Mito ou realidade: é preciso escovar o dente três vezes por dia?

Por , em 27.02.2013

Embora poucas pessoas questionem a importância de se escovar os dentes, muitas têm dúvidas em relação à frequência com que devem fazê-lo: seria necessário escovar a cada refeição, ou bastaria escovar uma ou duas vezes por dia?

“Três vezes por dia é o melhor”, opina o dentista Michael Sesemann, presidente da Academia Americana de Odontologia Estética. Se houver muito tempo entre uma escovação e outra, diz, pode ocorrer a formação de placa bacteriana, o que elevaria o risco de inflamação na gengiva, além de outros problemas odontológicos. O cirurgião dentista Marcelo Rezende concorda com a recomendação: pelo menos três vezes por dia, após as refeições e antes de ir dormir – se você costuma fazer mais de três refeições diárias, porém, considere a ressalva de Sesemann: “Mais do que quatro escovações diárias poderia começar a parecer compulsivo”.

Porém um estudo do governo britânico feito com 13 mil crianças em 1975 concluiu que não há impacto entre frequência da escovação e cáries. Apesar de três escovações serem mais seguras para manter a boca saudável muitos dentistas sabem que vários de seus pacientes tem uma boa saúde bucal escovando os dentes apenas uma vez ao dia. A freqüência da escovação tem menos impacto do que o cuidado em fazer uma escovação meticulosa para alcançar todas as superfícies e inibir a formação de placa.

Logo após a refeição uma fina barreira é formada para proteger os dentes. O problema é que ela é um meio bom para certas bactérias se aderirem, formando placa. A maturação da placa normalmente leva 24h, portanto escovando os dentes uma vez ao dia é possível inibir que ela se estabeleça nos dentes.

A recomendação de duas ou três escovadas ao dia ocorre por não ser possível garantir que todo paciente atinja 100% da área dos dentes em uma única escovação diária. Para melhores resultados os dentistas aumentam o tempo de exposição dos seus dentes à escova, reduzindo as chances de formação de placa.

O excesso de escovação pode expor a raiz dos dentes, especialmente se for feita com força e intensidade.

Quanto ao tempo, ele recomenda que se escove os dentes durante dois minutos (para tornar a tarefa menos maçante, Sesemann sugere que você faça alguma outra atividade durante a escovação, como assistir TV). [WebMDTeethCenterVyaEstelar, Helium, foto de Jean Pichot]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,50 de 5)

8 comentários

  • Rafael Brambilla:

    Escovo 3x ao dia, mas em minha dieta consumo pouquíssimo açúcar, tenho 33 anos e esta tudo bem com meus dentes!

    • Cesar Grossmann:

      Parabéns! Quem cuida, tem!

  • James Benson:

    eu escovo os dentes 2 vezes ao dia, quando acordo, antes da primeira refeição (acho estranho comer com a boca suja, deve fazer até mal) e antes de dormir… e antes de todas as vezes que eu saio de casa, mas quase nunca eu saio, então…

    não uso fio dental.

  • Dennis Panayotis Saridakis:

    Escovo 3 x por semana, e não tenho nem uma cárie há mais de 20 anos…..

  • jodeja:

    Isso é pra quem tem dentes emprestados pela natureza. Eu também tinha, mas os perdi no final da infância. Na juventude a mãe natureza me emprestou novos dentes, que também perdi. Os que tenho atualmente são meus mesmo, pois comprei e paguei. Lavo-os da maneira que quiser.

  • Murilo Mazzolo:

    Eu escovo apenas duas(as vezes uma) vezes ao dia, antes de dormir e de manhã. E antes de qualquer atividade fora de casa também.
    E a duração das escovações, são de 2 á 4 minutos… sempre ouvindo música, é animador!!! kkkkkkkkkk

  • Cesar Grossmann:

    Não esquecer de usar o fio dental. Existem lugares que a escova não alcança.

  • gilberto paiva:

    Sempre escovo os dentes antes e depois do trabalho!
    se sair pra rua escovo novamente!

Deixe seu comentário!