Descubra qual dos gêmeos é fumante

Antes de fumar pela próxima vez, pense nisso: a pele ao redor dos lábios dos fumantes parece mais velha antes. As chances de desenvolver bolsas ao redor dos olhos, rugas e papada precocemente também são maiores nas pessoas que fumam. O envelhecimento precoce fica bem claro ao observarmos fotos de gêmeos idênticos – um fumante e outro não.
Pesquisadores da Case Western Reserve University, nos Estados Unidos, analisaram as diferenças entre os rostos de não fumantes e seus gêmeos fumantes e confirmaram uma antiga crença: fumar realmente faz você parecer mais velho do que realmente é.
Setenta e nove duplas de gêmeos com idades entre 18 e 79 anos foram fotografadas individualmente. As fotos foram divididas em duas categorias. O primeiro grupo era formado por um gêmeo fumante e um não fumante. O outro grupo era composto por fumantes, mas um dos gêmeos deveria fumar pelo menos cinco anos a mais que o outro.
No primeiro grupo, os pesquisadores afirmaram que os gêmeos fumantes pareceram mais velhos em 57% dos casos. No segundo, o gêmeo fumante há mais tempo parecia mais velho em 63% dos casos, ou seja, as diferenças de envelhecimento podem ser claras em apenas cinco anos de tabagismo.
Bahman Guyuron, que coordenou o estudo, explica que fumar diminui a formação de colágeno e reduz a circulação de sangue na pele. “A nicotina também reduz a espessura da pele. Todos esses fatores reduzem a elasticidade da pele e causam o envelhecimento prematuro”, conta.
Qual dos gêmeos abaixo é o fumante?

A mulher à esquerda fumou 17 anos a mais do que a da direita. Observe as diferenças da que fuma a mais tempo: mais rugas no lábio inferior e bolsas embaixo dos olhos.

Ambos são fumantes, mas o gêmeo da direita começou a fumar 14 anos antes do irmão.

A gêmea da direita é fumante, a outra não.

A mulher da esquerda nunca fumou. Sua irmã fumou por 29 anos. [CNN]
4 comentários
Aos que acham que as mudanças são poucas estão esquecendo que a matéria menciona estética e não a SAÚDE de quem pratica esse hábito sujo e nocivo. Mesmo que fumar rejuvenescesse, ainda sim não valeria a pena.
A pele pode perder qualidade de brilho e estrutura, os olhos descair, , cabelo mais desnaturado, o próprio carácter da pessoa fumante pode ser mais áspero, desmotivado, preguiçoso e degradado. De qualquer forma, é preferível deixar o vício que já é de um século passado e tão simplesmente, às vezes não aborrecer quem está à volta que, simpaticamente, às vezes se deixa levar com o fumo.
Se é essa a diferença, eu aconselho os fumantes a seguir fumando e ser felizes.
Engraçado,não vi muita diferença,pelo jeito o ‘poblema’ das rugas papadas e olheiras é mesmo o tempo e isto infelismente por enquanto não temos muito a quê recorer,o sol e o cigarro apenas adiantam o inevitavel.