Conheça os quartos secretos onde os comissários de bordo dormem em voos longos

Por , em 27.06.2016

Comissários de bordo precisam muitas vezes trabalhar em voos de longo curso que duram mais de dez horas. Pode parecer que eles estão sempre a sua disposição, trabalhando este tempo todo, mas eles são humanos assim como nós. Ou seja, precisam dormir.

É óbvio que eles se revezam para que sempre haja alguém disponível para atender as necessidades dos passageiros. Mas, quando precisam descansar, existe um lugar destinado exatamente para isso nos aviões.

A maioria dos Boeing 777 e 787, por exemplo, têm uma escada escondida que leva a um conjunto pequeno de quartos sem janelas para a tripulação. Porém, os clientes das companhias aéreas nem imaginam que tais “compartimentos secretos” existem, porque nunca os veem.

Veja como são alguns desses quartos: [BusinessInsider]

Geralmente, as áreas de descanso da tripulação ficam escondidas atrás do cockpit, acima da primeira classe, como esta do Boeing 777:

cabine tripulacao dorme 1

Escadas secretas levam até os quartos, onde a tripulação de cabine dorme:

cabine tripulacao dorme 2

Uma vez que você passa as escadas, normalmente, um código ou uma chave são necessários para abrir a porta que dá para as camas:

cabine tripulacao dorme 3

Algumas cabines são inseridas através de uma porta secreta que se parece com um compartimento típico de carga. Esta é a do Boeing 773 da companhia American Airlines:

cabine tripulacao dorme 4

Um aviso divulga o que está por trás dessas portas (oito camas para membros da tripulação), embora provavelmente você nunca vá ler tal aviso tão de perto:

cabine tripulacao dorme 5

Oito ou sete camas (dependendo da companhia) compõem a área de descanso do Boeing 787 Dreamliner:

cabine tripulacao dorme 6

Essa é uma das áreas de descanso do Boeing 777, que, dependendo da companhia aérea, pode ter de seis a dez camas, bem como espaço de armazenamento pessoal para cada membro da tripulação:

cabine tripulacao dorme 7

No Boeing 777, os pilotos têm seus próprios compartimentos para dormir, que apresentam duas camas e dois assentos de classe executiva, além de espaço suficiente para um armário, pia ou lavatório, dependendo da companhia aérea:

cabine tripulacao dorme 8

As camas, que possuem geralmente em torno de 1,82 m de comprimento por 76 cm de largura, são divididas por cortinas destinadas a abafar o ruído:

cabine tripulacao dorme 9

As cortinas também podem servir para mais do que apenas privacidade. A advertência rigorosa de “um por cama” desaconselha qualquer “interação” não aprovada pela companhia:

cabine tripulacao dorme 10

As camas geralmente têm luzes de leitura, ganchos e espelhos, assim como espaço de armazenamento pessoal. Normalmente, vêm com cobertores e travesseiros, ocasionalmente até pijama. Alguns quartos – novamente, isso varia de acordo com companhia aérea – incluem ainda sistemas de entretenimento:

cabine tripulacao dorme 11

Alguns aviões, como este Boeing 787 Dreamliner da companhia Air Canada, têm áreas de dormir mais abertas:

cabine tripulacao dorme 12

Outros têm beliches empilhados em cima uns dos outros, como este avião A380 da Malaysian Air:

cabine tripulacao dorme 13

Enquanto a maioria das camas parece claustrofóbica, mesmo algumas bem pequenas como esta do A380 da Singapore Airlines parecem confortáveis:

cabine tripulacao dorme 14

Esse Boeing 773 da American Airlines tem camas colocadas ao longo de um corredor. O corredor é tão baixo que é preciso agachar para atravessá-lo:

cabine tripulacao dorme 15

Definitivamente, nesses quartos não há espaço para se levantar:

cabine tripulacao dorme 16

Para voltar para a cabine principal, há uma saída de emergência sob uma das camas, que leva a ela através de um compartimento de bagagem trancado por fora:

cabine tripulacao dorme 17

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 4,83 de 5)

Deixe seu comentário!