Dramáticas evidências de formação estrelar [Papel de Parede]

Por , em 25.08.2008

Graças ao quinto aniversário do Telescópio Espacial Spitzer, da NASA, podemos ver essa imagem brilhante da uma região de formação estrelar.

O objeto da imagem em infravermelho da região W5, da constelação Cassiopéia, ocupa a área no céu equivalente a quatro luas cheias, da nebulosa que está a 6.500 anos-luz da Terra.

Conheça também os Pilares da Criação e esta outra Maternidade Estrelar.

A atual imagem do Spitzer dá uma visão mais ampla e um geração inteira de gigantescas estrelas nascendo que os astrônomos estavam tentando enxergar a anos.

Os cientistas descobriram que possivelmente quando uma região de formação estrelar de gás entra em alta marcha as mais colossais estrelas se formam, primeiramente na região central. Estas estrelas têm entre 15 e 60 vezes a massa do nosso Sol, segundo eles.

Parte deste material estrelar voa em rajadas de vento cósmico movido à radiação, entalhando orifícios ao redor das estrelas e comprimindo o gás e o pó ao longo das bordas destes orifícios. Isso empurra para fora a próxima geração de estrelas e o processo prossegue criando cada vez estrelas mais jovens.

É possível ver dois orifícios vazios na imagem atual. Os pontos azuis são estrelas mais velhas e massivas e os pontos rosa e vermelhos representam estrelas mais jovens envolvidas pelas “Montanhas da Criação”.

Esta primeira visão da região sugere que estamos olhando para uma ou duas gerações de estrelas que começaram a ser criadas pelas estrelas mais massivas, segundo cientistas. [msnbc, NASA, Spitzer Space Telescope]

Baixe esta imagem nas resoluções:

Baixe aqui outros estonteantes papéis de parede para o seu computador

Após a imagem baixar completamente clique nela com o botão direito do mouse e selecione a opção “Definir como papel de parede” ou “Definir como plano de fundo”.

1 comentário

  • Rubel:

    Kara! Que imagem fantástica, sou aficcionado por astronomia e sempre acompanho as novidades sobre o assunto, parabéns pela matéria.

Deixe seu comentário!