados por uma manivela.

Ele conta que o conceito de máquinas de bolinhas de gude já virou uma subcultura, e que “máquinas de bolinhas de gude sempre fazem música, mas eu estava pensando que talvez pudesse criar uma máquina de bolinhas de gude programável, que não cria um caos, mas pode ser controlada”.

Numa belíssima demonstração da falácia de planejamento, ele fez um cronograma de 2 meses para criar a máquina. Demorou 14. “Quanto mais próximo a máquinava chega de estar pronta, mais difícil ficava terminá-la”.

A máquina começou em um software 3D, e um cubo de 80cm. A partir deste ponto, foi feita peça a peça, fabricadas por Molin, ajustadas e moldadas gradualmente, gerando esta coisa disforme que é sua forma final.

“As bolinhas de gude se comportam como a água. A natureza da água faz com que ela atravesse qualquer coisa. Depois de 100.000 anos ela pode fazer um buraco em uma pedra. As bolinhas de gude fazem o mesmo, não importa o que eu faça para tentar controlá-las. Elas simplesmente ficam vazando através de qualquer obstáculo que eu coloque… Eu vou te que corrigir alguns problemas de fuga de bolinhas de gude para poder fazer um tour”.

A máquina é, como planejado, programável, a partir de uma roda central com 32 barras, e o tom da música pode ser ajustado enquanto você toca – no vídeo publicado, ela começa em E (MI) e depois passa para C maior (DÓ maior). “Na teoria, dá para seguir mudando sem parar”, conta Molin.

Os planos futuros incluem criar novas máquinas, algumas menores, e talvez outras melhor afinadas para tours, já que a máquina atual precisa ser desmontada e reconstruída para ser movida. Você pode conferir vídeos da construção da máquina no site Wintergatan.net. [Wired]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

1 comentário

Deixe seu comentário!