Há diferença entre filhos de casais gays ou heterossexuais?

Por , em 21.06.2015

Um dos principais argumentos contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo leva em conta possíveis filhos que elas terão: como essas crianças vão se sair na vida?

Segundo a ciência, muito bem, obrigada.

Todos os estudos já feitos sobre o assunto dizem que…

Uma meta-análise recente avaliou toda a literatura científica sobre o assunto. Os pesquisadores liderados pelo professor Jimi Adams, do Departamento de Saúde e Estudos Comportamentais da Universidade do Colorado em Denver (EUA), concluíram que filhos de pais do mesmo sexo não experimentam nenhuma diferença em comparação com crianças de outras configurações paternais.

Para determinar se e quando consenso científico tinha sido alcançado, Adams sistematicamente examinou estudos feitos por especialistas sobre o assunto. Em 1990, ele já encontrou um consenso entre os pesquisadores sobre o efeito da parentalidade homossexual. Até 2000, ele descobriu que os pesquisadores tinham chegado a um consenso “esmagador” sobre a questão.

E qual foi esse consenso?

“Eu encontrei evidências indiscutíveis de que os cientistas concordam que não há um impacto negativo em filhos de casais do mesmo sexo”, explica Adams.

Preconceito

Então porque é que as pessoas ainda são tão resistentes em relação a esse tema? Segundo o ex-deputado americano Barney Frank, por puro preconceito.

Frank crê que a ignorância subjacente a resistência ao casamento do mesmo sexo é parecida com a da legalização da maconha. As pessoas nem imaginam que a evidência não apoia suas concepções sobre o mundo, mas, aos poucos, terão que aceitar a realidade. É só uma questão de tempo. [BigThink, ScienceDaily]

Ainda não está convencido?

O Hype já fez artigos sobre diversos estudos realizados sobre o tema, exatamente o tipo de estudos que Adams analisou. Veja alguns (e os resultados aos quais eles chegaram):

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!