Dispositivo de vibração tem o objetivo de substituir baterias
O dispositivo “Vibration Energy Cell” despeja energia depois de uma agitação vigorosa. A Brother Industries, empresa que o criou, afirma que o instrumento pode ser usado no lugar de pilhas AA ou AAA em alguns aparelhos.
Em um evento em Tóquio, a empresa demonstrou o dispositivo alimentando um controle remoto, um interruptor de uma lâmpada e uma lanterna LED. O mecanismo funciona de uma forma semelhante ao do dínamo de uma bicicleta; apenas no movimento de algumas “chacoalhadas” fornece a energia para recarregar a bateria.
O dispositivo gera eletricidade usando uma bobina, um ímã, e um condensador que carrega eletricidade, todos encaixados na bateria. Devido à sua baixa produção, é projetado para ser usado em coisas tais como controles remotos de TV e dispositivos de LED, que consomem baixa potência e não consumem energia elétrica de forma contínua.
A ideia por trás da tecnologia é eliminar a necessidade de baterias recarregáveis tóxicas ou descartáveis que podem prejudicar o meio ambiente.
Seu tamanho pequeno é compatível diretamente com as fontes de energia existentes. Ele pode produzir energia suficiente em freqüências razoavelmente baixas, em torno de 4 a 8 Hz. Segundo os especialistas, isso é impressionante.
Para recarregar um produto, não importa quanto tempo você o agite. Depende do número de vibrações, e de como você agita. Existem variações curtas ou longas e velocidades diferentes que você pode por o aparelho para agitar.
Segundo a Brother, ainda não há planos para comercializar as baterias. [BBC]
2 comentários
como foi comentado na internet:
“imagina um vibrador com essas baterias..teríamos um vibrador moto continuo”
ou
“agora sim dar pancada no controle remoto pra funcionar dará resultado”
hueheuehueheuheueh
Há muito que já existem lanternas que funcionam com esse mecanismo.