Dormir tarde pode significar mais pesadelos

Por , em 5.09.2011

Se você é daqueles que adora dormir tarde, pense bem: um novo estudo sugere que o sono atrasado pode ter um lado sinistro.
Pessoas que adormecem muito tarde podem ter um risco maior de ter pesadelos.

Estudos anteriores afirmam que cerca de 80% dos adultos experimentam pelo menos um pesadelo por ano, com 5% sofrendo de sonhos perturbadores mais de uma vez por mês.

A nova pesquisa analisou 264 estudantes universitários sobre seus hábitos de sono e frequência de pesadelos, definidos como “sonhos disfóricos associados com sentimentos de ameaça, medo, ansiedade ou terror”.

Os cientistas usaram uma medida conhecida como Escala de Ansiedade e Sonho de Van para avaliar a taxa de sonhos ruins.
Especificamente, os participantes do estudo foram solicitados a classificar a sua frequência de pesadelos em uma escala de zero a quatro, o que correspondia a nunca e sempre, respectivamente.

Em média, os indivíduos que se descreveram como tipos noturnos tiveram uma pontuação de 2,10, enquanto os indivíduos que acordavam cedo pontuaram em média 1,23 na escala, uma diferença significativa.

O estudo resulta de uma pesquisa online maior, com cerca de 4.000 pessoas, que encontrou indícios de uma associação entre ser um tipo noturno e ter pesadelos entre as mulheres de 20 e poucos anos.

“Fiquei satisfeito ao ver que replicaram a associação entre ser uma pessoa da noite e ter pesadelos”, disse Tore Nielsen, autor da pesquisa original. Ele acrescenta que é necessário mais estudos sobre as diferenças de gênero. “Homens e mulheres têm grande diversidade de sistemas emocionais, e eu acho que há expressões diferentes em torno de pesadelos”, explica.

Especialistas estão intrigados com a ideia de que o ciclo corporal de uma pessoa, conhecido como ritmo circadiano, pode estar vinculado a pesadelos.

Porque tipos noturnos relatam mais pesadelos é um mistério. Os autores do estudo apontam para trabalhos anteriores que descobriram que estes indivíduos podem ser mais propensos a ter transtornos de humor e estilos de vida estressantes.

Outros cientistas encontraram uma associação entre transtornos de humor, como depressão, e problemas de sono.

Ainda assim, a pesquisa constatou que os tipos da noite eram ligeiramente mais propensos a se lembrar de seus sonhos em geral, e isso poderia em parte explicar as descobertas.

No entanto, pessoas que dormem tarde e acordam cedo têm mais probabilidade de experimentar déficit de sono e compensá-lo nos fins de semana, dormindo mais. Assim, poderiam sentir mais sono REM, a fase do sono caracterizada por movimentos rápidos dos olhos, aumento da atividade cerebral e sonhos vívidos.

Também, os pesquisadores teorizam que um hormônio do estresse chamado cortisol pode estar envolvido. O hormônio normalmente atinge seu pico no corpo pela manhã, pouco antes de alguém acordar. É também nessa época que os ciclos do sono REM atingem seu pico. A ideia é que, se o seu sono for deslocado, você pode dormir quando seu cortisol estiver elevado, o que pode levar a pesadelos ou sonhos bizarros e vivos.

Novos estudos sobre a associação vão pedir que os participantes registrem seus hábitos de sono em um diário, ou usem um dispositivo de detecção de movimento especializado que pode gravar os padrões de sono com base em períodos de descanso.[LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 2,00 de 5)

10 comentários

  • Fernando Queiroz:

    Isso é horrível me parece ter diferença entre pesadelo e terror noturno,sempre tenho essa merda de perturbação logo de manhã

  • Lucas:

    Oloko ,ontem eu durmir tarde e tive pesadelo o__O

  • Delia Fonseca:

    Não sei se é verdade! No entanto, sempre durmo tarde e tenho sonhos que são verdeiros pesadelos, inclusive, falo muito ao
    ponto de incomodar meu marido.Geralmente os sonhos mais pertubadores são ao amanhecer e nunca me lembro. Fico sabendo que sonhei e conversei muito quando acordo, pois meu marido me conta ai vou lembrando de alguns detalhes. Já comprei até um gravador mais ele não quer gravar. Obrigada!

  • Jose Santos:

    Papo furado. Deito-me tardinho e nunca tive (até hoje) qualquer pesadelo.
    Quando me deitava cedo (com as galinhas) era cada um….

    • Renato:

      Concordo. Quando durmo tarde, normalmente nem lembro de ter sonhado. Quando durmo cedo lembro dos sonhos, geralmente normais, mas às vezes pinta algum pesadelo.

    • Caim Ferreira:

      Ando dormindo a tarde e tendo vários pesadelos! Fiquei preocupado, pesquisei no Google e acabei encontrando esse artigo! Coincidência não é.

  • ALX:

    PAPO FURADO, SEMPRE DURMO TARDE E NUNCA TENHO PESADELOS… AINDA FICO NAKELA TESE QUE OS PESADELOS VEM DO Q PASSAMOS PELO DIA OU FILMES ASSISTIDOS

  • Lucas Ramos Barros:

    se durmir tarde fosse causa certa pra pesadelo freddy krueger seria meu melhor sonho!

  • magoado:

    Que bom que tu sonhou tudo isso…….tinha um amigo
    que teve o pior pesadelo da vida dele,quando acordou
    não tinha mais o pênis…??
    É que, quando chegou 5:hs da manhã a mulher esperou
    ele dormir e acredite ele viu o pesadelo acordado ,não tinha mais o bilau…..!!!!

  • Carlos Machado:

    Putz, dormi as 5 da manha e acordei as 10 hoje, e sonhei com um Brasil sem corrupção aonde todos podiam comprar seus carros e eletronicos a preço de banana…nunca mais quero ter esse pesadelo :\

Deixe seu comentário!