Encontrado esqueleto que pode ser de Mona Lisa

Por , em 6.06.2011

Reviravolta no caso da mulher mais conhecida do mundo: arqueólogos à procura de restos mortais da moça pintada por Leonardo da Vinci acharam o que realmente pode ser o seu esqueleto.

O esqueleto foi descoberto em um convento em Florença, na Itália, onde os pesquisadores procuravam os restos mortais de Lisa Gherardini Del Giocondo, a mulher que se acredita ser a modelo da mais famosa pintura de Da Vinci. De acordo com o antropólogo da Universidade de Bolonha, Giorgio Gruppioni, um primeiro olhar sobre o crânio e a pelve dá a entender que o esqueleto pertenceu a alguém do sexo feminino.

No entanto, mais estudos são necessários para determinar se o esqueleto é, na verdade, do sexo feminino e ainda se a mulher viveu e morreu na mesma época em que Lisa Del Giocondo.

Os pesquisadores foram levados à igreja por conta de registros históricos, incluindo o certificado de morte de Lisa descoberto alguns anos atrás. Ela passou seus últimos dois anos – até sua morte em 1542 – no convento de Santa Úrsula, em Florença, após a morte de seu marido. Os documentos indicam que há uma cripta sob o chão da igreja onde Lisa Del Giocondo teria sido enterrada.

Os pesquisadores planejam continuar a escavação do esqueleto. Se os ossos efetivamente pertencerem a uma mulher do mesmo período que ela, os arqueólogos vão tentar extrair o DNA do esqueleto para compará-lo com os restos de dois dos filhos de Del Giocondo, enterrados em um cemitério separado. Eles também esperam reconstruir seu rosto para compará-lo com aquele pintado por Da Vinci.

Alguns especialistas, no entanto, são céticos quanto à validade do projeto. A antropóloga Kristina Killgrove salienta que a reconstrução facial é uma arte pouco confiável. Ela lembra que muitas tentativas de reconstrução facial já foram feitas antes, sem muito sucesso.

“Apesar do que os pesquisadores que comandaram esses processos anteriores alegam, a reconstrução de rostos há muito tempo mortos apresentam apenas uma pequena semelhança com o original, mesmo tendo sido baseados no crânio quase que completo”, observa.

Monty Dobson, arqueólogo na Universidade de Drury, Missouri, EUA, concorda que o esqueleto desenterrado “está com uma aparência bem complicada”, o que torna difícil uma reconstrução facial confiável.

Segundo Dobson, porém, não seria de todo surpreendente se o esqueleto acabasse sendo de alguém com o DNA ao menos semelhante ao de Lisa Del Giocondo uma vez que os registros históricos indicam que os pesquisadores estão escavando a própria cripta da família. Mesmo assim, é preciso ter cuidado ao fazer conexões diretas com Mona Lisa.

“Vamos supor que eles identifiquem o esqueleto e ele não seja de Mona Lisa. Ok, maravilha. O problema é se, após terem identificado a pessoa, ainda ficarem tentando fazer ligações entre esse indivíduo e a Mona Lisa”, diz. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

7 comentários

  • jose Senen de Alencar:

    Nada a ver. O esqueleto não é a Mona Lisa. O máximo que pode ser é o esqueleto que sustentava o corpo que a Mona lisa usava, mas não é ela.

  • Mario:

    tem uns grupinhos em nossa sociedade que pra encontrar descupas(como se fosse desculpas)dizem que o Leonardo da Vinci era homossexual porém o quadro mais conhecido do mundo e feito pelo Leonardo da Vinci é de uma MULHER, estou convencido que igual a mim ele gostave de MULHER.

    • CASTOR:

      isso não quer dizer nada

    • Rosana Oliveira:

      Mario, eu sou mulher. Se eu pintar uma mulher, quer dizer que sou lésbica? Não né.
      Então o que te faz pensar que só porque DaVinci pintou uma mulher isso prova a heterossexualidade dele?
      E se o cara for gay, que mal tem? Por que essa briga que que ele seja hétero? O que interessa é o talento incontestável que ele tinha.

  • renato_kami:

    acho uma besteira pesquisar isso O__o nós ja temos o quadro e a genialidade do Da vinci precisa provar quem ele representou no quadro se nem ele mesmo nunca revelou?

  • elediana:

    ganhei um livro de 60.00 reais estava vedo sobre artes e vi ele dinha um quebra cabeca iqual essa foto

  • Flor de Lis:

    Será emocionante se o esqueleto encontrado for de fato de Lisa… Pelo menos pra mim e para os amantes das obras de Da Vinci… Sou fascinada pela maneira como Lisa, a mulher da pintura, se mostra tão simples e ao mesmo tempo tão enigmática…

Deixe seu comentário!