Desastre ambiental na Hungria: a lama tóxica chega ao Danúbio

Por , em 7.10.2010

O que os ambientalistas mais temiam aconteceu – a lama tóxica que vazou de uma fábrica de alumínio, na Hungria, chegou a um afluente do Rio Danúbio, um dos mais importantes rios da Europa. Agora o medo é que, através do rio, a lama alcance outros países.

Segundo os especialistas que monitoram a situação da Hungria, os níveis alcalinos que já mataram peixes de outros rios menores diminuíram, mas o contato da lama com o Danúbio não deixa de ser preocupante, já que o equilíbrio ambiental pode ser seriamente comprometido, mesmo que não mate diretamente os peixes. Até agora nenhum animal morto por intoxicação foi encontrado nas águas do Danúbio.

Os países que o Danúbio corta, depois de sair da Hungria – Croácia, Sérvia e Romênia – já estão pensando em medidas emergenciais. A idéia é impedir que o que aconteça com o rio Marcal, um dos afluentes do Danúbio, aconteça com o rio inteiro. De acordo com o governo húngaro toda a vida do Marcal foi, simplesmente, extinta.

O Primeiro Ministro da Hungria, Victor Orban, visitou algumas das vilas mais afetadas, incluindo Kolontar, o lugar mais prejudicado, e afirmou que parte dessas áreas terá de ser abandonada.

Segundo Orban, a Hungria é “forte o suficiente” para lidar com o desastre, mas o país irá apreciar a ajuda de especialistas estrangeiros que ofereçam seu conhecimento para lutar contra os efeitos da poluição. [BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

6 comentários

  • BUNDAO:

    LIXOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  • Roman:

    Roberto, vc é retardado. Isso não é lama toxica, isso é materia prima pra fabricar aluminio! Ninguem ia jogar fora materia prima q vale dinheiro, isso vazou mesmo.

  • Cesar:

    Os peixes vão voltar.

  • geraldinho:

    Que beleza, nesse ritmo estaremos extintos antes mesmo de 2012!

  • Roberto BRASIL:

    na minha opinião ,foi proposital não tinham mais lugar para acumular tanta lama toxica e soltaram na cidade so que não calcularam que iria fazer tanto estrago, muita ambição a vida não tem mais valor , pode ter certeza a empresa vai ser multada e continuara fabricando mas lama toxica

  • João:

    pronto, agora a europa vai ver o que a ambição faz, o segundo mais importante rio da Europa atraz so do Reno vai ficar poluido vai morrer é gente, principalmente os pobres q tiram o sustento da água

Deixe seu comentário!