Depois de 2750 anos, continuam achando tumbas no Egito!

Por , em 25.05.2010

Desde o final do século XVIII (quando, entre outros eventos, Napoleão Bonaparte invadiu o Egito e o reabriu para “relações internacionais”), todo mundo têm estudado o Egito Antigo. Foram descobertas múmias, tumbas, exploradas as pirâmides e os palácios. Agora, mais de dois séculos do início da exploração, encontraram 57 túmulos egípcios.

Os sarcófagos, feitos de madeira pintada, foram achados com as múmias dentro. A maioria data da 18ª dinastia, que governou o Egito Antigo no século II A.C. As descobertas foram registradas em Lahoun, 100 quilômetros ao sul da capital Cairo. Os sarcófagos mais antigos datam de 2750 A.C.

Em algumas das tumbas, os arqueólogos viram textos escritos. Segundo os estudiosos, os egípcios acreditam que os escritos deveriam ajudar o falecido a fazer a passagem da Terra para o mundo espiritual. [mnsbc]

7 comentários

  • Dênil Souza:

    Dizem a boca pequena que isso nao passa de golpe publicitario midiatico para alavancar o turismo egipcio que anda caindo vertiginosamente devido a atendados… Essas mumias e “tesouros” seriam artefatos encontrados ha muito tempo, dizem ate que tem falsificacoes no meio disso tudo. Vai saber…

  • Maria Clara Lima:

    Deve haver muito mais, gostaria muito de ver alguns. Pra mim o Egito é o top em história, supera qualquer história.

  • Reinaldo:

    Está correto século II A.C., não seria II milênio A.C.
    Os faraós da 18ª dinastia governaram o Egito de 1.550 A.C. a 1.307 A.C.
    século II A.C.

  • Cesar:

    Ainda espero pela descoberta do túmulo do sacerdote/médico/engenheiro Imhotep. Não o dos filmes, mas o verdadeiro Imhotep, que foi o primeiro engenheiro de pirâmides, e que merece muito mais que Hipócrates o nome de “pai da medicina”.

  • Jose A.:

    Minha Sogra foi achada lá….

  • Lourdes:

    Na verdade, esses escritos são o já famoso “livro dos mortos”, muito falado no filme A Múmia; só que de livro eles não têm nada, são parecidos com um longo pergaminho; tão longo quanto o futuro morto pudesse pagar ao escrivão.

  • Eduardo:

    Só 57? Isso deve ser uma ínfima parte do que ainda tem escodido por lá. Já ouve relatos de descoberta de grandes tesouros ou algo parecido?

Deixe seu comentário!