Os planetas mais malucos do Universo

Por , em 30.05.2010

Por muitos anos, Plutão foi considerado o planeta (sim, na época em que ele ainda era um planeta) mais bizarro do universo. Isso porque ele tem uma órbita bem diferente do que as órbitas de outros planetas.

Mas, agora, astrônomos descobriram planetas muito mais malucos do que Plutão – e, diga-se de passagem, muito maiores do que Júpiter.

A última reviravolta no cenário planetário aconteceu por conta de descobertas feitas pelo Hubble em parceria com telescópios localizados na Terra. Uma estrela anã chamada Upsilon Andromedae e os planetas que a orbitam são muito bizarros.

Três planetas como Júpiter orbitam a estrela – isso os cientistas sabiam faz algum tempo – mas eles não sabiam como a órbita desses planetas era estranha até o Hubble entrar na jogada.

Dois dos planetas (Upsilon C e Upsilon D) estavam inclinados 30 graus em relação à órbita que seria considerada normal (para você ter uma idéia, Plutão já era estranho e estava inclinado apenas 17 graus).

As massas dos planetas precisaram ser recalculadas e Upsilon D foi considerado tão grande que é mais provável que ele seja uma “estrela que não deu certo” do que um planeta de verdade.

E, para coroar o grupo como os planetas mais bizarros conhecidos, há indícios de que um quarto planeta, que antes não havia sido detectado, (o Upsilon E) esteja orbitando Upsilon Andromedae com uma órbita enorme, ainda mais maluca do que as outras. [Cosmic Log]

Último vídeo do nosso canal: 4 dias infalíveis da ciência para dar o PRESENTE PER

21 comentários

Deixe seu comentário!