Designers criam “tintas sem nome” para alterar a forma como crianças aprendem sobre as cores e seus tons

Por , em 29.09.2015

Com certeza, você já entrou em alguma discussão sobre “qual cor é essa” com alguém.

Enquanto nossa percepção das cores pode ser muito diferente da percepção das outras pessoas, nomeá-las apresenta ainda outro problema, simplesmente porque muitas vezes não diferenciamos os vários tons ao falar sobre uma cor.

Para uma melhor experiência com cores, Ima Moteki, uma dupla de designers do Japão, acha que deveríamos extinguir suas nomenclaturas muito quadradas.

O duo criou um conjunto de “Nameless Paints” (em português, “tintas sem nome”) que visam alterar completamente a forma como as crianças aprendem e pensam sobre cores.

Em vez de ter rótulos, cada tubo branco de tinta é marcado com uma “equação”: a combinação de cores primárias e em que proporções foram utilizadas para criar a cor que está dentro.

Yusuke Imai e Ayami Moteki acreditam que os títulos das cores são problemáticos. “Ao não atribuir nomes para as cores, desejamos expandir a definição do que uma cor pode ser, e as várias tonalidades que podem criar, misturando-as”, disseram os designers.

As tintas sem nome também ensinam a teoria da cor. As fórmulas nos tubos ajudam as crianças a visualizar e entender alguns dos conceitos básicos por trás desse fenômeno, de maneira mais divertida do que copiar uma lição sobre isso da lousa da professora. [BoredPanda]

tintas sem nome designers (1) tintas sem nome designers (2) tintas sem nome designers (3) tintas sem nome designers (4) tintas sem nome designers (5)

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!