O que está escrito na mais antiga mensagem deixada dentro de uma garrafa

Por , em 6.03.2018

Uma família australiana encontrou a mensagem mais antiga do mundo deixada em uma garrafa, quase 132 anos depois de ter sido jogada no mar.

Especialistas confirmaram que é uma mensagem autêntica escrita por membros de um navio alemão.

A nota na garrafa, datada de 12 de junho de 1886, foi enviada ao mar a partir do navio alemão Paula, como parte de um experimento sobre rotas marítimas do Observatório Naval Alemão.

Anteriormente, o recorde mundial do Guinness para a mensagem mais antiga em uma garrafa era de 108 anos, entre ter sido lançada e encontrada.

A descoberta

Tonya e Kym Illman encontraram a garrafa enquanto caminhavam pelas dunas de areia em uma praia remota da Austrália, ao norte da ilha de Wedge, no dia 21 de janeiro.

“Tonya viu muito lixo no chão e queria ajudar recolhendo um pouco”, disse seu marido Kym à BBC.

Ela encontrou a garrafa e a deu para a namorada de seu filho, que notou o papel enrolado dentro do objeto.

“Tonya tentou desatar a corda ao redor do papel, mas era bastante frágil, então a levamos para casa e a colocamos no forno por cinco minutos para secá-la. Em seguida, nós a desenrolamos e vimos a escrita”, contou.

Havia uma mensagem redigida à mão que pedia ao leitor que descobrisse a garrafa para entrar em contato com o consulado alemão. A família também notou a data de 12 de junho de 1886 e o nome do navio, Paula.

A confirmação

No começo, a família pensou que a data tão antiga era uma farsa ou pegadinha. Mesmo assim, pesquisaram sobre a garrafa online e a levaram para especialistas no Western Australian Museum.

O Dr. Ross Anderson, curador assistente de arqueologia marítima do museu, confirmou o achado em conjunto com colegas da Alemanha e Holanda.

“Incrivelmente, uma pesquisa de arquivo na Alemanha encontrou o Jornal Meteorológico original do [navio] Paula e havia um registro de 12 de junho de 1886 feito pelo capitão sobre a garrafa à deriva que havia sido jogada ao mar. A data e as coordenadas correspondiam exatamente com a mensagem da garrafa”, explicou o Dr. Anderson à BBC.

A letra em ambos os papéis também correspondia.

Complicações

A garrafa foi lançada ao mar no sudeste do Oceano Índico, e provavelmente alcançou a costa australiana dentro de 12 meses, onde ficou enterrada sob a areia.

Milhares de garrafas foram jogadas ao mar durante os 69 anos da experiência alemã, mas até agora apenas 662 mensagens e nenhuma garrafa foram devolvidas. Antes dessa, a última nota encontrada foi na Dinamarca em 1934.

A garrafa descoberta na ilha de Wedge estava exposta, sem qualquer rolha ou outro tipo de fechamento, parcialmente preenchida com areia úmida. Como ficou “principalmente enterrada”, a nota permaneceu preservada.

De acordo com os especialistas, o furo estreito de 7 milímetros da abertura da garrafa e o vidro grosso ajudaram a amortecer e preservar o papel dos efeitos da exposição total aos elementos, proporcionando um microambiente favorável à conservação do papel a longo prazo. [BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (24 votos, média: 4,67 de 5)

Deixe seu comentário!