Cura para o diabetes? Pergunte ao peixe-zebra

Por , em 7.07.2011

O peixe-zebra, muito comum em aquários, pode ser a chave para cientistas compreenderem o desenvolvimento de doenças como diabetes, câncer de próstata e Alzheimer. Isso porque o pequeno peixe listrado é uma fonte de zinco que, em falta, pode ser um dos fatores que levam a essas doenças.

O zinco é essencial à vida humana. O mineral é encontrado em todo o corpo e está envolvido em muitos processos metabólicos que afetam a função do sistema imunológico, do cérebro e o desenvolvimento sexual. Apesar de o zinco ser usado no tratamento de uma série de doenças, como o diabetes tipo 2, ainda não está claro se a falta dele pode ser a causa do problema.

Em uma nova pesquisa realizada na Universidade de Londres, embriões de peixes-zebra receberam um sensor que, em contato com o zinco, fica fluorescente. A visualização foi clara, já que os embriões são praticamente transparentes. O zinco foi detectado em várias partes dos embriões, inclusive no pâncreas, o que pode ser determinante no estudo do desenvolvimento do diabetes.

O zinco tinha sido observado atuando em organismos inteiros pouquíssimas vezes. O sensor utilizado foi escolhido por ser sensível a identificação de zinco e não ânions, como ferro e cobre. Com o desenvolvimento dessa tecnologia, espera-se que outros cientistas possam pesquisar essas e outras áreas importantes.[ScienceDaily]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 1,00 de 5)

5 comentários

  • Branka:

    Vc só ouve o mito CURA PARA O DIABETES. Durante 20 anos de doença, tipo 1, nunca ouvi falar em PESSOAS QUE SE CURARAM COM TIAS EXPERIÊNCIAS….. a não ser com TRANSPLANTES DE PÂNCRES.

  • Ebimael Ramiro:

    Sou diabético,e preciso de resposta concreta e satisfatoria.A ciência não esta contribuido com pessoas como eu,e na minha opinião foi um fracasso a tal pesquisa.

  • Bruna:

    tbm não entendi a matéria, ficou muito confusa e sem informações suficientes u.u

  • mariana:

    Não entendi idem, Elizabeth.
    Afinal, o que eles pretendem fazer com o peixe? Querem apenas aprofundar acerca do diabetes? Querem servir o peixe como alimento (pois seria uma forma de diminuir a taxa de glicose? ou querem, sei lá, extrair o zinco do peixe e usá-lo, de alguma forma, para combater o diabetes (remédio, por exemplo)?
    Fiquei um pouco confusa sobre a finalidade do animal.

  • Elizabeth:

    Não entendi a matéria.
    O peixe não tem diabetes porque tem zinco ou pode servir de alimento para cura de diabetes?

Deixe seu comentário!