Conheça o Santuário da Verdade, um gigante de madeira tailandês

Por , em 16.02.2011

O Santuário da Verdade, com 105 metros e abrangendo 32 hectares de terra, no alto de uma rochosa colina com vista sobre o oceano, é a visão mais magnífica do norte de Pattaya, e uma das atrações turísticas mais populares da Tailândia.

O santuário é inteiramente esculpido em madeira. É uma espécie de tributo gigantesco a “Visão da Antiga Terra”, ao “Conhecimento Antigo” e a “Filosofia Oriental”. Parece um palácio Thai ou um templo, mas na verdade não é nenhum deles. Muitos o consideram um monumento ao artesanato tailandês.

As esculturas elaboradas e maravilhosas são inspiradas em quatro grandes influências filosóficas e artísticas na Tailândia (chinesa, thai, khmer e hindu). Cabeças de Buda, animais sagrados e todos os tipos de temas religiosos e filosóficos são retratados em milhares de esculturas de madeira que adornam tanto o interior quanto o exterior do santuário.

O santuário possui quatro setores para cada uma das quatro crenças que inspiraram a construção. Os folhetos explicativos falam de “compreensão da vida antiga”, “relação da vida com o universo” e “objetivos comuns da vida através da utopia”. Isso tudo é um pouco demais para o turista médio, mas você não precisa entender tal conteúdo para apreciar a beleza que rodeia o lugar.

O santuário é ideia de Lek Viriyaphant, também conhecido como “Khun Lek”, um bilionário excêntrico que queria mostrar às pessoas o rico patrimônio arquitetônico e cultural da Tailândia. A construção do monumento começou em 1981, depois de anos de pesquisa. Ele batizou-lhe Santuário da Verdade e insistiu que fosse exclusivamente construído de madeira teca.

Essa é a razão por que a construção está sendo tão demorada. Ela deve estar pronta em 2025, mas, infelizmente, Khun Lek faleceu alguns anos atrás e não será capaz de admirar a sua obra-prima. Ele deixou instruções específicas, entretanto, que estão sendo seguidas a risca.

Apesar de ser um trabalho em progresso, o Santuário da Verdade recebe muitos turistas. Portanto, para manter pelo menos alguns a distância, a fim de que os escultores continuem fazendo sua arte, uma taxa de entrada de 26 reais foi criada. Ainda assim, muitos pagariam até mais pela oportunidade de ver a maravilha de madeira. Como você deve suspeitar, parte das esculturas exteriores já se deterioraram depois de décadas de exposição, mas os escultores estão trabalhando duro para reparar qualquer dano.

[OddityCentral]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

11 comentários

  • Magda Patalógica:

    Belíssimo.
    Na arquitetura tailandesa, cada elemento, cada jesto possui um siganificado e a soma desses significado compõe o conjunto.
    Pena que faltou na matéria, uma pequena explicação da composição desses elementos que dão ao templo o nome de Santuário da Verdade.

    Para nós, ocidentais, tal interpretação fica difícil, por razões culturais.
    Mesmo sem entender muito, o templo é lindo e majestoso.

    Fui.

  • jose cassimiro:

    interessante,contudo,precisava de fotos da parte interna.

  • Douglas LK:

    Incrivel! mas falto fotos da parte interna.

  • Eduardo Gomes:

    Só não entra politico brasileiro nesse santuario!

  • Raimundo Nonato:

    Este Santuário, me deixou encantado com tanta beleza feita pelo homem, inspiração dada pelo Senhor dono da vida, gostei de ver lindas imagens.

  • Ice Blue:

    Uma obra de arte!!!

  • Robson:

    É muito legal, mas o gênio faz tudo de madeira! puts, não vai precisar de 50 anos pra tudo virar pó.

  • Lucas:

    Essa ai foi a o santuário mais bem feito q ja vi!!!
    Imagina o trabalho q não deu pra fazer isso???
    Isso mostra como eles acreditavão na religião deles na época em q foi feito.

  • ?????:

    Quantas toneladas de madeira foram utilizadas?

  • Leonardo de Souza:

    Ual, fiquei hipnotizado vendo essa perfeição toda.

  • daia:

    Show..incrível.

Deixe seu comentário!