É por isso que o seu nariz escorre quando você come

Por , em 19.10.2023

Depois de dar uma mordida no seu sanduíche favorito, acontece algo sempre semelhante: seu nariz começa a escorrer de forma tão intensa que você precisa manter um estoque de guardanapos à mão apenas para conter o fluxo. Nojento? Com certeza. Mas um nariz escorrendo na hora da refeição é mais comum do que você imagina.

Esse fenômeno é conhecido como rinorreia gustatória (RG) – uma condição crônica em que o nariz começa a vazar alguns minutos após a ingestão de certos alimentos. Sintomas nasais não alérgicos, como os mencionados acima, afetam cerca de 19 milhões de americanos, embora o número exato de pessoas afetadas pela RG em particular permaneça incerto. Sintomas semelhantes à RG podem ser desencadeados por diferentes fatores, incluindo ambientes de trabalho específicos, flutuações hormonais (como durante a gravidez), medicamentos, envelhecimento ou até mesmo causas desconhecidas. Os pesquisadores ainda estão analisando os números.

Embora muito sobre a RG permaneça um mistério, os médicos e pesquisadores conseguiram desvendar alguns aspectos essenciais.

Por que certos alimentos fazem o nariz escorrer

Um nariz escorrendo é a resposta do seu corpo a um irritante, como alérgenos ou bactérias. Com a rinorreia gustatória, algo que você come estimula os nervos em suas narinas, desencadeando uma produção excessiva de muco.

O resultado? Sintomas desagradáveis, incluindo um nariz escorrendo, congestão, secreção nasal clara e abundante muco na garganta. Importante destacar que, uma vez que isso não é uma reação alérgica, é improvável que você experimente congestão, espirros ou coceira, como explicado pelo Dr. Nadia Chan, um otorrinolaringologista da Keck Medicine of USC em Los Angeles. Em outras palavras, seus sintomas provavelmente não são causados por uma resposta imunológica.

O mecanismo exato por trás dessa reação nos bastidores é tão nebuloso quanto as passagens nasais congestionadas, mas a teoria predominante é que a RG resulta de uma falha no seu sistema nervoso autônomo – a parte do sistema nervoso responsável por regular funções essenciais do corpo, como respiração e digestão. Entre essas funções está a regulação das secreções nasais.

O Dr. Richard Johnigan III, um otorrinolaringologista do Memorial Hermann em Houston, TX, explica: “Quando comemos, nosso sistema nervoso autônomo é ativado para produzir saliva, secretar ácido gástrico e movimentar o estômago. Para algumas pessoas, os nervos autônomos na área nasal podem ser ativados erroneamente durante esse processo”. Uma vez ativados, esses nervos são acreditados para estimular as glândulas produtoras de muco no nariz, levando à congestão e ao escorregamento característicos da RG.

A Dra. Nicole Aaronson, professora associada clínica de otorrinolaringologia e pediatria da Thomas Jefferson University Sidney Kimmel Medical College em Wilmington, DE, acrescenta que os aspectos mecânicos da alimentação, incluindo mastigação e produção de saliva, também podem superestimular as terminações nervosas, levando a uma produção aumentada de muco.

Não existem fatores de risco específicos associados à rinorreia gustatória, exceto a idade. A maioria das pessoas não desenvolve a condição desde o nascimento, mas sim em algum momento da vida. De acordo com a Cleveland Clinic, pesquisas sugerem que, à medida que as pessoas envelhecem, as fibras nervosas nasais podem se tornar mais sensíveis. O Dr. Johnigan concorda, afirmando que “a condição é mais comum em pessoas mais velhas”, o que poderia estar relacionado a mudanças relacionadas à idade no sistema nervoso.

Alimentos que podem desencadear um nariz escorrendo

Embora qualquer alimento possa potencialmente desencadear um nariz escorrendo se os nervos nasais forem sensíveis o suficiente, os culpados mais comuns são alimentos apimentados e azedos, incluindo:

  • Pimenta-do-reino
  • Alho
  • Gengibre
  • Raiz-forte
  • Pimenta vermelha picante
  • Mostarda
  • Cebola
  • Pimenta vermelha caiena
  • Molho Tabasco
  • Vinagre

Esses alimentos são conhecidos por estimular fortemente o sistema nervoso autônomo, aumentando a produção de saliva para neutralizar seus efeitos irritantes. Infelizmente, essa estimulação intensa também aumenta a probabilidade de seus nervos nasais se tornarem hiperativos e causarem sintomas.

Opções de tratamento para a rinorreia gustatória

Agora que você entende por que seu nariz fica parecendo um aspersor improvisado durante as refeições, provavelmente está ansioso para aprender como impedir isso. Aqui estão várias opções de tratamento em casa e no consultório que podem ajudá-lo a desfrutar de suas refeições sem o incômodo de um nariz escorrendo:

1. Evitar os gatilhos

A abordagem mais direta para aliviar narizes escorrendo devido a alimentos é evitar os alimentos específicos que desencadeiam seus sintomas. O Dr. Chan aconselha: “Esses gatilhos podem variar de pessoa para pessoa, então é aconselhável manter um diário alimentar por algumas semanas e anotar quaisquer sintomas que ocorram durante ou após cada refeição.” Depois disso, você pode identificar padrões: Seus sintomas surgem após consumir alimentos picantes ou azedos, ou eles ocorrem independentemente do tipo de alimento que você ingere? Se você puder identificar alguns gatilhos alimentares claros, eliminá-los de sua dieta deve proporcionar alívio. No entanto, se você tiver vários gatilhos ou se o diário não revelar um padrão claro, pode ser necessário explorar outras opções.

2. Sprays nasais de venda livre (OTC)

Embora os sprays nasais de venda livre sejam principalmente projetados para aliviar alergias, alguns deles também podem ajudar nos sintomas de RG. Sprays nasais com corticosteroides, como Flonase (fluticasona) e Nasacort (triamcinolona), podem estreitar os vasos sanguíneos no nariz, reduzindo a produção de muco. Ambos estão disponíveis sem receita médica. Além disso, há um spray nasal de anti-histamínico de força prescrita chamado Astepro (azelastina) que é recomendado tanto para rinite alérgica quanto não alérgica. Algumas pesquisas sugerem que pode aliviar os sintomas de RG, reduzindo a reatividade dos receptores nasais ativados durante as refeições.

3. Terapia de dessensibilização

Embora sejam necessários estudos mais extensos, algumas pequenas pesquisas indicam que o uso de um spray nasal de capsaicina em baixa dose (o composto responsável pelo picante nos alimentos) pode, ao longo do tempo, ajudar a aliviar os sintomas de RG, dessensibilizando gradualmente os canais nervosos nasais. A Dra. Aaronson sugere: “A capsaicina intranasal pode ser adquirida sem receita médica.” Dado que essa abordagem envolve a introdução de capsaicina em suas passagens nasais, é aconselhável consultar um profissional de saúde para orientações sobre como otimizar os resultados e minimizar o desconforto.

4. Spray nasal com prescrição médica

De acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina, o medicamento preferido para interromper o vazamento nasal é um spray nasal com prescrição médica chamado Atrovent (brometo de ipratrópio). Este spray suprime a atividade dos nervos responsáveis pela produção de muco. Para máxima eficácia, é recomendável usar o spray em cada narina imediatamente antes de comer, conforme observado pelo Dr. Chan. Combinar um spray nasal com prescrição médica com um spray nasal de esteroides pode ser ainda mais eficaz, pois eles abordam a produção excessiva de muco sob diferentes ângulos, aprimorando o alívio dos sintomas.

5. Procedimentos de ablação

Avanços recentes introduziram procedimentos minimamente invasivos que visam os nervos vidianos e nasais posteriores, ambos envolvidos na produção de muco. Esses procedimentos incluem a ablação por crioterapia (resfriamento intenso dos nervos usando uma sonda de crioterapia intranasal) e a ablação por radiofrequência (aquecimento controlado por temperatura dos nervos usando um dispositivo de radiofrequência semelhante a uma caneta). Realizados no consultório médico ou em um ambiente cirúrgico, esses procedimentos interrompem os sinais nervosos responsáveis pela descarga nasal excessiva, potencialmente oferecendo alívio da rinorreia gustatória. Você geralmente pode retomar suas atividades normais imediatamente ou no dia seguinte ao procedimento. Embora não haja dados específicos sobre sua eficácia no tratamento da RG, estudos sobre a rinite crônica em geral sugerem que melhorias podem ser notadas dentro de duas a seis semanas após qualquer um desses procedimentos.

Sinais de que você deve consultar um médico sobre deus sintomas

Embora a rinorreia gustatória não seja uma ameaça à vida, se ela afetar significativamente sua qualidade de vida, você deve procurar atendimento médico. Se seus sintomas persistirem apesar dos esforços para aliviá-los por meio da evitação de gatilhos, dessensibilização com capsaicina e sprays nasais, pode ser hora de consultar seu médico ou um otorrinolaringologista. Além disso, se você notar que apenas um lado do seu nariz escorre, isso pode ser um sinal de que você deve procurar um profissional de saúde. Embora seja improvável, pode ser um indício de um problema mais grave, como um vazamento de líquido cerebrospinal ou uma obstrução nasal, que requer investigação adicional.

Embora não haja atualmente uma cura para a RG, encontrar a combinação certa de tratamentos para aliviar seus sintomas pode levar algum tempo. No entanto, a perspectiva de desfrutar de seu sanduíche favorito sem precisar de um lenço de papel à mão torna a busca por orientação médica valiosa. [Health Central]

Deixe seu comentário!