Cegueira é curada utilizando dente

Por , em 22.09.2009

olho dente
Sharron “Kay” Thornton com o tecido dentário em seu olho

Durante nove anos, Sharron “Kay” Thornton ficou completamente cega, e, no final, uma cirurgia inédita nos Estados Unidos, utilizando um dente, restaurou a sua visão. A mulher de 60 anos fez parte de um experimento na Universidade de Miami, em que um dente canino foi implantado em um de seus olhos, funcionando como a base para uma lente artificial.

Após duas semanas, a visão de Thornton é de 20/70 sem lentes corretivas, de acordo com Victor Perez, professor de oftalmologia da Universidade.

» Lentes de contato de células-tronco curam cegueira com menos de 2 horas no hospital

Thornton trabalhava como gerente de um restaurante e tem três filhos, e perdeu a visão em 2000 devido à síndrome de Stevens-Johnson. Esta doença rara é causada por uma reação intensa a medicamentos ou a uma infecção, fazendo com que a pele e mucosas fiquem com erupções que podem acabar por “matar” a pele – e, no caso de Thornton, matou sua córnea.

Ela também perdeu o cabelo, as unhas e grande parte de sua pele devido à doença, que depois foi revertida, mas a sua visão ficou comprometida para sempre. Devido à gravidade do seu caso, Thornton não podia fazer transplantes de córnea nem procedimentos utilizando células-tronco.

O procedimento realizado em Thornton já foi feito aproximadamente 600 vezes em todo o mundo, mas esta foi a primeira vez que foi realizado nos Estados Unidos. Para realizar a cirurgia, é retirado do paciente um dente e parte de seu maxilar. O dente e o osso são esculpidos e recebem um buraco, onde é colocada a lente que é utilizada como um olho. Depois, isto é colocado dentro do peitoral do paciente durante vários meses, fazendo com que o dente e as lentes fiquem ligadas, e então isto é transplantado para o olho do paciente.

De acordo com Perez, que também chefiou a cirurgia, o procedimento com o dente foi necessário no caso de Thornton porque seu olho é muito seco, e não suportaria um transplante com plástico.

» Comer carne vermelha pode levar à cegueira

Apesar do sucesso do procedimento em Thornton, muitos médicos não se convencem da utilidade da cirurgia, que é muito difícil e longa. Além disso, o resultado das cirurgia desfigura o rosto do paciente. Ivan Schwab, da Academia Americana de Oftalmologia, nos Estados Unidos, é cético quanto à cirurgia, pois ela requer uma grande equipe médica e muitos procedimentos. “Mas, em defesa dos cirurgiões, eles trabalham com pessoas que não têm outras alternativas”, diz. [CNN]

7 comentários

  • Cristiane Soares:

    Boa tarde
    Há 4 anos fui acometida pela mesma Síndrome. Perdi todas as minhas unhas porque as matrizes se queimaram. Gostaria de saber se existe alguma cirurgia ou tratamento para que elas nasçam novamente.
    Aguardo contato
    Grata
    Cristiane Soares

  • artur ramos filho:

    Bom dia achei interessante essa reportagem em que usam o dente e parte da maxila para cirurgia oftalmologica,sou odontologo e estou me especializando em Cirurgia e traumatologia bucomxilo facial,.Quero saber como é preparado o dente,se faz tratamento endodontico e qual a quantidade de osso tirado da maxila,grato Artur

  • PAULO CABRAL:

    EU ACHEI MUITO INTERESSANTE JA QUE PERDI MINHA VISAO DO OLHO ESQUERDO E ENXERGO MUITO POUCO DA VISTA DIREITA,ENTAO ME PARECE SER ALGO QUE PRECISA SER MELHOR APROFUNDADO E VER COMO ESSES PACIENTES REAGIRA DAQUI HA 1-2-3-5 ANOS….EU AINDA TENHO O SONHO D UM DIA PODER ENXERGAR O MUNDO DE FORMA MAIS CLARA E MAIS SIMPLES..

    OBRIGADO,
    PAULO

    De:Orlando,Florida

  • Wanderson:

    Que bom.Parabéns para os médicos e pra ela.
    Me parece que em um futuro bem próximo,a cegueira como nós conhecemos não vai mais existir.

  • Cedric Sigaud:

    Mas pelo início do vídeo, é realmente necessário o uso no dente????
    Ficou horrível, que bom que ela pode voltar a enchergar mas ficou “grotesco” o resultado, de longe ou até meio de perto, parece que ela sofreu ou sofre com uma séria avaria no olho. Não acreditaria que ela estivesse enchergando vendo um olho “feio” assim.
    Mas enfim, o corpo humano foi feito para se consertar mesmo, mesmo que usemos dentes para voltar a enchergar…

  • Bravo Neto:

    Em video, a demonstração é simples e compreensível, mas será que possibilita o ajuste da visão em relação a intensidade da luz ambiente? De qualquer forma, só o voltar a ver já é quase um milagre.

  • Maria Adelaide Festa Lima:

    Gostei muito da reportaagem! Preciso saber também o tratamento para atrofia nervo óptico. É o problema da minha amiga, que é casada e mãe de dois filhos que nem conhece, evidentemnte. O marido também é cego.

    Há alguma oportunidade, em algum lugar do mundo, para a cura dessa doença?

Deixe seu comentário!