Dente criado a partir de células da gengiva pode acabar com implantes dentários e dentaduras

Por , em 12.03.2013

Embora sejam bem melhores do que as de alguns séculos atrás, as dentaduras atuais podem causar desconforto (além de outros problemas), enquanto próteses dentárias podem desgastar a região ao redor do implante. Assim, pesquisadores do King’s College London (Inglaterra) procuraram criar uma alternativa mais natural: um dente “verdadeiro”, feito a partir do cultivo de células.

Para isso, eles coletaram e cultivaram células da gengiva de voluntários. Em seguida, as combinaram com células de mesênquima (tecido embrionário que dá origem a diversos outros tecidos, como o ósseo e o cartilaginoso) de ratos e implantaram a amostra nos animais, dando origem a dentes “híbridos”, com raízes que permitem implantação e com uma estrutura similar à de dentes humanos.

“O avanço foi conseguirmos identificar uma população de células que poderia ser usada clinicamente”, explica o pesquisador Paul Sharpe, líder da equipe. “Agora procuramos uma maneira simples de conseguir mesênquima”. Embora haja mais de uma possível fonte (como a polpa de um siso), é difícil obter mesênquima em quantidade suficiente para usar o método em maior escala.

“Eles usaram células de gengiva e o fato de que [o dente artificial] desenvolveu uma raiz é interessante”, avalia Alastair Sloan, especialista em engenharia de tecidos da Universidade de Cardiff (Reino Unido). Contudo, ele aponta também que deve levar alguns anos para que o método possa ser usado largamente. “Alguns aspectos da tecnologia só serão praticáveis dentro dos próximos 10 a 15 anos”, conclui.[Gizmodo, BBC, Journal of Dental Research]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 2,00 de 5)

8 comentários

  • Sérgio Manuel Rodrigues:

    Hypescience, está a aparecer a cara de outra pessoa lá em cima onde está o meu nome; só quando eu vou a perfil é que aparece a minha 🙁 ainda por cima feio e velho… O que é que se passa?

  • grasisuperstar:

    Vamos torcer para que no futuro todos que precisarem tenham acesso ao tratamento e a um preço acessível.
    10 ou 15 anos é muito tempo, tomara que nos próximos cinco anos já tenham no mercado.
    Quando surgiram os boatos sobre implantes dentários , muitos não acreditaram e hoje é uma realidade. Vai dar certo.

  • Antonio Souza:

    BOA NOTICIA

  • LuizEdz:

    Vivemos na era do belo. Tudo tem que ser bonito, porém trabalhar que é bom, poucos querem.

    • kid redman:

      vc prefere a dentadura, meo ???

    • Nahum Pereira:

      Caro Antonio Souza, voltar a possuir um dente real no lugar de uma prótese não é só uma questão de beleza, mas também de saúde. E convenhamos que é bem mais agradável trabalhar quando se tem a saúde e a autoestima em ordem, não é mesmo?

    • Nahum Pereira:

      Oopps!… A resposta foi para o LuizEdz, e não para o Antonio.

    • Francisco Assis Gurgel Gurgel:

      ok seu Luiz Edz, seu comentário, acho que vc quis dizer outra coisa, como por exemplo: “todo mundo quer ganhar dinheiro, agora trabalhar ninguém quer…” porque pra fazer bonito; tem que usar um pouquinho de esforço e muita criatividade, para ser criativo boa dose de conhecimentos…foi o que fizeram estes pesquisadores do king s london da Inglaterra inovando saúde e bem estar.

Deixe seu comentário!