Covid-19 não é apenas uma doença respiratória

Por , em 13.05.2020
Outbreak of Chinese influenza - called a Coronavirus or 2019-nCoV, which has spread around the world. Danger of a pandemic, epidemic of humanity. Human cells, the virus infects cells. 3d illustration

Médicos que tratam pacientes com Covid-19 afirmaram recentemente que a doença não atinge apenas o sistema respiratório.

Uma quantidade abundante de outras síndromes já foram documentadas em pessoas infectadas com Sars-CoV-2, incluindo coágulos sanguíneos, insuficiência renal, inflamação do coração e complicações imunológicas, de forma que os especialistas estão convencidos de que a doença afeta o corpo todo.

“Uma coisa que é ao mesmo tempo curiosa, evolutiva e frustrante é que esta doença se manifesta de muitas maneiras diferentes”, disse o Dr. Scott Brakenridge, professor da equipe de cirurgia da Universidade da Flórida (EUA).

Casos estranhos

Sim, a Covid-19 é uma doença causada por um coronavírus, designado como um vírus respiratório. Os mais clássicos e óbvios sintomas da infecção são de fato respiratórios: febre, pneumonia e síndrome respiratória aguda grave.

Dito isto, em alguns casos a Covid-19 tem mostrado efeitos severos que vão além do sistema respiratório, incluindo falência múltipla de órgãos e reações imunes.

Um dos sintomas mais estranhos e preocupantes até agora afeta os vasos sanguíneos, o que pode causar coagulações.

Por exemplo, nos EUA, um paciente de 38 anos infectado com Covid-19 passou dez dias em bom estado, até que teve, de repente, uma oclusão aórtica (um coágulo sanguíneo grande que se forma na principal artéria do corpo). A condição é perigosa e mata cerca de 20 a 50% dos pacientes atingidos. Graças a um rápido diagnóstico e um procedimento cirúrgico subsequente, o paciente sobreviveu.

De acordo com o Dr. Sean Wengerter, cirurgião vascular em Pomona, Nova York (EUA), parece que o vírus da Covid-19 cria “uma resposta inflamatória local que leva a alguns desses eventos trombóticos”. “Isso está acontecendo devido à ação direta do vírus nas próprias artérias”, argumenta.

Coágulos no corpo todo: o problema

Outras equipes já relataram derrames incomuns em pacientes mais jovens, além de embolias pulmonares, que são coágulos sanguíneos nos pulmões.

Segundo o Dr. Oren Friedman, que atende pacientes de Covid-19 no Cedars-Sinai Medical Center em Los Angeles (EUA), coágulos sanguíneos minúsculos estão sendo encontrados nos menores vasos sanguíneos.

“Não há debate – o vírus parece afetar diretamente os vasos sanguíneos”, disse à CNN.

Isso significa que afeta todo o corpo, uma vez que cada órgão que possuímos é alimentado por vasos sanguíneos e está em risco de falência.

O perigo para crianças

Outro sintoma bizarro preocupante ligado à Covid-19 é chamado de “síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica”. 52 casos foram reportados, e mais 100 estão sendo investigados, na cidade de Nova York (EUA).

Essa síndrome é caracterizada por febre persistente, inflamação, mau funcionamento de um ou mais órgãos e sintomas que se parecem com choque.

“Em alguns casos, as crianças apresentam choque ou características da doença de Kawasaki, enquanto outras podem apresentar sinais de cascata de citocina”, afirmou a Dra. Mary Beth Son, reumatologista do Hospital Infantil de Boston (EUA).

A doença de Kawasaki envolve inflamação nas paredes de artérias de tamanho médio e pode danificar o coração. Já a cascata de citocina é uma reação imune potencialmente fatal que consiste em um ciclo positivo de retroalimentação entre citocinas e glóbulos brancos.

“É até possível que os anticorpos que as crianças estejam produzindo contra o Sars-CoV-2 estejam criando uma reação imune no organismo. Ninguém sabe”, opinou a Dra. Jane Newburger, cardiologista de Boston e especialista em doença de Kawasaki.

É importante observar que a cascata de citocina também atinge alguns adultos. A reação imune pode causar danos ao pulmão e coágulos sanguíneos incomuns nestes pacientes.

Supressão do sistema imunológico

Segundo o Dr. Brakenridge, existem evidências de que o vírus não gera uma forte resposta imune e, ao invés disso, suprime o sistema imunológico, o que permitiria que atacasse mais diretamente os órgãos.

Um estudo conduzido por médicos do Shenzhen Third People’s Hospital, na China, publicado na revista científica Nature Medicine, apoiou parcialmente esta hipótese.

O Dr. Zheng Zhang e seus colegas analisaram amostras de células imunes retiradas do pulmão de nove pacientes com Covid-19 e descobriram níveis anormalmente altos de células imunes chamadas de macrófagos e neutrófilos, bem como produtos químicos de sinalização imunológica chamados de citocinas e quimiocinas, além de altos níveis de células T, outro tipo de célula imune, nos pacientes mais doentes.

Curiosamente, no entanto, os pacientes com os sintomas mais graves da doença tinham um número mais baixo de células T chamadas de CD8, que matam diretamente as células infectadas por vírus.

Ou seja, provavelmente existem muitas coisas que ainda não entendemos sobre esta nova condição desafiadora.

Efeitos colaterais bizarros, mas inofensivos

Fora os sintomas incomuns mais preocupantes da Covid-19, um efeito bizarro, porém inofensivo, tem sido observado em alguns pacientes: vermelhidão nos dedos dos pés. Alguns podem ter manchas roxas, também.

Os médicos acreditam que pequenos coágulos sanguíneos associados ao Covid-19 estejam causando esses inchaços ou lesões avermelhadas, mas elas não estão associadas a nenhum sintoma grave, de acordo com o pneumologista da Humberto Choi, da Cleveland Clinic (EUA). [CNN]

Deixe seu comentário!