10 tentativas curiosas de contato alienígena

Por , em 11.06.2013

Muitos pesquisadores resolveram enviar mensagens ao espaço, na esperança de que criaturas inteligentes as recebam, entendam e decidam entrar em contato. De símbolos matemáticos a imagens de pessoas nuas, passando por propagandas de Doritos e músicas clássicas, essas mensagens são tentativas de mostrar o que há aqui na Terra. Abaixo, você confere um conjunto especialmente curioso:

10. Triângulos em plantações e canais em chamas

10

Grandes mensagens em plantações de trigo normalmente são retratadas na ficção científica como obras de alienígenas, mas os registros mais antigos desse tipo de ocorrência apontam, na verdade, para humanos tentando entrar em contato com extraterrestres.

Na década de 1820, o matemático alemão Carl Friedrich viajou a uma floresta na Sibéria (Rússia) para cortar árvores e formar uma área triangular e, dentro dela, plantar trigo para compor uma mensagem que, teoricamente, poderia ser vista do espaço. Também tentou refletir luz solar até o espaço usando aparelhos que ele mesmo criou.

Cerca de vinte anos depois, o astrônomo Joseph Von Littrow tentou algo mais chamativo, cavando imensos canais no deserto do Saara e preenchendo-os com substâncias inflamáveis para queimar à noite, na esperança de que o brilho seria visto de fora da Terra.

Tanto Von Littrow como Friedrich acreditavam que formas geométricas seriam a maneira ideal de transmitir mensagens para fora do planeta, já que princípios matemáticos, até onde se sabe, permeiam o universo.

9. Luz concentrada

9

Em 1869, o inventor francês Charles Cros usou espelhos parabólicos para concentrar e refletir para o espaço luz de lâmpadas elétricas. Cros não colocava muita fé nessa versão inicial do projeto, mas disse que, se funcionasse, seria “um momento de alegria e orgulho” e que “o eterno isolamento das esferas desapareceria”.

Ele chegou a pedir apoio ao governo francês para criar espelhos ainda maiores, que pudessem refletir luz a ponto de queimar no solo de Marte e de Vênus – o projeto, naturalmente, foi considerado inviável, e Cros teve de se contentar com espelhos pequenos.

8. Placa pioneira

8

A partir da década de 1970, pesquisadores ligados à NASA começaram a fazer diversas tentativas de entrar em contato com extraterrestres.

Uma delas consistia em duas placas de 15 x 23 cm de ouro contendo uma espécie de “mapa do universo”, um diagrama retratando a estrutura de um átomo de hidrogênio, e um desenho de um casal humano nu. As placas, elaboradas pelos célebres astrônomos Carl Sagan e Frank Drake, foram fixadas nas sondas espaciais Pioneer 10 e Pioneer 11, lançadas no início daquela década.

Infelizmente, a NASA perdeu o contato com a Pioneer 10 em 2003 e com a Pioneer 11 em 2005, depois de muitos anos recebendo dados sobre o nosso sistema solar (e nada sobre extraterrestres).

7. Mensagem de Arecibo

7

Outra tentativa feita por Sagan e Drake na mesma época foi uma mensagem transmitida por ondas de rádio (menos afetadas por poeira espacial em comparação com sinais de luz, e mais rápidas do que mensagens acopladas a sondas) dividida em sete partes, contendo, entre outras coisas, uma imagem de um humano e um esquema da estrutura básica do DNA. A transmissão foi feita com o rádio telescópio Arecibo, localizado em Porto Rico, e direcionada ao agrupamento de estrelas M13 (que fica a “apenas” 43 mil anos-luz da Terra).

A imagem acima mostra a mensagem decodificada – a semelhança com um jogo de Atari, até onde sabemos, não foi intencional.

6. Discos dourados de Voyager

6

Ainda naquela década, Sagan e sua equipe aproveitaram o lançamento das sondas espaciais Voyager 1 e Voyager 2 para enviar mais mensagens, dessa vez gravadas em discos de ouro com 50 cm de diâmetro, contendo sons da natureza, falas em vários idiomas e imagens da vida na Terra – dessa vez, não incluíram o desenho de pessoas nuas, por causa da confusão que a Placa Pioneira causou na opinião pública.

As sondas continuam em atividade (possivelmente fora da fronteira do sistema solar) e são os objetos que a humanidade conseguiu enviar mais longe até o momento – contudo, não recebemos qualquer sinal de vida extraterrestre por parte das Voyager.

5. Sinfonia vaginal

5

Se você achou que o casal nu retratado na Placa Pioneira foi “um escândalo”, ainda não viu nada: em 1986, o artista Joe Davis pediu a um grupo de bailarinas para gravar (usando um aparelho desenvolvido por ele) o som de contrações de suas vaginas (!). Davis conseguiu transmitir 20 minutos de gravação em um equipamento do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) antes de ser interrompido pelas Forças Aéreas dos Estados Unidos.

A essa altura, a mensagem já chegou a dois sistemas estelares (Epsilon Eridani e Tau Ceti).

4. Chamadas Cósmicas e mensagens adolescentes

4

O engenheiro e astrônomo russo Aleksandr Leonidovich Zaitsev enviou pelo menos cinco mensagens de rádio para o espaço entre 1999 e 2003, sendo duas conhecidas como Cosmic Calls (“Chamadas Cósmicas”) e uma como Teen Age Message (“Mensagem da Era Adolescente”).

A primeira Cosmic Call, lançada em 1999, ficou conhecida entre os entusiastas da busca por vida extraterrestre como “Pedra de Rosetta da Comunicação Interestelar” (em referência a um objeto arqueológico que foi fundamental para decifrarem hieróglifos egípcios), e era uma imagem contendo informações sobre temas considerados essenciais, como operações matemáticas e reações químicas, além de um glossário, uma cópia da mensagem de Aricebo e um conjunto de vídeos e imagens de pessoas comuns. A segunda foi enviada quatro anos mais tarde e tinha praticamente o mesmo conteúdo da primeira (só que com mais imagens e vídeos). Ambas foram transmitidas a partir do Radar Planetário de Yevpatoria (Ucrânia).

Já a Teen Age Message foi enviada em 2001, e foi elaborada com o apoio de adolescentes das cidades russas de Moscou, Kaluga, Voronezh e Zheleznogorsk, que escolheram músicas, obras de arte e as regiões para onde seriam feitas a transmissão (Ursa Maior e outras outras cinco estrelas). Entre as músicas, estavam algumas de Beethoven e Vivaldi.

3. Comercial de Doritos

3

Nem mesmo fora da Terra é possível escapar da Publicidade: em 2008, o instituto de pesquisa EISCAT transmitiu durante seis horas (!) para o espaço um comercial de Doritos, codificado em linguagem binária.

Conteúdos transmitidos normalmente na televisão acabam ultrapassando os limites da Terra, mas o sinal não demora para se dissipar. No caso do comercial de Doritos, os pesquisadores tomaram o cuidado de garantir um maior alcance, usando uma frequência específica e um equipamento poderoso. Tudo isso foi parte de uma tentativa de arrecadar fundos para o instituto.

2. Imagens Finais

2

O artista e escritor Trevor Paglen encontrou uma maneira especialmente criativa de aproveitar a paranoia do “apocalipse maia”, enviando para o espaço um pequeno disco com cem fotos que seriam “as últimas” da Terra – caso ela tivesse sido destruída em dezembro de 2012. A coleta foi feita com a ajuda de cientistas, artistas e filósofos para garantir que contemplaria os mais importantes marcos da humanidade.

Coberto de ouro, o disco deve resistir a milhões (ou, talvez, bilhões) de anos.

1. Telepatia

1

Conhecido por supostamente manter um diálogo direto com alienígenas, Steven Greer reúne periodicamente grupos de pessoas em lugares remotos para realizar sessões comunitárias de meditação, em que os participantes podem atingir níveis de consciência elevados a ponto de transcender os limites do nosso planeta (e, de quebra, recordar vidas passadas).

Esperamos que, se esse diálogo realmente ocorrer, Greer e seus seguidores passem uma imagem positiva para quem quer que esteja ouvindo seus pensamentos.[Listverse]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

19 comentários

  • JOELSIO:

    INFELIZMENTE NÃO TEMOS NEM ‘SATÉLITES’ COM ALCANCE PARA VER CENTENAS DE MILHARES DE ANOS LUZ, SE O TIVÉSSEMOS ESTARÍAMOS MUITO MAIS EVOLUÍDOS NA EXPLORAÇÃO DO COSMOS, NOSSA SONDA A ‘VOYAGER’ AINDA ESTÁ QUASE DEIXANDO O NOSSO SISTEMA SOLAR.
    MEU TEMPO EU GASTO COM ESTUDO E PESQUISAS INCLUSIVE DE COISAS QUE DIZ RESPEITO DA NOSSA ORIGEM, QUEM FOMOS E QUEM SOMOS. LAMENTO QUE EXISTAM PESSOAS QUE SE OCUPAM DE NADA COM TANTA COISA PRA SER APRENDIDA.

  • JOELSIO:

    http://www.youtube.com/watch?v=PExW71Tlx9E.
    AS EVIDÊNCIAS DE PRESENÇA ALIENÍGENAS NO NOSSO PLANETA EXISTEM DESDE A PRÉ HISTÓRIA. HOJE COM AS TECNOLOGIAS QUE TEMOS TEM AUMENTADO CONSIDERAVELMENTE OS RELATOS, MAS TEM PESSOAS QUE OU SABEM MUITO A RESPEITO OU FAZEM PARTE DOS GRUPOS DE DESINFORMAÇÃO QUE PROCURAM RIDICULARIZAR OS FATOS.
    SE LEVARMOS EM CONTA A NOSSA TECNOLOGIA DE VIAGENS ESPACIAIS, AINDA ANDAMOS DE CARROÇA, AGORA QUE CONSEGUIMOS SAIR DO SISTEMA SOLAR EM VEÍCULO NÃO TRIPULADO, COMO ENTENDER VIAGENS POR MEIOS DESCONHECIDOS, ENSTEIN FALAVA SOBRE OS BURACOS DE MINHOCA, DOBRAS DO TEMPO E UNIVERSOS PARALELOS, SABEMOS HOJE QUE EXISTEM ESSA POSSIBILIDADES. O CONCEITO DE VIAGEM COM DESLOCAMENTO DE UM PONTO A OUTRO COMO CONHECEMOS NÃO SE APLICA NESSES CASOS, ENTÃO ESSES SERES NÃO LEVAM MILHÕES DE ANOS ATRAVESSANDO AS GALÁXIAS,(VEJA ALEX COLIER).
    LEIA ZACHARIA SITCHIN, DAVID ICKE. J.J. BENITEZ, BOB DEAN. PODE SER VISTO TAMBEM NO YOU TUBE.

  • jodeja:

    Creio que a melhor, porque não dizer, a única maneira de se comunicar seria através telepatia, mas, para tal ainda não estamos preparados.
    Um dia chegaremos lá, mas não com este corpo de barro.

    • Silvio Ribeiro:

      Jodeja:
      A comunicação via pensamento é uma realidade muito antiga e vem crescendo bastante, na Rússia.
      É claro que ainda não é comum entre nós, simples mortais.
      Os Rosacruzes e outras sociedades secretas a praticam numa boa.

      Na década de 1960, visitando Nova Delli, na Índia, um amigo contou-me que foi assistir a uma palestra de um famoso guru. O mestre entrou no auditório, foi saudado pela platéia e ficou em pé, olhando para todos.
      Passaram-se uns 15 minutos e o guru não dizia uma só palavra. Meu amigo então perguntou ao seu companheiro do lado por que o guru não dizia nada.
      Seu companheiro informou que a palestra havia iniciado desde o momento em que o Gugu entrou na sala, mas estava se comunicando apenas pelo pensamento.
      Coisas de grandes iniciados.

  • Willian Picorelli:

    Poderiam usar os meios de Contatos Imediatos de Terceiro Grau.

  • neno:

    sai com algumas amigas que faziam uns barulhos com a vagina mas nunca pensei que fosse sinfonia….kkkkkkk….

  • Thamiris Medeiros:

    “SINFONIA VAGINAL”AFF ESSES CIENTISTAS ESTAO FICANDO DOIDOS A CADA DIA.
    VOCES NAO ACHAM?

    • Doriedson Fortes:

      Foi um artista e não cientista!

  • Dinho01:

    Alguém pode me explicar qual a lógica por trás dessa tal de sinfonia vaginal?!

  • JOELSIO:

    PRA QUEM NÃO SABE, A MENSAGEM ENVIADA POR CARL SAGAN E FRANK DRAKE FOI RESPONDIDA SIM, NUM CROP CIRCLE JUNTO AO RADIO TELESCÓPIO DE CHIBOLTON, INGLATERRA. NO MESMO SISTEMA BINÁRIO ELES NOS MANDARAM INFORMAÇÕES SOBRE SUAS CIVILIZAÇÕES, ENTRE ELAS A COMPOSIÇÃO QUÍMICA,DNA, ESTATURA, NUMERO DE HABITANTES. ETC
    QUEM SÓ ASSISTE TV NÃO VÊ

    • Doriedson Fortes:

      🙂 Cadê a fonte? Onde vc ouviu isto? LoL

    • Silvio Ribeiro:

      Visite o site:
      Fotos do crop circle relacionado.
      http://thoth3126.com.br/crop-circle-de-chilbolton-e-a-mensagem-de-arecibo-de-1974/

      No Google Image tem muita coisa, também no Youtube

    • Guilherme Gonçalves:

      Interessante. Agora me explique como que em menos de 100 anos uma onda de rádio foi enviada por nós e obteve uma resposta? Você está em dizendo que a uma distância em tordo de 50 anos luz daqui temos um planeta capaz de abrigar vida e que os nossos satélite capazes de “ver” planetas a centenas de milhares de anos luz ainda não o identificou?
      Conte-me mais sobre como você gastou seu tempo que os outros gastam assistindo TV?

    • Dinho01:

      Guilherme,e se tiver sido a resposta de uma nave espacial?!

    • maico mota maico mota:

      Estes relatos nunca foram provados, é tudo mentira, mostre provas ?

    • fbfaria83:

      maico mota maico mota… ninguém tem que te provar nada, a verdade enxerga quem quer, a ignorância é uma opção! Mas deixo algo pra vc pensar… Tente fazer os triângulos que o site menciona, ou qualquer outra figura dos crop circle usando apenas uma folha de papel e uma caneta. Se conseguir fazer com perfeição, tente fazer uma com dezenas de metros em uma plantação com a mesma perfeição que “os triângulos” mencionados no site. Se descobrir um meio de fazer isso da noite pro dia como as que surgem nas plantações, conte-nos como.. agora se não conseguir sequer imaginar racionalmente como se faz isso, talvez vc e esses “sabe tudo” desse site possam considerar uma comunicação além dos nossos paradigmas. Isso vale para as mentes brilhantes do site tbm. Querem tentar?

  • Jonatas:

    Se sou extraterrestre, até em estrelas próximos já sei o histórico da humanidade desde primeiros os sinais de rádio da Terra, quando começaram as transmissões, desde os discursos exaltados do Hittler, um de nossos primeiros embaixadores no Universo… Eu não chegaria nem perto.
    E caso chegasse, visitaria a Lua, pra ver mais de perto antes de qualquer contato. Lá encontraria uma placa e uma bandeira de estrelinhas alinhadas dizendo “viemos em missão de paz”, e me daria conta de que tal povo é o mais mentiroso do universo.

  • maico mota maico mota:

    Algo que não entendo e se alguém poder explicar agradeço
    A mensagem enviada pelo radio Telescópio de Arrecibo foi enviado ao aglomerado de estrelas que fica “apenas ” 43 mil anos luz da terra, as primeiras ondas de radio transmitida pelo homem foram gerados a 100 anos e ate o momento viajaram apenas 100 anos luz no espaço, então a mensagem que foi enviada pelo telescópio Arecibo só vai chagar em seu destino a 43 mil anos luz ?
    A imensidão do universo é muito grande é como se fouce um sinal de fumaça, mesmo o sinal lançado pelo telescópio chegue ao seu destino a probabilidade de haver vida inteligente em mesmo período de tempo em que o nosso é mínimo isto que é bem ali do nosso lado, acredito que se encontrarmos vida em outro planeta não vai ser por sinal de radio, mesmo se eles já tiverem enviado um sinal o mesmo já pode ter passado aqui a 43 mil anos ou a 100 milhões de anos porque o sinal não é constante, mesmo que as ondas de radio enviada por noz fouce constante durante 10 mil anos seria um ponto insignificante tanto pela distancia quanto pelo espaço e tempo que é de bilhões de anos.

    • Doriedson Fortes:

      Ainda por cima por sermos tão ignorantes qualquer som estranho e misterioso pensamos em seres divinos com trombetas… aushaush
      É o caso dos sons que estavam sendo ouvidos por vários paises e muitos pensavam que era o anuncio do fim do mundo! aff

Deixe seu comentário!