Eadweard J. Muybridge, inventor do projetor de filmes, homicida

O Google está comemorando o 182º aniversário de Eadweard J. Muybridge, (o J. é de James) — o homem responsável por criar o primeiro projetor de filmes — com um novo Google Doodle (abaixo).

Ele foi um homem de diversos nomes, dentre eles Edward James Muggeridge, Eadweard Maybridge (como em sua lápide); porém seu nome mais popular foi Eadweard Muybridge. Eadweard foi o criador do zoopraxiscópio, o primeiro projetor de filmes da história que demonstrou a imagem de um cavalo a galope em 1879.
Eadweard J. Muybridge foi menos famoso pelo assassinato de um amante de sua esposa, homicídio do qual foi julgado inocente, pois na época era considerado justificável.

O experimento chamado ‘Sallie Gardner à Galope’ foi realizado para provar que todas as patas de um cavalo (neste caso uma égua) saem simultaneamente do ar chão durante o galope com uma série de 24 fotografias exibidas em série com o zoopraxiscópio de Eadweard. O zoopraxiscópio consiste em um disco circular com uma sequência de imagens que quando gira dá a impressão de movimento. O equipamento serviu de inspiração para a nova geração de projetores de filmes de Thomas Edison e William Dickson.
O Google Doodle funciona da mesma maneira que o disco de Eadweard sequenciando doze frames de Eadweard dando a impressão de movimento com o uso de JavaScript.
Veja o 12 frames originais:

Conheça o Zoopraxiscópio:

34 comentários
Euu achei incrivel…
muito instrutivo………..amei
são otimos os artigos
ed e seu invento demonstram pura e simplesmente que genialidade é atemporal…por isso “o que é bem feito uma vez é bem feito para sempre”
ta ai um corno q foi bem sucedido, sempre será lembrado como um inventor mas tbm como corno perigoso…
Acho que, corretamente, deveria ser “estão simultaneamente no ar” pois as quatro patas não saem ao mesmo tempo do chão. Penso que, naquela época, se acreditava que o cavalo quando galopava mantinha sempre contacto com o chão, no mínimo com uma das patas e o sr Muggeridge demonstrou que não. Como não consigo vislumbrar o atributo masculino do animal deduzo que seja uma égua.
ele poderia ter tentado em 3D né?
joga numa SONY bravia 3d que ela simula….KKKKK
Que prático! Matar amante do cônjuge é homicídio justificável!
Será que o apresentavam como “o famoso inventor e homicida…”!?
Mas sério, a respeito da questão anunciada no título, homicídio.
Eventualmente, me deparo com essa de “homicídio justificável”, principalmente em filmes e séries de TV.
Subjetivamente, todos os homicídios tem justificativa. Não muda o fato, porém, de que ninguém tem autoridade para tirar a vida de outro. Quanto mais impactantes são as decisões, mais é esperado que pessoas capacitadas e experientes estejam envolvidas. Frente a extrema decisão de matar, haveria alguém extremamente mais evoluído para julgar com clareza? A única coisa que se compara ao valor de uma vida é outra vida. Em último caso, talvez o único homicídio justificável seja matar para não morrer, conforme a lei da natureza. Infelizmente, em leis humanas ainda o aplicam em mais casos…
Gostaria de saber pq toda invenção era gigantesca no tamanho
Quem já fez um modelo, protótipo ou maquete (tipo feira de ciências) sabe o sofrimento que é construir as partes menores e os detalhes. Pra começar, segurar os componentes com firmeza é difícil, as espessuras são pequenas e a resistência física é reduzida. A visão é prejudicada pelo tamanho e novamente pela dificuldade de um apoio firme. O manuseio é difícil, os dedos podem se tornar muito grandes e você pode estragar mais do que construir. É mais complicado cortar, furar, dobrar, moldar, pregar, encaixar, soldar, colar.
Torna-se necessário o uso de pinças e ferramentas mais modernas. A resistência física obtida no produto final também conta: um objeto frágil pode levar a perda de todo o trabalho. E para se trabalhar com materiais mais resistentes é necessário mais do que as mãos e ferramentas simples.
Assim, ao fazer coisas pequenas encontra-se mais empecilhos, mas com a evolução de tecnologia, começou a ser viável. Mas foi mesmo quando o mercado se interessou por objetos menores, portáteis e mais práticos que a indústria se motivou.
Gostei muito do invento do Zoopraxiscópio de Eadweard.
ADOREII muito , ele foi um grande inventor eu o ADORO ele é bem legal.
Eu queria ter um zacrospicópio em casa!
Isto veio antes ou depois dos desenhos feitos em sequencia nas bordas das folhas do caderno que fazem o mesmo efeito de movimento?
kkkkkkk adorei essa minha foto..
ótima postagems gente que colaborou com nossas vidas
mas que tipo de bruxaria é essa?
Não posso afirmar com certeza, mas creio que a idéia de criar imagens em movimento em folhas de cader já é baseada na invenção de Muybridge.
Gostei muito; principalmente do efeito causado na pagina inicial do google;
O melhor Doodle!!!
Então esse deve ser o seu primeiro doodle, pq dizer que este é melhor que o do pac-man. Não.
Gostei muito da historia desse cara…Pena que ele foi corno!
No trecho no qual faz referência ao experimento, houve um equívoco, pois você mencionou que as patas do cavalo saem do ar, sendo que o correto seria do chão. Dê uma corrijida lá, por favor.
“O experimento chamado ‘Sallie Gardner à Galope’ foi realizado para provar que todas as patas de um cavalo (neste caso uma égua) saem do ar..”
Muito interessante a animação , e legal saber quem foi que criou o zoopraxiscópio.. Gostei muitOoOooO..!
ADOREI A ANIMAÇÃO!
Nós encinou boas coisas que levaremos pro resto da vida
O homem sempre foi capaz de grandes criações o Zoopraxiscópio foi uma delas!!!!!!!
Bem lembrado Magdalena! Bem lembrado!!
“para provar que todas as patas de um cavalo (neste caso uma égua) saem do ar ”
Não seria para provar que todas as patas saem do chão?
Corrigido. Obrigado pelo aviso.
Agora gerou polêmica! Se ele num tem tanta certeza que era uma égua ou cavalo. Será que estas patas suspensas quando corria era mesmo um equino??
O avô do Sea BIscuit!!!
simplesmente um genio!!!