Menina de 13 anos pode ter descoberto como gerar energia limpa com R$15
Uma menina de 13 anos pode ter descoberto como tornar energia limpa, como a energia solar e eólica, viáveis financeiramente. Maanasa Mendu, moradora de Ohio, nos EUA, ganhou o prêmio principal no Discovery Education 3M Young Scientist Challenge por seu trabalho na criação de um projeto de “folhas solares” econômicas. Além de ganhar o título de “Melhor Jovem Cientista dos EUA”, ela recebeu 25.000 dólares por sua realização.
O maior experimento de fusão nuclear do mundo poderá resultar em energia limpa e barata para todos
As folhas, projetadas para ajudar áreas em desenvolvimento que precisam de fontes de energia mais baratas, custam cerca de 5 dólares, algo próximo de R$15, para serem feitas.
Nos últimos três meses, Mendu e nove outros finalistas trabalharam em seus projetos ao lado de uma mentora fornecida pela 3M. Mendu se inspirou a criar uma maneira mais barata de produzir energia limpa após visitar a Índia, onde viu muitos povoados sem acesso à água limpa e à eletricidade. Originalmente, sua intenção era aproveitar apenas a energia eólica.
10 invenções surpreendentes feitas por adolescentes
Porém, ao longo do caminho, Mendu, com a ajuda de sua mentora da 3M, Margaux Mitera, mudou para um tipo diferente de coleta de energia. Inspirando-se em como as plantas funcionam, ela decidiu se concentrar em criar suas “folhas solares”, que aproveitam a energia vibracional.
Poderíamos abandonar combustíveis fósseis em apenas 10 anos: estudo
As “folhas” podem captar energia de precipitações, do vento e até mesmo do sol, usando uma célula solar e material piezoelétrico (a parte da folha que capta as vibrações). Estes são então transformados em energia utilizável. Agora que a competição terminou, Mendu disse que quer desenvolver o protótipo e realizar mais testes, para que um dia ela possa torná-lo disponível comercialmente. [Business Insider]