Ao contrário de Stephen Hawking, outros cientistas acreditam que contato com vida alienígena pode ser benéfico para a humanidade

Por , em 15.05.2017

Tanto a pessoa mais cínica na Terra quanto o maior otimista do mundo poderiam facilmente olhar para tudo ao seu redor e perguntar: será que estamos realmente sozinhos no universo? Seja qual for a razão para fazer a pergunta, podemos ter uma resposta mais cedo do que pensamos – e essa resposta provavelmente será “não”. O escritor de ciência e comediante Ben Miller postula em seu livro The Aliens Are Coming! The Extraordinary Science Behind Our Search for Life in the Universe (Os aliens estão vindo! A ciência extraordinária por trás de nossa busca pela vida no universo, em tradução livre) que uma das forças mais poderosas que moldam a ciência hoje é a crescente busca pela vida no universo, abastecida pela crença de que não estamos sozinhos. Ele acredita que, por causa de nossas tecnologias atuais, saberemos sobre a vida nos planetas semelhantes à Terra nos próximos dez anos.

Já deveríamos ter encontrado extraterrestres?

É fácil ver a razão pela qual ele pensa assim. Os cientistas identificaram um exoplaneta que eles descreveram como o melhor candidato para a vida como a conhecemos – talvez um alvo ainda mais importante para a caracterização do planeta em zonas habitáveis ​​no futuro do que Proxima b ou TRAPPIST-1, e estes também foram recentemente descobertos. Falando em Proxima b, o James Webb Telescope provavelmente nos dará as imagens que vão esclarecer seu potencial para suportar a vida, como fará com outros exoplanetas.

Nos últimos meses, os cientistas afirmaram que as rápidas explosões de rádio que interceptamos do espaço exterior podem muito bem ser evidências de vida alienígena. Agora, eles estão trabalhando para discernir se a tecnologia alienígena pode ser sua fonte. Os cientistas também acreditam agora que a vida pode existir em Europa, uma das quatro luas de Júpiter. Recentemente, os planos da NASA de enviar um aterrador em busca de bioassinaturas que possam sinalizar a presença de vida extraterrestre dentro de seu núcleo quente entraram em ação. Europa pode ser o lar de um oceano subterrâneo, tornando-o um lugar ideal para procurar vida alienígena.

Em 2016, os pesquisadores fizeram melhorias no observatório Atacama Large Millimeter / Submillimeter Array que poderiam tornar mais fácil encontrar água em corpos celestes. Essas melhorias foram direcionadas especificamente para a busca contínua pela vida alienígena, assim como a parceria entre a Iniciativa Breakthrough para encontrar vida alienígena e os Observatórios Astronômicos Nacionais da China.

Extraterrestres já podem ter visitado nosso sistema solar

A equipe chinesa usa o telescópio FAST de 488 metros e agora ele está sendo usado em parceria com os maiores telescópios de rádio do mundo, incluindo o Observatório Parkes na Austrália e o Telescópio Green Bank nos EUA, para procurar vida extraterrestre. Em 2016, os cientistas também adotaram métodos mais precisos para estudar a atração gravitacional de estrelas distantes, facilitando a coleta de dados sobre o tamanho e o brilho da estrela, a probabilidade dos oceanos de água e a possibilidade da vida estar presente.

Bom ou ruim?

Por que somos tão fascinados com essa busca por vida no universo? Em primeiro lugar, o contato com formas de vida extraterrestres poderia significar coisas extraordinárias para a humanidade se acontecer em breve – algumas das possibilidades são assustadoras, mas a maioria delas são promissoras.

Stephen Hawking é uma das vozes mais conhecidas e respeitáveis ​​que adverte contra fazer primeiro contato com vida alienígena. Seu argumento é simplesmente que não temos maneira de saber o que está lá fora, e que, historicamente falando, à medida que civilizações mais avançadas entraram em contato com culturas menos avançadas, estas últimas têm sido tipicamente oprimidas e agredidas. No entanto, vale a pena notar que, quando falamos historicamente, estamos, por necessidade, limitados à nossa própria história humana. O que estamos observando pode não ser um padrão comum a toda a vida. Pode ser simplesmente um padrão comum às culturas humanas.

Em contraste, o Instituto SETI (Pesquisa de Inteligência Extra Terrestre) é povoado por pessoas que sentem que temos pouco ou nada a perder, procurando outras formas de vida. A SETI deu origem ao METI International (Messaging Extra Terrestrial Intelligence), que está ativamente buscando contato.

Douglas Vakoch, professor do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Estudos Integrais da Califórnia e presidente da METI International, discorda fortemente de Hawking. Ele acha ilógico esconder nossa existência como espécie, já que já estamos enviando transmissões de rádio e televisão em forma de radiação eletromagnética por quase 100 anos. Vakoch conclui que qualquer cultura com a sofisticação tecnológica para dominar viagens interestelares já poderia perceber nossos sinais vazados e, portanto, já estariam cientes de nós.

11 características dos aliens, de acordo com a ciência

O METI, liderado por Vakoch, está agora trabalhando para atingir sistemas estelares dentro de 20 ou 30 anos-luz com repetição de mensagens como parte de um esforço para acumular dados para testar o Paradoxo de Fermi e a Hipótese do Jardim Zoológico. Idealmente, dentro de algumas décadas, Vakoch e sua equipe esperam que eles vão gerar uma hipótese testável com dados suficientes e métodos padrão revisado por pares.

Quanto a Miller, ele também não está no mesmo time de Hawking, e acha que os benefícios do contato superam os riscos. O potencial de aprender sobre tecnologia avançada para viagens espaciais, reparar o ambiente do planeta e muitas outras aplicações é um benefício óbvio para o contato. Para o astrônomo Neil deGrasse Tyson, o grande benefício do contato é mais profundo: agora, nossa compreensão da vida é extremamente limitada, e isso porque nós só temos nossa própria amostra de vida terrestre para estudar. A noção de que temos uma compreensão da tremenda diversidade da vida é um tanto tola quando você pensa nisso neste contexto. Todo o conjunto de observações compartilham uma única origem e uma existência codificada que transmite hereditariedade e media a replicação via ácidos nucleicos.

Nossas explorações da galáxia para encontrar contato com outras formas de vida poderiam nos dar outros exemplos e amostras, e um sentido mais verdadeiro do que a vida é verdadeiramente. Este tipo de conhecimento tem o potencial de mudar tudo o mais que pensamos que sabemos, muito provavelmente para melhor. [Futurism]

• Teórico Alternativo:

Pra humanidade fica a pergunta, mas para eles seria péssimo.