Descobertos nossos “Adão” e “Eva” genéticos

Por , em 5.08.2013

Quase todo homem vivo pode traçar suas origens até um homem que viveu há cerca de 135 mil anos atrás, sugere uma nova pesquisa. Os cientistas também sugerem que esse homem antigo provavelmente dividiu o planeta com a mãe de todas as mulheres.

A descoberta, detalhada no dia primeiro de agosto na revista Science, vem com a análise mais completa do cromossomo sexual masculino, ou o cromossomo Y, até o momento. Os resultados derrubam a pesquisa anterior, que sugere que o mais recente ancestral comum dos homens viveu apenas 50.000 a 60.000 anos atrás.

Apesar de suas sobreposição de tempo, os antigos “Adão” e “Eva” provavelmente nem sequer viveram próximos um do outro, muito menos foram companheiros. [Livescience]

4 comentários

  • nickvannuchi:

    A visão que vc tem Victor é a que é ensinada no ensino médio (ainda eu acho) que é a visão medieval de gradação. Essa é uma visão meio religiosa até da vida, que supõe que as coisas são graduadas do mais simples, uma pedra, até seres mais elaborados, humanos, anjos e deus finalmente numa escala linear.

    Porém não é assim que acontece, os seres vivos evoluem INDEPENDENTEMENTE como ramos da árvore. Assim se vc quer saber qual é o galho de todos ramos “humanos” precisa fazer esse teste que eles fizeram. Note que esse galho contém TODOS humanos e mais nenhum animal.

    Note que é possível fazer isso com ramos diferentes, um ramo de cavalos, e um de humanos, mas ai o ancestral comum NÃO SERIA um humano, e estaria muito mais perto do tronco, seria um animal mamífero como um rato por exemplo.

    Espero que tenha entendido.

  • Eduardo Araujo:

    Victor, assiste este documentário talvez ajude. http://www.youtube.com/watch?v=mmuIPQLyNNA

  • Diogo Mugnol:

    e eles ja podem descobrir quem é o individuo

  • Victor Oliveira:

    Isso é algo que eu acho confuso e gostaria que alguém pudesse me elucidar, o que exatamente seria o primeiro ancestral comum, do ser humano no caso, já que a evolução é um processo gradativo e bem lento, qual é o critério que os cientistas usam para “dizer”: “a partir daqui é ser humano, antes era outra espécie.” …

Deixe seu comentário!