Dançando com a galáxia NGC 3718

Por , em 11.08.2013

Uma olhada cuidadosa nesta imagem revela um surpreendente número de galáxias próximas e distantes, na direção da constelação da Ursa Maior.

A galáxia que mais se destaca é a NGC 3718, aquela espiral torcida próxima do centro da imagem. Os braços da NGC 3718 parecem torcidos e esticados, manchados por grupos de jovens estrelas azuis. Algumas nuvens de poeira escurecem as regiões centrais, mais amarelas.

A meros 150.000 anos-luz de distância, à direita, há outra enorme galáxia espiral, NGC 3729. As duas provavelmente estão interagindo gravitacionalmente, o que causou o aspecto peculiar da NGC 3718.

Visível próximo a este par de galáxias, que está a cerca de 52 milhões de anos-luz, o notável Grupo Hickson 56 também pode ser visto sobre a NGC 3718, mais próximo à borda superior da imagem. O Grupo Hickson 56 consiste de cinco galáxias que estão interagindo e está a mais de 400 milhões de anos-luz de distância.

Esta foto foi escolhida como vencedora da Competição de Astrofotografia David Malin de 2013, e foi feita por Martin Pugh, do Heaven’s Mirror Observatory. Você pode baixá-la em alta resolução e usar como papel de parede no seu computador. [NASA APOD]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • Higher:

    Linda, mil vezes linda!
    Ao tentar imaginar essas distâncias, você encolhe bilhões e bilhões de vezes!

Deixe seu comentário!