Homens mais altos são mais propensos a desenvolver câncer de testículo

Por , em 31.10.2010

Cientistas descobriram que para cada 5,08 centímetros acima da altura média masculina (partindo de 1,52 a 2,74 metros), o risco de câncer de testículo aumenta 13%.

O novo estudo mostrou uma ligação entre altura e câncer testicular, mas os pesquisadores ainda não compreendem de que forma esse aumento de altura aumenta também o risco de câncer.

Ainda assim, outros fatores, como histórico familiar e genes defeituosos, são muito mais importantes, respondendo por 20% do risco de doença. Há também fatores como histórico clínico, etnia, idade, etc.

Cerca de 2.000 homens na Grã-Bretanha desenvolvem esse tipo câncer a cada ano, mas eles tendem a ser mais jovens do que as vítimas de outras formas de câncer. No entanto, uma vez que apenas um homem em 210 tem câncer testicular no Reino Unido, o risco absoluto é baixo.

Os homens altos não devem ficar alarmados com a pesquisa, porque menos de quatro em 100 dos tumores testiculares são realmente cancerosos. A perspectiva para o câncer de testículo é também uma das melhores de todos os cânceres; mesmo depois de a doença se espalhar, os pacientes podem ser curados. A taxa de cura para o câncer de testículo é 98% dos casos diagnosticados, sendo que a doença sobrevive a pelo menos 10 anos.

Mas ainda é importante que os homens fiquem cientes de quaisquer alterações no tamanho e peso dos seus testículos, e não demorem para ir ao médico. Isto é particularmente importante para os jovens, já que a doença é mais comum a homens com menos de 35 anos.

Os pesquisadores lembram que ainda há muito pouca informação sobre o câncer de testículo, e que a doença pode afetar homens de qualquer altura. [Telegraph]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • criancinha:

    “Homens muito baixinhos sao mais propensos a desenvolver hematomas nos testículos”…

    maldito seja esse criador do humor negro…

  • Lenine:

    eu acredito esta situacao deve merecer o melhor estudo para tenhamos uma base, para mim nao e pela primeira vvez a ouvir uma situacao como esta .
    ate no primeiro dia pensava que erra mentira. mais forca no vosso trabalho de pesquisa.

Deixe seu comentário!