É verdade que celulares causam alergia?

Por , em 24.11.2010

Os celulares certamente carregam riscos, e se você já ouviu histórias que envolviam choques e explosões, elas podem ser verdadeiras, visto que o aparelho possui alguns elementos que podem levar a tais situações. Mas e a história de que celular dá alergia? Seria isso verdade?

Sim. Nos últimos anos, dermatologistas têm observado um número pequeno, mas crescente, de pessoas com erupções que causam coceira no rosto, queixo e orelhas, e que desaparecem quando o uso do celular é interrompido. Segundo pesquisadores, o motivo é uma alergia aos metais nos celulares, na maioria das vezes níquel.

Globalmente, a alergia ao níquel atinge cerca de 3% dos homens e quase 20% das mulheres. As mulheres são mais susceptíveis de serem afetadas porque muitas vezes são sensibilizadas a níquel por piercings, brincos e outras jóias de metal.

Ainda não está claro quantas pessoas desenvolvem reações alérgicas a seus celulares. Mas a literatura médica está repleta de estudos de caso. Em um caso típico, ocorrido em 2008, uma pessoa de 18 anos desenvolveu uma erupção estranha no lado direito do rosto. Os cientistas analisaram seu celular, e encontraram níquel no fone de ouvido. Quando o paciente mudou para um celular sem níquel, a erupção desapareceu.

Mais tarde, os pesquisadores testaram 22 modelos populares de celulares e encontraram níquel em 10 deles, principalmente nos fones de ouvido e nos botões. Se você quiser descobrir se é alérgico a níquel, ou a outro metal, um teste dermatológico pode fornecer a confirmação. Também, um simples teste do cotonete pode revelar a presença de níquel em um telefone ou outro produto. [NewYorkTimes]