AIDS pode ser ‘erradicada’ em alguns anos

Por , em 7.12.2008

Um dos ganhadores do Prêmio Nobel de medicina de 2008 acredita que a transmissão da AIDS pode ser eliminada em alguns anos.

Luc Montagnier, descobridor da AIDS e diretor do Fundo Mundial para a Pesquisa da AIDS, disse que parar a transmissão do HIV tornaria a AIDS como várias outras doenças atuais.

Ele também afirmou que não acredita que em poucos anos haja uma cura para a AIDS, mas que parar a transmissão é um objetivo realizável em muito menos tempo.

Luc e Francoise Barre-Sinoussi, do Instituto Pasteur, descobriram o vírus que já matou mais de 25 milhões de pessoas desde os anos 1980.

Houve apenas um caso amplamente documentado de cura da AIDS através de transplante de medula óssea, mas é uma solução quase impraticável para muitos. Não existe uma maneira mais viável de cura da AIDS, que infecta mais de 33 milhões de pessoas no planeta, segundo estimativas, mas os medicamentos podem manter os pacientes saudáveis.

Luc e seus colegas já trabalham em uma vacina contra a AIDS há mais de uma década e esperam que em 4 ou 5 anos tenham uma vacina funcional.

Francoise disse que “mesmo depois de 25 anos da descoberta do HIV (ainda há) discriminação e estigma contra pessoas infectadas com HIV, até criminalização. Isto é inaceitável. Isto é realmente inaceitável. [Reuters]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 4,67 de 5)

29 comentários

  • Produn Maxwell:

    dizem que AIDS doença normal nos chimpanzés
    eu queria falar tudo que eu assisti, mas vou ser acusado de racismo então… nem vou comentar.

  • joi:

    O hiv e uma doenssa que tem mais de 80 anos causando morte nas pessoas,isso nao e justo,passam mtos anos,ja devia ter havido uma vacina p cura. pk e k os macacos causadores da doenssa nao morem tambem c essa doenssa,iso causa espanto a ppopulacao. documentario do doctor luk foi bom. seria bom mesmo k daqui a 4 anos haja cura contra a transmissao dohiv sida. De todo tipo de doenssa esistente a nivel,esta e a primeira e unica a mais comentada em qualquer canto devido o seu tempo longo de existencia. Contamos c a vossa ajuda snhrs doctores e tecnicos de laboratorios. Vamos combater essa tragedia.

    • Aline Cruz:

      Nao sei porque esse estigma por causa da AIDS…Ela (ainda) nao tem cura como muitas outras doenças, como o DIABETES, PARKINSON…nos quais voce dependerá de remedios a vida toda…
      Se vc tem medo, nao espere que descubram a cura. PREVINA-SE.

  • Marcelo:

    VAMOS COMEÇAR A AGIR PARA A CURA DA AIDS! DEIXEM DE SER PLATÉIA. DIVULGUEM E ASSINEM A DECLARAÇÃO DE ROMA PARA A CURA DA AIDS.

    http://www.iasociety.org/Default.aspx?pageId=583

  • Carolina:

    Existe experimentação ou observação para testar por que o vírus da aids é imbatível ?

  • luciana:

    A AIDS nunca vai ser erradicada se as pessoas não se conscientizarem. Toda pessoa precisa fazer o teste: todas, pois para cada pessoa positivada laboriatoriamente, existem pelo menos 2 que não sabem ser portadoras. O virus somente vai se manifestar 10 anos depois, nesse tempo o portador já contaminou várias pessoas.

  • mery:

    Não imaginem o n.º de pessoas inocentes que estão a morrem por causa desta maltida doença. Mais deus existe, quando mesnos esperarem esta cura há de chegar, esta doença e os governantes não são maior que o deus que eu clamo.

    • Billy:

      Deus, nao deus.

  • jose cavazoni:

    Pesquisadores alemães dizem que podem ter curado um homem infectado pelo vírus HIV. veja o resto da materia neste link
    http://cavazoni.blogspot.com/2010/12/encontraram-cura-para-aids.html

  • Matheus:

    A aids não se trata de estudos biologicos,mais sim de ciencias politicas e oq e mais interessante para politicos e grandes empresas,alguem ai sabe falar quanto custa o cokitel da aids ? em?
    Furtunas q todos paises gastam por anos com investimentos por ano,
    E as industrias farmaceuticas tirando o enorme lucro e investimentos paralelos a essa area do hiv q acorre todo ano,
    Alem do mais tem fatores politicos e geograficos E ate densidade demografica,essas mortes por hiv q ocorre no mundo e principalmente na africa q e o lugar onde o virus esta com presensa maciça funciona de forma d controlar todos esses fatores criados assima, existe uma piramide q no topo esta vizado atender os paises desenvolvidos ,pessoas poderosas e industrias e empresas poderosos, em todo periodo da historia recursos humanos vem por ultimo

  • Rafael:

    Já faz muito tempo que descobriram o vírus do HIV, o que não existe é interesse dos governos em financiar em massa pesquisas para encontrar uma vacina eficaz contra o vírus (se é que ela já não existe). É inadimissível que até o momento atual os cientistas não tenham encontrado a cura, já que hoje em dia a medicina está tão avançada, a engenharia génética dentre outras áreas. O que não existe mesmo é uma dedicação global para encontrar de vez a cura e acabar com o sofrimento de milhões de pessoas infectadas no planeta.

  • Marcelo:

    Sem dúvida, a cura deve existir pelo menos há alguns anos. Os cientistas já sabem da existência do gene CCR5 que é um receptor da membrana e sabem que se usarem alguma substância para inibi-lo conseguirão frear a ação do vírus do HIV e, por conseguinte eliminá-lo do corpo humano. O transplante que o norte-americano sofreu há 2 anos atrás agiu nesse ponto. Ao ser transplantado uma nova medula (com alteração no gene CCR5) o vírus do HIV não consegue se transportar para as demais células, o que ocasiona, por sua vez, a morte do vírus. Agora, quanto tempo ira demorar, quantos inocentes vão morrer até que um tratamento eficaz seja anunciado, ninguém sabe…Provavelmente, o momento que isso ocorrer coincidirá com a “criação” de outro vírus tão letal quanto o da AIDS e que necessite de mais bilhões ou trilhões de dólares com gastos de medicamentos…parece que pelo menos até o momento o vírus do “porco” (coitado do animal né) ou do AH1N1 não é tão letal quanto se imagina, mas provavelmente em breve veremos nascer outro mais terrível e com capacidade de transmissão tão rápida quanto esse.

    • Fred:

      Marcelo, já existem drogas inibidoras de CCR5, assim como de outras proteínas receptoras do HIV, o que é uma solução muito mais viável do que gastar anos no desenvolvimento de terapia gênica para produzir linfócitos sem CCR5. Mas o HIV é composto por RNA, em cuja duplicação sempre ocorrem erros, ou mutações, dessa forma, ele se torna compatível a outras proteínas da membrana celular e volta a infectá-la. Por isso só há cura para os vírus de DNA, que se duplicam corretamente como a varíola, e não para os de RNA, como a gripe, que exige reformulação anual de vacinas.

      Na verdade, se já houvesse cura para a AIDS, ela já teria sido revelada, pois a população mundial precisaria ser constantemente imunizada e o tratamento seria caro. Para gerar lucro, os laboratórios manteriam suas patentes por décadas e poderiam inclusive vender para governos, lucrando bem mais do hoje.

  • Marcelo:

    É claro que existe a cura pra essa donça
    Também fica claro aos olhos de qualquer ser que tenha um mínimo de inteligencia que: JÁ EXISTE A CURA SIM!!! Trabalho em um Hospital e vejo o quanto se lucra remediando.
    É hora de nos unir e discutir isso em público ir a rádio televisão e insentivar á imprensa a abordar este assunto, tão importante para toda a humanidade.
    Eu faço minha parte já conversei com radialistas com grupos de apoio á pessoas portadoras do vírus…. É hora de fazer algo de concreto, faça sua parte mesmo que seja apenas postando em um fórum, é de grande valia.!
    Força aí gente!
    E que Deus tenha piedade desses montros que escondem a cura para essa terrível doença.

  • ALICE:

    É senhores, realmente é uma lástima que o ser humano seja tão mesquinho, mas que a cura da AIDS ou pelo menos extermínio do vírus hiv no portador existe, eu acredito sim! A questão é que tem muito dinheiro em jogo! Todos os anos surgem novas pesquisas a serem feitas e quando do final destas não se chega a solução nenhuma! Diante deste dilema surge a questão: Por que será que cientistas renomados foram “expulgados” da comunidade científica quando trouxeram à tona a possibilidade de o vírus HIV não transmitir AIDS? Senhores, será mesmo que o HIV transmite a AIDS? Eis a questão! Enquanto não surge alguém suficientemente corajoso para quebrar essa máfia, ficamos aqui de mãos atadas e como sempre quem mais sofre é quem é mais vunerável, ou seja, o portador do vírus HIV ou da própria AIDS…

  • Adriano:

    olha acredito sim que os grandes laboratorios já tenham uma cura pra essa doença e erradicaçao do hiv, gnt como pode no passado, sem tecnologia, sem condiçoes de estudo erradicar varios tipos de virus q matou milhoes de pessoas, e hj em dia com td o q temos nao achar uma soluçao pra esse tipo viral?, nao dá pra entender mesmo… acho sim q eles escondem a cura pq o que eles lucram com o coquetel é mto grande e dura pro resto da vida dos pacientes… o q é um absurdo e falta de etica moral dos homens… mas a cura está por ai, so falta incentivo, e solidariedade dos pesquisadores em revelar logo, e se nao houver mesmo que procurem a cura ao invez de pesquisarem sobre a vida social dos orangotangos de nao sei onde… sinceramente, o tempo desperdiçado com a vida humana é um absurdo………

  • Dani:

    Penso da mesma forma como a maioria, mas meu Deus
    Eu não acredito que o ser humano possa ser dessa forma e esconder a cura de uma doença como a Aids por dinheiro.

  • Marcio:

    Com certeza, alguma cura há. O que não é lucrativo, tem sido abafado porque já existe um mercado lucrativo em cima de inumeras doenças…

  • Eduardo:

    Quanto o Brasil gasta com o tratamento da aids por ano? Imagino que seja uma quantia bem elevada. Que tal o governo decretar uma recompensa no valor gasto em 10 anos para o grupo farmaceutico ou o grupo de pesquisadores que descobrir uma vacina terapeutica?? Aposto que muitos se interessariam por tal recompensa. Não acham??

  • ademir moraes junior:

    eu acredito que já existe à cura para aids, e o que exta faltando é o apoio dos governtes de todo mundo para estabelecer exte movimento da lberação de verbas para a medicina para salvar a população de mais uma doênça imbativel mais não encurável.

  • Maristella Leite:

    Boa noite. Acredito que os pesquisadores já encontraram cura para aids e cancer. No entanto os lucros para tratamentos geram bilhões, os quais não temos nem idéia. O dinheiro e status se sobrepõem a ajuda humana. Mas que fique claro, esta troca de valores não generalizam à todos. Temos que ter esperança pois tem muita gente lutando contra isso e lutando verdadeiramente, onde existe o mal, existe o bem e vice-versa. O amor sempre vence por isso o homem ainda esta aqui…vivo…

  • bruna:

    transplante de medula pode ser dificil de se encontrar pessoas compativeis …mas não impossivel … Concerteza os médicos que fizeram essa descoberta irão se aprofundar nas pesquisas afinal é a cura da AIDS não da “gripe” … Isso vai demorar um pouco …tenho que concordar com o “colega” quem ganha dinheiro com o tratamento( o que não é pouco )….não está muito interassado na cura.

  • Alex Sp:

    Isso mostra que o virus não e imbativel, e agora vão mudar o rumo dos estudos para a cura. Eu espero que venha essa notica de cura

  • Athos:

    Transplante de Medula Ossea é dificil de achar uma pessoa compativel com a outra,este é o motico de ser impraticável!

  • alex:

    Sim, parar a transmissão, ou seja, os infectados não transam mais, assim não transmitem e aos poucos estes vão morrendo até que o virús não exista mais.

  • Dj Giva:

    Bom, só naum existe a cura para a morte, por enquanto!! Mais ganha-se muito mais tratando do que curando. Infelismente é assim.

  • Beths Loureiro:

    Com esta vacina diminuiria a transmição o que levaria a diminuir os numeros de infectados.

  • Bob:

    Thiago, transplante de medula é mais perigoso, tem mais risco de vida do que a própria AIDS.

  • Thiago:

    Até parece que num pode curar a AIDS, com tanta tecnologia hoje em dia.

    Isso é puro interesse comercial.

    E porque transplante de medula ossea é impratical ? deve ser por que nao ha compra de remedio e lucro para os laboratorios .. bando de mercenarios.

Deixe seu comentário!