O MP3 acabou; veja mensagem dos desenvolvedores

Por , em 15.05.2017

O formato digital MP3 foi uma grande revolução para a música na década de 1990. A partir da compressão de áudio, o mundo do entretenimento deu um incrível salto, e o formato .mp3 tornou-se um popular meio de distribuição de canções. Agora ele está morto. Seus desenvolvedores anunciaram nesta semana que o programa de licença do formato está oficialmente terminado.

O Instituto Fraunhofer (Alemanha) tem o direito de dar certas patentes de MP3 para desenvolvedores de softwares que querem vender ou distribuir codificadores ou decodificadores para o formato. A nota divulgada pelo instituto nesta semana foi a seguinte:

“Apesar de haver codificadores mais eficientes disponíveis hoje, o mp3 ainda é muito popular entre consumidores. Porém, a maioria das mídias modernas como streaming ou TV e rádio usam codificadores ISO-MPEG como a família AAC ou, no futuro, o MPEG-H. Estes podem levar maior qualidade com taxas de bits menores que quando comparados com o mp3.”

A decisão de finalizar o MP3 é puramente simbólica, como quando as fábricas de computadores começaram a incluir CD-ROMs ao invés de drives para disquetes. O padrão atual é o ACC (Advanced Audio Coding), que foi desenvolvido em partes pelo Instituto Fraunhoufer.

A revolução trazida pelo MP3 foi a facilidade de fazer download de arquivos de áudio nos dias de internet banda larga. O iPod e iTunes foram uma nova era para a Apple e influenciaram na criação do iPhone e de todos os smartphones que foram inspirados nele.

Ao contrário do vinil ou do cassete, parece improvável que o MP3 tenha um retorno nostálgico em algumas décadas. A qualidade de áudio é ruim quando comparada com os padrões atuais e algumas pesquisas até sugerem que sua compressão reforça a percepção negativa dos instrumentos musicais. [Gizmodo]

Para homenagear o MP3, confira a música “Tom’s Diner”, de Suzanne Vega, que foi usada como base para o desenvolvimento do formato nos anos 1990.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (16 votos, média: 5,00 de 5)

3 comentários

  • Teórico Alternativo:

    Ontem mesmo comprei um parecido com esse que aparece na imagem, em nome dos velhos tempos.

  • Tibulace:

    Tenho 160 músicas, instrumentais, DURAMENTE garimpadas no Youtube e aí dizem que essa mídia é obsoleta?Q acontecerá c os vídeos do Youtube?

    • Cesar Grossmann:

      Tibulace, vamos mandar uma carta para os desenvolvedores, eles não podem decretar o fim do MP3 enquanto VOCÊ existir e usar o mesmo…

Deixe seu comentário!