Corpo perfeito: você trocaria parte da sua vida por um?

Por , em 24.06.2011

O corpo perfeito… ou sua vida?

Universitários britânicos levantaram essa hipótese em uma pesquisa, para saber qual é o grau de importância que as pessoas dão à beleza estética.

Surpreendentemente, quase um terço das mulheres jovens disse que trocaria no mínimo um ano de suas vidas em troca do corpo de seus sonhos.

10% trocariam dois anos de suas vidas e 2% perderiam uma década de vida pela mudança. Houve até quem trocaria vinte ou mais anos em troca da beleza, representado por 1% dessas mulheres.

Esse quadro indica um fator alarmante entre os jovens. Hoje, uma aparência perfeita pode ser considerada mais importante do que qualidades como bondade, honestidade, senso de humor ou inteligência.

A preocupação com a aparência está começando cada vez mais cedo. De acordo com a Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos, mais de 326 mil jovens e crianças de até 18 anos fizeram procedimentos cosméticos e estéticos em 2004.

É habitual que jovens tenham o desejo de realizar mudanças no corpo, como a remodelação de orelhas de abano, correção de seios assimétricos, redução de mamas masculina e remodelação do nariz.

O que assusta muita gente, entretanto, são procedimentos que se restringiam aos adultos se tornando parte do universo de consumo já na infância e na adolescência – como a lipoaspiração e a implantação de silicone nos seios. Procedimentos como esses fazem com que as crianças se pareçam cada vez mais com adultos e envolvem mais as questões de sexualidade do que de autoestima.

Com a falta de maturidade, crianças e jovens podem ter uma falsa crença de que as mudanças de seu corpo promoverão melhorias em suas vidas.

Os pais e os médicos devem ter certeza de que esses jovens têm a noção do que as alterações no corpo podem, ou não, trazer a eles, antes de qualquer mudança brusca. Também é necessário um ambiente em que os jovens não sejam levados a dar mais valor à aparência do que ao caráter das pessoas.

Um dos maiores exemplos de nossos tempos da beleza impossível é a Barbie. A aparência da boneca pode fazer com que as meninas, desde cedo, criem uma ideia inalcançável de beleza. E é fácil de entender o motivo.

A cintura da boneca é 39% menor do que a média das pessoas anoréxicas. A gordura do corpo seria 17% menor do que a necessária para a menstruação. Pesquisadores criaram um modelo de uma adulta com as proporções da Barbie no computador e descobriram que as costas dessa pessoa não suportariam o peso de seu corpo. Além disso, ela poderia ter apenas metade de um fígado normal e apenas alguns centímetros de intestino. Assim, logo morreria de desnutrição. Essa brincadeira de garotas, somado à pressão para a beleza inexistente, pode levar a ideias nem um pouco divertidas.[Newsmax]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

63 comentários

  • Juliana7:

    O comentário da “Incógnita” foi demais, to morrendo de rir!!!!!!!!!

  • Alex Keher:

    Já dizia o sábio Lobão: “É preferível viver dez anos a mil do que mil anos a dez” ou como o adágio chinês: “É melhor viver um ano como tigre que 100 anos como cordeiro.”

  • Feh:

    Affe que insegurança mil dessas pessoas que venderiam um tempo de suas vidas para ficarem bonitas!

    Más confesso que admiro muito a beleza exterior!

  • kayane porto alegre RS:

    muito ilário os comentarios!!!
    kkkkkk

  • jane:

    A pergunta é hipótética, e respondendo a ela se pudesse trocaria anos de velhice por anos saudáveis, com muito folego pra viver bem, pq nada pior q um corpo doente, velho, acho q viver assim não vale é pena só enfado, tenho pena de pessoas presas a um corpo doente, com doenças q deixam limites grandes demais,eu se fosse em mim pedia eutanásia e falo sério… Trocar anos por corpo perfeito?, Depende, mas to bem com meu, não é lá estas coisas mas tenho saúde, procuro me cuidar.Isso q me importa.

  • Mah:

    Prefiro morrer magra do que viver gorda ‘-‘

  • sabio:

    corpo perfeito!!! corpo perfeito é corpo saúdavel, quem estraga a saúde por questão de estética, não passa de um retardado(a).

  • claudemir da silva:

    muitas bobagem!

  • Ana:

    Ser belo não e certeza de felicidade, tem muita gente perfeita esteticamente que é muito infeliz. Tem pessoas muito bonitas que eu conheci que eram super enjoativas e outras esteticamente fora do padrão que foram inesquecíveis…

  • gloria:

    Eu rezo a São José pra morrer em pe!

  • yiuri:

    muita bobagem nesse mundo

  • incógnita:

    Tipo, eu sempre fui feio, perdi muitas mulheres – ninguém queria ficar comigo- e inclusive minha primeira paixão. Comecei a malhar, melhorei meu fluxo sanguíneo, respiração e estética. Parece que o mundo mudou pra mim. Sério, eu não perdi o meu tempo, eu o aproveitei e estou feliz com isso. Muitas vezes nas academias conhecemos pessoas interessantes.
    O fato não é “trocar o tempo de vida”, mas sim aproveita-lo, adquirir saúde e além disso, pessoas como eu que sentiram rebaixados pela natureza querem muito melhorar. Tem uma frase interessante que diz o seguinte “As mulheres se apaixonam por aquilo que ouvem. Homens por aquilo que vêem. Por isso as mulheres usam maquiagens e os homens mentem

  • Babi:

    Realmente não a nada de mais as pessoas quererem se olhar no espelho e se ver bem bonito,perfeito.Mas infelizmente as pessoas esquecem que irão morrer e feder igual as outras,e irão ficar velhas e vai cair tudo,Nos dias de hoje os homens ficam com essas mulheres bonitas só pra ficar pra mostrar para os amigos,mas na hora de casar é com as gordinhas, e já foi comprovado a gordinha tem mais fogo na cama do que as magrelas blssss

    • BARRIGUDO:

      babi,com certeza as gordinhas são mais fogosas na cama,tenho prova disso,e gosto de montão de uma fofinha…

    • Mulher:

      Bem, como sempre fui magra e meu marido graças a Deus não tem o que reclamar quanto ao meu “fogo”, não posso concordar com esse comentário… depende mais da pessoa, de como ela se sente, de sua autoestima e de outras variáveis do que o fato de a pessoa ser magra ou gorda…

  • Renato_kami:

    vendo o titulo eu diria…eu trocaria minha vida pelo corpo perfeito(mas perfeito mesmo!) se tivesse 10 anos de vida pra aproveitar…imagina o q eu poderia fazer em 10 anos com uma beleza “divina”? é fato que hoje em dia na sociedade que vivemos muita coisa se conquista pela beleza…nada mais razoavel dos jovens e crianças quererem isso além dos adultos.

  • Anderson:

    corrigindo…

    É ISSO QUE DÁ PASSAR TANTO TEMPO NA FRENTE DA TV”””

  • luciana:

    Alouuuu Bregueje
    Muitos países de origem árabe estão na África, lá quanto mais gordurinhas, mais camelos a mulher vale.

  • Lucia de Fátima:

    Olha estou muito triste com o que eu li até entendo que algumas pessoas trocariam parte de sua vida para ficar com o corpo bonito me faz crer que muitos estão afastado de Deus e ainda não descobriram que a maior beleza do mundo vem de dentro do seu ser.

    • Miguel:

      É verdade que a maior beleza é a interior, mas acho que não tem mal as pessoas quererem olhar-se ao espelho e gostarem do que vêm…

  • gloria:

    Daqui a pouco tempo veremos as consequencias de se valorizar o que é efêmero, tudo tende a envelhecer e acabar, ñ adianta silicone, plasticas, maquiagens,remédios. Nada é para sempre!O melhor de tudo e ter saude, um teto sobre a cabeça,, uma cama limpa e macia,agua e alimentos de qualidades, amor e tolerancia ,e muita força e vontade p\ mudar o q dá o q ñ der aceitar sem estres, o resto q vier é lucru!

  • anderea:

    sabe a sociedade tem que parar de enganar si mesmo silicone para que? para ter peitos maiores para enganar homem fortes e saudáveis e para enganar que tem dentro de si uma cara feia cheia de nada peso no peito que n serve pra nada brincos para pesar orelha nada disto serve para nada alem de atrair um parceiro? sabe isso não ta seguindo ritmo natural pessoas saudáveis se juntando com uma pessoa com uma ilusão artificial no corpo para criar um ser que terá problemas no futuro não sou afim de criar raça perfeita mais sair do rumo natural tem sérias consequencias

  • vanilda:

    So uma perguntinha: voces estao sendo sinceros? Esse negocio de padrao depende do meio em que a pessoa vive .Na Africa ,ou na India a avaliaçao seria diferente.Mas se matar p ter um corpo perfeito é desamor d mais por si proprio.Corrigir esta certo.

    • Bregueje:

      O que querias dizer com:
      Na Africa ,ou na India a avaliaçao seria diferente!?
      Eu sou Africano OK!

  • Marcos:

    Do que adianta viver 100 anos insatisfeito com o seu corpo e a auto estima lá em baixo, se olhar no espelho durante os 100 anos e se achar uma droga, nem um pouco atraente, seria viver os 100 anos como tortura. Agora se for possivel vender 30 anos destes 100, por um corpo perfeito, ótimo seria então 70 anos se amando, olhando no espelho com prazer, a auto estima lá em cima devido as pessoas te elogiarem e olhares estranhos te desejarem, isso seria um negocio da china.

    • Anderson:

      Quanta falta de princípios!
      Valorizar o “material” ao moral…
      Por isso que nossa sociedade está indo pro buraco!

      CONTINUEM ASSISTINDO TV…!!!

    • Miguel:

      Não achei que fosse falta de princípios… Perferia viver 100 anos descontente com o seu corpo e sem autoestima? Concordo com o Marcos!

  • cesar:

    É isso aí, já dizia o cirurgião plástico, não existe mulher feia, existe mulher pobre KKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!

  • David Quirino dos Santos:

    Peço a todos que perdôem minha rude franqueza, mas, tudo o que se perguntou ou respondeu até agora foram bobagens, já que o próprio universo em que imaginamos… existimos, não é perfeito, ou não existiriamos e nem ele. Falou-se até agora de um corpo programado; finito e com prazo de validade definido; da pura vaidade de se ter um corpo belo segundo os nossos conceitos e descartável desde que o prazo de seu perfeito funcionamento, conforme o para quê se o imagina não mais fosse sustentável. Eu detesto ter nascido humano, imperfeito e com um cérebro que me limita às coisas que ele me permite imaginar, mas, sou grato à natureza por, pelo menos, não ter sido formado uma besta de carga, corte, ou simplesmente uma praga a qual se necessite exterminar… pelo menos, até agora, estou no grupo dos exterminadores. O que mais posso desejar é que quando meu corpo não mais puder sustentar-se, possa ter um fim abrupto e indolor… se não, eu não estou sequer capacitado a imaginar um corpo perfeito, pois ele teria que ser eterno e auto suficiente, não necessitando alimentar-se como nossos corpos e de toda espécie de vida que conhecemos. Há uma vaga tendência a imaginarmos que o universo que imaginamos assim o faça: alimentando-se de si próprio e transformando-se sempre em um novo universo (ab aeterno), mas, como tudo o mais que possamos imaginar, que não seja comprovado e prático em nossa patética existência não passa de um patético amontoado de sonhos megalômanos, resta-nos continuar…até quando, não sei… imaginando-nos senhores do planeta; imagem e semelhança de deuses por nós inventados, e, ferozes predadores de nossa própria espécie, pois se não o fossemos, ainda com a pouca capacidada de nossos cérebros, que possibilita-nos criar e chegar à esta tacanha tecnologia que temos hoje, estaríamos, ao invés disso, espalhando-nos pela galáxia… não teríamos mais cânceres ou moléstias de espécie alguma e, mesmo com a durabilidade alcançada pela medicina, para nossos corpos orgânicos, poderíamos, ainda, substituí-los por outros mais duráveis.

  • marcos:

    se é perfeito ou não todos vamos pro mesmo lugar,,,,,vai acabar tudo num instante..

  • maria leite:

    Jamais, ando, falo, escuto, canto, vivo. O que mais eu quero??? O que tenho já me basta, e corpo perfeito, ele acaba com tempo. Viver o hoje e agora é o que importa.

  • nam:

    A questão principal é: o que é um corpo perfeito?

    O que é perfeito para alguns não é para outros…

  • lady:

    Não trocaria nem um segundo da minha vida para ter um corpo bonito. Pois, o que vale é prazer de viver com alegria, auto-estima e inteligencia.

  • rafel:

    Humm é estranho, se fomos pensar a manipulação do efeito Barbie é mais visível nos homens, pois nós preferimos uma Barbie do que uma mulher mais gordinha ou com rugas por exemplo..

    Na Renascença os homem gostavam era das gordinhas..

  • Daniel WaoS:

    não troco, nem um segundo, por nada, nasci assim, gosto de como nasci, o que eu preciso trocar são as horas em frente ao pc por horas de exercícios, mas isso não é uma questão que envolva troca e sím consciência, o tempo é uma das poucas coisas que DEVERIA ter valor inestimável para todos, e infelizmente não tem, quase todo o resto invariavelmente conseguimos de uma forma ou de outra, ter mais tempo hábil não… se não aproveitas enquanto há vitalidade e saúde então, certamente não vives.

  • Flor de Lis:

    Não. Primeiro porque o corpo perfeito não existe,,, existem corpos bonitos, mas perfeitos não. Claro que as pessoas podem fazer algo pra melhorar, porque isso também é uma questão de autoestima e, em muitos casos, é uma questão de saúde; mas é importante que cada um aprenda a amar a si mesmo do jeito que é… Se serve de conselho, lá vai um: John Lennon dizia que só depois que vc estiver muito apaixonado por vc mesmo, é que vai poder se apaixonar por alguém.
    Por isso, devemos ser os primeiros a gostar de nós mesmos; assim será mais fácil sermos amados por alguém.
    Beijo

  • EltonPaes:

    A perfeição não existe, mas temos que fazer algo para melhorar!

    • Maria Emília:

      Apenas nos cuidar, mas sem exagero.

  • Eddy:

    Conheci muitas mulheres bonitas (dentro do padrão ocidental de beleza). Prefiro não comentar como às conheci, mais foram muitas pelo trabalho que exerço, mais de 50. E invariavelmente TODAS tinham problemas de insegurança em alguma área de suas vidas (as vezes alguma área de seus corpos) o que me faz concluir que a natureza da insegurança não está na aparência física. Mais sim na autoimagem.
    Muitas mulheres bonitas são extremamente inseguras e muitos homens se aproveitam disso hoje em dia.
    Uma falsa segurança baseada em algo sem valor (aparência, dinheiro, número de “amigos”, etc), inevitavelmente termina em “pés de barro” ou construir sobre areia. Um dia a casa cai.

  • Elizabeth:

    Pessoas que preferem ser artificiais a ter uma vida plena deveriam é fazer terapia para aprender a se valorizar sem recorrer a artifícios. A felicidade que depende de um corpo bonito termina com a primeira ruga…

  • Carlos:

    A minha careca e a minha barriga de chope são minhas ! Ninguém tasca !

  • Moura:

    Não. Mesmo não tendo as medidas “padrão”, o importante é que me SINTO perfeita! Acredito que o bem estar com nosso fisico esteja na mente e não propriamente em medidas. Salvo os casos que requerem atenção por conta da saúde, creio que existe um grande exagero em ter um corpo considerado, pelos padrões de hoje, como perfeito. Isto deveria ser ensinado nas escolas, pouparia a sociedade de adultos transtornados e de algumas aberrações estéticas. Mais do que parecer, deveríamos nos preocupar em ser belos por dentro e por fora! Viva a diferença e a diversidade cultural, NÃO a massificação estética!

  • suzana:

    Trocaria pois ñ sou feliz com o corpo q tenho, todos os dias me sinto infeliz com ele, entao trocaria sim…..

    • J.P.:

      Psicoterapia é a melhor pedida…

  • Franklin:

    16% é um sexto, não um terço

  • moizés:

    Troco dois minutos de minha vida por 2 anos de academia, 6 meses de SPA, e cem mil dólares na conta. Promoção por tempo limitado.

  • Peter:

    Eu daria a vida inteira, só pra ter o amor da Thaise. Ô Thaise, para de me enrolar, vai!

    • kiddo:

      Ganhe na loteria, Peter !

      Vem Thaise, Renata, Patrícia, Débora, Francisquinha e a porra !!! Jogue sempre e não perca as esperanças.

      Tamos torcendo por você !!!

    • Peter:

      Hahahahahaha…
      Sacaneou com a minha declaração, mas eu gostei! E concordo!!! 😛

  • Edilson Lima:

    Caros é fundamental entender ante de tudo a resposta celular relacionado a química quer será administrada! Podendo gerar sequelas estéticas horríveis , irreversíveis e até oposto do que foi desejado!

    Agora, traumas, frustrações, decepções e rejeições geram estas convicções nas pessoas. Isto sim. é muito mais perigoso que as cirurgias, tratamentos.Sendo saúde psico estética da pessoas para sua auto estima…ok! Mas por vaidade, já é problema de questionamento psico emocional. Após a cirurgia, basta apenas mais um comentário, para desencadear novamente a bomba psíquica é a busca insana por tal supra sumo de beleza ilusória. Ecoequilíbrio é tudo!Demais é maia! Ilusão da mente humana.
    Lembremos: “O ignorante afirma, o sábio duvida e o sensato reflete. Aristóteles.

  • MarVinG:

    Quanta ideia mais distorcida de “corpo perfeito”.
    Corpo perfeito é um corpo plenamente saudável, sem deficts, que significa uma mente semelhante.

    O corpo é o pincel (ferramenta), não a pintura. Portanto, trate de ter um bom pincel p/ explorar e multiplicar as cores dos painéis da Vida.

    O problema é que há uma doença que vem provocado demência em seres humanos, cujo sintoma é gerar “‘borrões” acinzentados” (mistura descuidada de todas as cores, mau manuseio da “tinta”) nos “painéis”. Se não me engano, a doença chama-se Futilidade, havendo outros nomes para ela também. Geralmente é transmitida por vetores (da “comunicação”) que alimentam-se das tintas coloridas e introjetam um liquido viscoso e sem muita vida na vítima, a qual normalmente encontra-se com baixa imunidade.

    *viajei na metáfora ..hehe

  • gabriel:

    prefiro uma mulher natural

    • gabriel:

      do que saber que tuo ali e comprado

    • Patricia:

      O problema das pessoas é que elas são muito hipocritas. Voces dizem que preferem uma mulher natural, no entanto se aparecer uma asiática sem.. corpo e aparecer uma loira pintada com silicone, que fez uma lipo que voce preferiria?

  • Andrew:

    Eu trocaria 100% do restante da vida da minha sogra por um corpo perfeito.

    • JRA:

      Isso é que é amar a esposa, imagine o que ela sofreria com a morte de um ente querido. Ou não…

  • vicente:

    eu nao trocaria um ano se quer, se eu sou feio problema e de que nao me acha bonito

  • Renan:

    Eu trocaria parte do meu corpo por uma vida melhor. 🙂

    • harley eugenio:

      tem um chines que vendeu um dos rins para comprar um ipad e um iphone.

    • Moura:

      No proximo lançamento de alguma bobagem qualquer, talvez ele venda o cerebro…tsc, tsc…

    • João Bosco:

      Não vai achar quem compre…

    • tiago:

      eu compro para fazer pesquisa.

    • moacir:

      cuidado com o que desejas…

Deixe seu comentário!