Homem cria “engarrafamento” no Google Maps com um truque muito simples

Por , em 4.02.2020

O artista Simon Weckert, radicado em Berlim, gosta de provocar o público com instalações de arte que variam de design generativo a computação, com foco no mundo digital e seus aspectos sociais.

E esse foi justamente o tema de sua última performance: Simon usou 99 smartphones de segunda mão para criar um falso engarrafamento no aplicativo do Google Maps.

Ele transportou os celulares – todos utilizando o app – em um carrinho de mão por ruas quase vazias para criar um engarrafamento virtual. O objetivo da instalação era mostrar o impacto que a tecnologia pode ter no mundo físico.

Reflexões

Em seu website, Simon explica que os mapas virtuais do Google são diferentes dos mapas analógicos clássicos, sendo que a principal dessas diferenças é sua interatividade: eles são roláveis, pesquisáveis ​​e permitem zoom.

“O Google Maps mudou fundamentalmente nossa compreensão sobre o que é um mapa, como interagimos com os mapas, suas limitações tecnológicas e como eles são esteticamente”, escreveu.

Para sua última instalação de arte, Simon queria explorar a relação entre a capacidade de habilitar as pessoas e as técnicas de supervisão, controle e regulamentação nos mapas do Google. Esses mapas funcionam como dispositivos que determinam o comportamento, opiniões e imagens? Exercem poder e controlam o conhecimento?

Para o artista, os mapas e modelos de mundo baseados em simulação do Google determinam a realidade e a percepção dos espaços físicos. Mas sua interatividade também significa que podemos influenciá-las de volta.

Que tal usar este truque da próxima vez que quiser dirigir tranquilo por uma determinada rota? Um falso engarrafamento é bem capaz de fazer outros motoristas a evitarem! [SimonWeckert]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (17 votos, média: 4,24 de 5)

Deixe seu comentário!