Ícone do site HypeScience

Dente criado a partir de células da gengiva pode acabar com implantes dentários e dentaduras

Embora sejam bem melhores do que as de alguns séculos atrás, as dentaduras atuais podem causar desconforto (além de outros problemas), enquanto próteses dentárias podem desgastar a região ao redor do implante. Assim, pesquisadores do King’s College London (Inglaterra) procuraram criar uma alternativa mais natural: um dente “verdadeiro”, feito a partir do cultivo de células.

Para isso, eles coletaram e cultivaram células da gengiva de voluntários. Em seguida, as combinaram com células de mesênquima (tecido embrionário que dá origem a diversos outros tecidos, como o ósseo e o cartilaginoso) de ratos e implantaram a amostra nos animais, dando origem a dentes “híbridos”, com raízes que permitem implantação e com uma estrutura similar à de dentes humanos.

“O avanço foi conseguirmos identificar uma população de células que poderia ser usada clinicamente”, explica o pesquisador Paul Sharpe, líder da equipe. “Agora procuramos uma maneira simples de conseguir mesênquima”. Embora haja mais de uma possível fonte (como a polpa de um siso), é difícil obter mesênquima em quantidade suficiente para usar o método em maior escala.

“Eles usaram células de gengiva e o fato de que [o dente artificial] desenvolveu uma raiz é interessante”, avalia Alastair Sloan, especialista em engenharia de tecidos da Universidade de Cardiff (Reino Unido). Contudo, ele aponta também que deve levar alguns anos para que o método possa ser usado largamente. “Alguns aspectos da tecnologia só serão praticáveis dentro dos próximos 10 a 15 anos”, conclui.[Gizmodo, BBC, Journal of Dental Research]

Sair da versão mobile