Deveríamos aumentar a adolescência para 24 anos: estudo

Por , em 23.01.2018

Um grupo de cientistas do Royal Children’s Hospital, um hospital da Austrália, sugere que está na hora de mudar o período de anos que define a adolescência.

Atualmente, a adolescência vai dos 10 aos 19 anos. Os pesquisadores acreditam que podemos considerar adolescentes pessoas com 10 a 24 anos.

Seus argumentos para os benefícios que viriam com essa mudança estão detalhados em um artigo publicado na revista científica The Lancet Child & Adolescent Health.

A adolescência e as leis

Talvez você esteja pensando que essa discussão não é relevante, uma vez que a adolescência em si não está legalmente vinculada a direitos ou concessões. Ser considerado um adolescente é mais um insulto do que qualquer outra coisa, não é mesmo?

Tradicionalmente, definimos a adolescência como o período entre a infância e a idade adulta, ou seja, o período desde a puberdade até a realização de um papel adulto na sociedade.

Logo, esse período sempre serviu como uma espécie de “guia” para os legisladores. Por exemplo, nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, a idade de 18 anos é considerada a idade de consentimento em que as pessoas podem fazer escolhas sobre seus corpos e seu papel na sociedade, e também podem votar e servir nas forças armadas. Algo semelhante ocorre no Brasil: 18 é a idade em que somos obrigados a votar e a servir no exército, e também é a idade em que podemos beber álcool e em que podemos dirigir – embora seja proibido fazer essas duas coisas ao mesmo tempo, lembrem-se, queridos adolescentes e adultos.

Em seu artigo, os pesquisadores sugerem que, devido a mudanças físicas e sociais, este pode ser o momento de considerarmos aumentar o fim da adolescência por alguns anos.

Cérebro imaturo

Já mudamos esse período uma vez, para baixo. Isso porque hoje os jovens se desenvolvem mais cedo do que seus pais e avós. Por exemplo, muitas meninas menstruam em torno de 10 anos de idade, enquanto a norma costumava ser aos 14 anos.

Se podemos diminuir a idade da adolescência para 10 anos, também podemos aumentá-la para 24.

Uma das principais razões para isso é que novas pesquisas têm indicado que o cérebro adolescente não para de se desenvolver até bem depois de seus 20 anos.

Então, quão maduras são realmente as pessoas com 18 anos a 24 anos?

E a sociedade…

Além disso, a sociedade mudou.

No Reino Unido, a idade média de casamento subiu, do início dos 20 anos para o início dos 30. Além disso, os jovens em média não saem de casa até os 25 anos de idade. Essa tendência provavelmente é vista em outros países ocidentais.

As expectativas dos pais e outros adultos na sociedade também mudaram – muitos pais agora esperam que seus filhos morem com eles por mais tempo, o que levou à constatação de que algumas políticas precisavam mudar. Nos Estados Unidos e no Brasil, por exemplo, reclamações de pais têm forçado companhias de seguros a permitir que seus filhos permaneçam dentro de seus planos por mais tempo.

A extensão da idade da adolescência, segundo o grupo de pesquisa australiano, ajudaria na elaboração de leis destinadas a proteger os jovens e também a ajudá-los no caminho árduo que leva à idade adulta.

O que você acha? [MedicalXpress]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (21 votos, média: 4,81 de 5)

4 comentários

  • marconi ferreira:

    Bando de pseudo cientistas e vocês dão crédito a eles, que peninha esse site vai acabar com tantos temas banais e sem exploração consistentes!

  • Beto Fukuji:

    Aqui no Brasil não funcionaria, porque estamos precisando diminuir a adolescência pra poder aposentar com idade decente. LOL

  • barbarini:

    Adolescente deve ser até os 15 anos. Com esta idade já fazem filhos, daí para cima é cavalo velho. Vão trabalhar vagabundos. Perigoso me chamarem de adolescente, já estou nos 74…

  • Gabriel Da Silva:

    Acho que tem que ser como está, com 20 anos a pessoa já tem que tomar o rumo de casa, enfrentar a vida mesmo que seja “imatura” e viver as responsabilidades que lhe cabe. Tenho 16 no momento e não espero estar aos 20 anos, um marmanjo dentro de casa atrapalhando meus pais…Entende?

Deixe seu comentário!