Escolha bem o nome do seu bebê. É importante!

Por , em 14.06.2010

Um dos momentos de maior discussão entre casais, durante a gravidez, é a escolha do nome da criança. E não é para menos: uma pesquisa da Universidade do Noroeste, em Illinois (EUA), investigou os efeitos permanentes do nome de uma pessoa na sua identidade, desde a formação na infância. Os resultados, segundo eles, justificam porque os livros de nomes de bebês são tão procurados e a escolha, em geral, é muito ponderada até que se chegue a um consenso entre pai e mãe.

A pesquisa foi feita em países de idioma inglês, onde há alguns nomes usados tanto para homens quanto para mulheres, como Ashley e Shannon. Entrevistas com os pais e testes sociológicos mostraram que nomes assim podem trazer problemas de identidade às crianças. Segundo eles, há alguns nomes sonoramente masculinos e outros femininos, e é recomendável escolher um “bem definido”. Uma enquete na Inglaterra mostrou que um em cada cinco casais se arrepende do nome que escolheram para os filhos. Na maioria das vezes, o arrependimento é devido ao nome ser “incomum” ou “diferente”.

Mas a influência, segundo os psicólogos, vai além da identidade sexual. Entre os pesquisados, meninas com nomes sonoramente mais femininos (em geral, que terminam com “a”) tendiam a escolher cursos de humanas na faculdade, enquanto as que tinham nomes “unissex” pendiam para as exatas. Assim, os efeitos da escolha não estão limitados ao comportamento, embora o estudo também tenha observado algo nesse sentido.

O estudo condena nomes muito complicados (que entram no argumento do “diferente”, citado acima). É preciso, segundo eles, ter cuidado com o modo como o nome é soletrado e o quão incomum ele é. Nomes de ortografia diferente da comum (tais como Raphael, Marcus, Gabrielly), em que a pessoa precisa soletrar sempre que fornece o nome por algum motivo, têm efeito psicológico negativo.

Também foram analisadas as raízes da escolha dos nomes. Numa delas, a socioeconômica, os pesquisadores concluíram que também há uma tendência. Um dos pesquisadores literalmente destrinchou os nomes para observar que fonemas eram mais comuns em determinados grupos sociais, dos quais alguns soam mal de qualquer maneira, devido a um preconceito cultural (ele cita o exemplo “George”). Segundo ele, existem nomes que em geral são dados a pobres e outros a ricos.

Fenômeno parecido é observado por aqui, onde os ricos têm nomes de apóstolos de Cristo, tais como Pedro, João ou Marcos, e as meninas levam nomes simples, embora haja uma boa variedade. Enquanto isso, a classe baixa prefere Willianson, Dionatan ou Edenílson, para os meninos, e Gislayne, Keyla ou Jucileia para as meninas. Isso quando não tiram nomes de letras de música, ou de atores famosos, pronunciados e soletrados à sua maneira.

Essa tendência, segundo o pesquisador, tem consequências fortes. Nomes que soam como “nome de pobre” pode marcar a identidade da pessoa, não apenas por conta dela própria como pela sociedade em geral. Escolhendo, por exemplo, entre um Paulo e um Wandernelson, as pessoas estariam predispostas a confiar na palavra, a contratar para um emprego ou a ser mais simpáticas com Paulo. Quanto a nomes insólitos ou esquisitos, o pesquisador afirma que podem causar uma queda da auto-estima das pessoas.

Alguns pais gostam de dar um nome totalmente incomum ao filho, para que ele seja único e não “apenas mais um na multidão”. Isso também tem efeitos observáveis; crianças com nomes “únicos” tendem a ser mais isoladas do círculo social, e vice-versa. Há muito o que se considerar quando se escolhe para um filho algo que ele provavelmente vai carregar por toda a vida. [Live Science]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

43 comentários

  • Thayany Freitas:

    Tábata/ Thabata é um nome muito bonito

  • andregustavo:

    No caso de uma pessoa com nome esquisito, mas que vive bem com isso (pode acontecer) ser preterido do emprego por algum recrutador ler esse artigo e inferir que o rendimento dele seria baixo devido a tendância a baixa auto-estima? Qual seria o benefício desta pesquisa?

  • Ana Suzuki:

    Isto é verídico. Eu estava num cartório, ia cair uma tempestade e um homem bem caipira, aflito, pediu-me para ser testemunha na certidão de nascimento do filho. Perguntei que nome ia ter a criança e ele respondeu “Sebastião”, em homenagem ao avô. Expliquei a ele que esse nome ia prejudicar a criança, porque era nome de pobre, que era melhor fazer outra homenagem ao avô. “Antão seje o nome que a sinhora quisé, causo que eu tenho que ir simbora depressa” Com isso não concordei e fui desfilando uma série de nomes para que ele mesmo escolhesse. Quando cheguei em Eduardo, ele gritou “Duardo! Que nome mais lindo, inté minha muié vai gostá!” Até hoje tenho a curiosidade de saber por onde anda esse meu Eduardo.

  • Shanalise:

    E o que dizer de mim com o nome de Shanalise que se pronuncia Chanalize?! o.O kkkkkkkk
    Muitas pessoas até hoje não sabem como se pronuncia meu nome.

  • RAYANNE ARISTTYNNE:

    RAYANNE ARISTTYNNE
    MESMO QUE O MEU NOME E ESTRANHO ESSE ARISTTYNNE MAS E LEGAL E BEM DIFERENTE PRA COMBINAR MINHA FILHA VAI SE CHAMAR RAYNNARAH FHERNANDHA ….

  • thammyres:

    MEUUU NOMEEE É ABENÇÕADO POR DEUS,ADORO PRONUCIA-LO Á TODOSS
    NOME FACIL E DE TINBRE FORTE SOA AOS OUVIDOS DE TODOS,EM ALTO GRAVE!!

  • joice:

    oi meu nome e joice e eu gosto muito do meu nome ,pq ele e pequeno e sinples

  • Annie Sophia:

    Bom ! eu so gosto de nome um pouco estranhos , nao gosto de nomes muito comuns , entao escolhi o nome dos meus filhos Pietra & Joao Pierre , bom muitas pessoas criticam , mais cara cada um tem seu gosto e se nao gosta tenha a minima educaçao de respeitar !

  • elediana:

    ELEDIANA É BONITO

  • Juliana:

    E Juliana então? É muito comum, tanto que até me irrita! Eu gosto do meu nome, mas NUNCA fui a única Juliana.

  • ELISANDRA:

    eu me chamo ELISANDRA
    gosto muito do meu nome apesar de nao saber qual motivo q minha mae me deu este nome mais acho legal sao poucas ELISANDRA que conheço

  • Marjana:

    Eu adoro o meu Nome, pois ele é diferente, e o nome dos meus filhos tbm serão diferente, não quero um nome sem graça que metade do mundo tem

  • crazydogg:

    o ruim mesmo é o cara se chamar “Jacinto Leite Aquino Rego”
    se eu tiver um filho eu vou dar o nome de “Tiburcio Ginovévo”
    e torrar fortunas com psicologos para tratar o pirralho complexado !!!
    to zuando só.
    vou dar o nome de paulo ou vitor

  • pessoa:

    um nome q achei mara foi, KIWLLY, diferente e bonito!!!!!

  • Tábata:

    Já sofri muito com meu nome, por causa dos apelidos de tábua, tabuada, batata etc. Meu nome é diferente, mas eu adoro ele, foi tirado de um seriado de tv e é difícil encontrar uma Tábata. Por isso, quando fiquei grávida queria que meu filho tivesse um nome diferente também, então escolhi Dartagnham, mas ninguém da minha família aceitou, e pelo fato de ele poder sofrer na escola, troquei para Pedro Henrique, lendo está reportagem vi que foi a melhor escolha.

  • Dani:

    Por isso meus filhos são Lucas e Andressa! Ainda bem que eles gostam! ^^

  • Cesar:

    Quem recebe o nome de César Augusto fica com mania de grandeza. Falando nisso, aí ninguém disse ainda “a César o que é de César”.

  • Júnior:

    Sempre odiei que me chamassem pelo primeiro nome (Edvaldo), pra mim nome é aquele que você cresceu sendo chamado.

    Quer ver eu me antipatizar de alguém? É a pessoa dizer que “Júnior” não é nome!

    Se eu pudesse colocaria Júnior como o primeiro nome, fazer o que se meus pais não tiveram o trabalho de escolher um nome para mim, simplesmente copiaram o do meu pai. 🙁

  • Marieva:

    é tipo maria eva minhas avos maria e eva

  • Marieva:

    puts, eu sou feliz com meu nome estranho

  • Akylle:

    Como citado no texto realmente as vezes me sinto isolado do circulo social, pois meu nome chega a ser exótico.

  • santana:

    sou uma mulher com nome de homem e sobre nome as vezes as pessoas se assustan mas ja estou acostumada ate gosto quando me pergunta santana mesmo sim santana mesmo.

  • Kerensky:

    @ Julie Anne

    Concordo com a Eliane. Seu nome é magnífico. Lembra-me uma música de John Frusciante, “Anne”. Quando não souberem pronunciar seu nome, insista até que memorizem. ;D

  • eliane gonçalves macena:

    meu recado é para Julie Anne, olha seu nome é lindo e voce não deveria desistir dele não, as pessoas na maioria não falam certo é por pura preguiça mesmo, outras, porque não conseguem mesmo, mas console-se comigo que o meu pai queria por o nome de Barbarella( por causa de um maldito filme que ele assistiu e so não colocou pq no cartorio não souberam escrever,dai ele falou :ja que não pode fica …é….é ..”liane” ficou
    eliane 😛

  • Bruna:

    Graças a Deus, os meus pais souberam escolher bem o meu nome…Eu sei que é comum(todo ano tem mais 1 ou 2 Brunas na minha sala), mas eu gosto muito…
    Bruna: sig.morena

  • Julie Anne:

    O pior do meu nome é que sempre pronunciam errado… a intenção da minha mãe é que a pronúncia fosse como na língua inglesa mesmo… porém meus conhecidos (a maioria) me chamam de Juliane, morro de raiva. Quando fiz quinze anos, nunca mais disse que me chamava ‘Julie Anne’ pois ninguém conseguia memorizar. Daí hoje é somente ‘Julie’.

  • edilson:

    o mundo sao dos adaptaveis, criativos e os superadores de todos e qualquer obstaculos convencionais,tradicionais do mundo. Ousar, os sucesso se alcança co este preço!

  • Rosangela:

    Ok! Gray. Eu gosto do meu nome. A melhor definição que já recebi sobre ele foi… “uma poderosa combinação de flores e anjo”. E eu adorei!!!

  • Raphael:

    Q DROGA!kkk

  • Roni:

    Tem um primo da minha esposa que se chama WINDRENER, e como esta escrito na materia, ele tem cerca de 10 anos, é uma criança reservada, tem dificuldade em se relacionar com outras crianças, timido etc..

  • Farofa:

    haha muito bom… meu tio estudou com uma moça que chamava Madeusa (isso porque a mãe dela quis dizer MADE IN USA, é sério não é piada)

    e minha mãe é professora um dia eu estava passando a folha de chamada dela pro excel e eu vejo um nome Dieimis (fiquei com dó, no caso seria James) e mais embaixo outro Tiarles(seria Charles), eles eram irmãos… mta sacanagem isso

  • Gray:

    Acho que teve gente que não entendeu direito, hehe

    O importante não é o significado do nome, mas sua normalidade

  • JOULLYLYSON:

    JOULLYSON

    Sei que meu nome é diferente e sempre tenho que soletra-lo, já estou acostumado, mas não tenho nada contra, claro que nomes estranhos ou que sejam motivo de vergonha devem causar certas frustrações e devem ser alterados assim que possível.

  • Jeann:

    Fiquei pensando… Jeann Franz Rodrigo, isso sem o sobrenome
    nome compostode 3 e dificil de encontrar…
    sem falar que tenho que soletrar “jeann com “j” e 2 “n”
    franz – francis? Nao ! Franz ? F-R-A-N-Z.

    *risadas

    jeann= Deus e bondoso, Deus e gracioso
    Franz= Um Homem Livre
    Rodrigo= Famoso pela gloria

  • Manoel:

    Acho que a ciência ortodoxa vai ter uma grande surpresa quando puser um olho sobre a Numerologia !
    É impressionante como as características numerológicas do nome (isso para não falar da data de nascimento) de uma pessoa refletem aspectos diversos de sua realidade.

    Manoel ( origem: Emmanuel = Deus conosco. )

  • Lucindo:

    putz, to fu$¨%………agora sim minha auto-estima vai pra casa do chapéu!!! kkkkkk

    brincadeiras a parte, como td em ciencias humanas/sociais…isso é totalmente inconclusivo…..

  • luna:

    tem nomes diferentes,e nomes estrangeiros que hoje são passados para o português que ficam muito esquisitos. Como Michael jackson que acabam registrando como Maico Jequison, isso é vero!

  • ken follet:

    nomes diferentes é importante, estou cansado de ver joão da silva e jose dos santos, são homonimos…que dificulta a vida das pessoas.
    são bem repetitivos….cria embaraços….
    abraços…gallo forte e vingador…

  • ana lucia:

    Com certeza, o nome é a primeira impressão que se tem de uma pessoa.É importante saber o significado do nome antes de registrar uma criança, ainda bem que hoje a lei tem impedido muito pai maluco de colocar nomes pejorativos nas crianças e também dá direito ao cidadão de rever o seu registro no caso do seu nome lhe causar embaraço.É o caso das crianças: xerox, fotocópia e autenticada: isso é nome ou é uma piada? Eu gosto muito do meu nome: Ana Lúcia, Ana=agraciada ou cheia de graça e Lúcia=Lúcius= aquele que é da luz. E com certeza, essa profecia se cumpre na minha vida.

  • Miguel Romário B.Albernaz:

    Realmente nome é tudo! Meu pai colocou o meu de Romário,só que não gostei muito não! Queria mesmo era: Miguel! E por isso coloco Miguel Romário B.Albernaz. Pois Miguel significa: “Igual a Deus” e “Ninguém é como Deus”. Gabriel também é lindo,significa a “Força de Deus” ou “Deus enviou”. Daniel: “Deus é meu juiz”.Natanael “Dom de Deus”. Samuel “Chamado pelo SENHOR”. Enfim,o que vale mesmo é um nome lindo e especial, pois certamente a criança levará pelo resto de sua vida!!!

  • Theo:

    corrigindo, quando eu disse para a patria eu quiz dizer mais para a linguegm da patria, como o Paulo que eu disse seria a tradução de Paul em ingles…

  • Theo:

    Theo seria um nome bem diferente mas sempre gostei afinal significa “deus”, sem me comparar claro, porem acredito que os nomes que soem mais para a patria como Paulo seja mais confiavel que um Herbert por exemplo…

  • Thaynan Ribeiro:

    FATO…
    Eu que o diga…

Deixe seu comentário!