Sonda Curiosity captura pôr do sol azul em Marte

Por , em 14.05.2015

A sonda espacial Curiosity, da NASA, capturou um pôr do sol digno de Instagram sobre o horizonte marciano, demonstrando a cor azul gelada que desce sobre o Planeta Vermelho quando a noite cai.

As imagens foram capturadas pela MastCam da sonda em preto e branco no dia 15 de abril de 2015, mas Damia Bouic, da The Planetary Society, foi capaz de recriar sua cor original.

Como é o pôr do sol em Marte

Planeta vermelho tem um pôr do sol azul, sim!

O que é surpreendente é o quão diferente um pôr do sol em Marte é do nosso aqui na Terra, onde somos impactados por uma série de tons profundos de laranjas e vermelhos. Em Marte, o céu tem uma cor vermelha apenas durante o dia.

Ao entardecer, um crepúsculo azul misterioso toma conta do planeta. Você pode ver o contraste entre o céu marciano ao meio-dia e durante o pôr do sol nesta imagem:

por do sol azul marte2

Curiosamente, esta tonalidade de azul é um resultado da característica poeira vermelha grossa do planeta. Na Terra, o nosso sol parece avermelhado porque as partículas em nossa atmosfera dispersam em comprimentos de onda azul da luz, o que significa que é menos provável que acabem atingindo nossos olhos.

Mas em Marte, o oposto acontece

Tudo o que o pó vermelho dispersa é a luz vermelha, o que implica em um pôr do sol mais azulado. Isto é combinado com o efeito da fina atmosfera de Marte, que dificilmente dispersa qualquer luz azul em qualquer situação.

por do sol azul marte3

Como explica o cientista planetário Mark Lemmon, do Texas (Estados Unidos), na Terra, a luz azul é espalhada por moléculas de gás, mas não há o suficiente delas em Marte – que tem menos de 1% da composição atmosférica do nosso planeta – para alcançar este objetivo.

Como curiosidade, saiba que, quando o sol mergulha no horizonte de Marte, as temperaturas podem cair rapidamente de amenos 20 graus Celsius no verão a menos 70 graus Celsius durante a noite.

por do sol azul marte5

Eu ainda não consegui superar o fato de que agora temos tecnologia suficiente para assistir a um pôr do sol a mais de 225 mil quilômetros de distância. Que excelente momento para se viver, não? [ScienceAlert]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (10 votos, média: 4,90 de 5)

1 comentário

  • Elizângela Lima Leitão:

    Nossa é maravilhoso ter essa oportunidade! Adorei a matéria!

Deixe seu comentário!